A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciclo da matéria e fluxo de energia. Eventos climáticos extremos e a Relação homem x saúde x natureza Patrícia de Lima Martins.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciclo da matéria e fluxo de energia. Eventos climáticos extremos e a Relação homem x saúde x natureza Patrícia de Lima Martins."— Transcrição da apresentação:

1 Ciclo da matéria e fluxo de energia. Eventos climáticos extremos e a Relação homem x saúde x natureza Patrícia de Lima Martins

2 1. Ecossistemas  Conjunto formado por uma comunidade biótica e fatores abióticos que interagem, originando uma troca de matéria entre as partes vivas e não vivas. Fatores Bióticos + Fatores Abióticos

3

4 2.1 Fatores Abióticos  Os fatores climáticos: a luz, a temperatura e a umidade, que caracterizam o clima de uma região.  Os fatores edáficos: composição química e a estrutura do solo

5 Baixa Umidade  A baixa umidade do ar pode trazer mais malefícios à saúde do que olhos, nariz e garganta secos.  Quando ela permanece muito abaixo do recomendado – 60% é o ideal - pode agravar problemas respiratórios e cardíacos

6  O tempo seco também dificulta a dispersão de poluentes. Desde poeira até a poluição que sai dos automóveis, passando por ácaros e fungos, ficam suspensos no ar e podem ser inalados, o que favorece problemas respiratórios e infecções.  Quem tem alergia fica bem mais exposto a esses agentes.

7 Baixa Umidade  Olhos ressecados ( conjuntivite)  nariz e garganta ressecados viram porta de entrada para vírus e bactérias  Crises alérgicas e asmáticasalérgicas  A pele ganha aspecto envelhecido.

8 Mudanças climáticas  Intensas ondas de calor  (cardiovasculares e respiratórios)  Dengue  leptospirose  Intensas ondas de frio  processos alérgicos  vasoconstrição,  elevação da pressão arterial,  resfriados

9 Mudanças climáticas  Tanto o Brasil quanto a saúde dos brasileiros não ficarão imunes às consequências das mudanças climáticas.  Estima-se que nas próximas décadas o país sofra agravos ambientais tão severos que irão afetar direta e indiretamente na forma de vida da sua população  A mudança climática afetará todos que habitam o planeta, mas a OMS assegura que os efeitos serão mais trágicos para alguns que para os outros, afirmando que "os efeitos sobre a saúde serão desproporcionadamente maiores nas populações vulneráveis", o que inclui as crianças, os idosos e aqueles que já têm a saúde comprometida.

10 Intensidade da luz

11  A exposição excessiva aos raios UVA danificam a pele, provocam o envelhecimento precoce, câncer e nos olhos pode provocar catarata.  UVB: são responsáveis por queimaduras na pele, causando vermelhidão e ardência.

12 A questão é como preparar o sistema de saúde para esses eventos?  O setor da saúde pode ter um papel central para ajudar as sociedades a se adaptar aos efeitos da mudança climática e aos riscos que esta representa para a saúde humana.  Entre outras medidas de adaptação, a OMS solicitou o fortalecimento dos sistemas de saúde pública, dos programas de resposta às emergências e da pesquisa em todo o mundo.

13 2.1 Fatores Bióticos Fatores bióticos podem ser classificados em: plantas, animais e bactérias   PRODUTORES - seres autotróficos quimiossintetizantes (bactérias) e fotossintetizantes (bactérias, algas e vegetais). Esses últimos transformam a energia solar em energia química nos alimentos produzidos.   CONSUMIDORES - organismos heterotróficos, quase sempre animais, que se alimentam de outros seres ou de partículas de matéria orgânica;   DECOMPOSITORES- as bactérias e os fungos que se alimentam dos restos alimentares dos demais seres vivos (devolver ao ambiente nutrientes minerais que existiam nesses restos alimentares e que poderão, assim, ser reutilizados pelos produtores.)

14 3. Cadeias alimentares  Nos ecossistemas, existe um fluxo de energia e de nutrientes como elos interligados de uma cadeia, uma cadeia alimentar.  Os “elos” são chamados de (níveis tróficos e incluem os produtores, os consumidores primários, secundários, terciários etc.) e os decompositores.

15

16 3.1 Problemas com as cadeias alimentares  Com a extinção de algumas espécies animais e vegetais, está ocorrendo cada vez mais problemas em cadeias alimentares e, por conseqüência, prejuízos para o ecossistema. 1. A caça predatória de animais 2. Poluição das águas, do ar 3. A contaminação de rios são os fatores que influem diretamente neste tipo de problema ambiental.

17 4. Proliferação de pragas e doenças, como resultado de desequilíbrio nas cadeias alimentares. 5. Algumas espécies, geralmente insetos, antes sem nenhuma nocividade, passam a proliferar exponencialmente com a eliminação de seus predadores, causando graves prejuízos, principalmente para agricultura.

18

19  O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante.  Nos últimos anos, a concentração de dióxido de carbono na atmosfera tem aumentado cerca de 0,4% anualmente.

20

21  O Brasil está em 6º lugar no ranking dos países que mais emitem gases de efeito estufa na atmosfera, a maior parte por conta dos desmatamentos.

22  A emissão de gases do efeito estufa na atmosfera:  Aumenta o acúmulo de poluentes no ar,  Consequentemente, aumenta casos de doenças respiratórias na população.  Problemas cardiovasculares e piorando o estado de quem tem asma e bronquite. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) mostrou que o contato com ambientes poluídos e com baixa umidade relativa do ar aumentou o risco de morte cardiorrespiratória em idosos já debilitados. pesquisa

23  O aumento nos eventos climáticos extremos, como inundações e secas, terá efeito devastador sobre a saúde, especialmente em pessoas que moram em comunidades mais sensíveis.

24 SECA

25 Diante desse cenário, estima-se o aumento de casos de:  Queda da produção agrícola  Fome  Desnutrição

26 Seca leva a falta de água e a doenças intestinais Outro grupo de doenças infecciosas que pode ser afetado pelas mudanças climáticas são as relacionadas com o saneamento básico. As ondas de calor, queimadas e secas, além de poder causar mortes precoces, devem diminuir as reservas de água potável nas regiões onde elas já eram escassas, além de prejudicar a agricultura de subsistência local, afetando a saúde da população desses lugares.

27 Inundações

28  Chuvas excessivas  Contaminações de reservatórios de água potável por esgotos  Doenças de veiculação hidríca

29 Obrigada!

30 Atividade  Diante do estudo da Disciplina Educação Ambiental nos deparamos inicialmente com as problemáticas ambientais, a influencia da poluição e dos eventos climáticos extremos no processo saúde –doença. Discorra sobre os temas abordados em sala e relacione-os com a relevância da Educação Ambiental.


Carregar ppt "Ciclo da matéria e fluxo de energia. Eventos climáticos extremos e a Relação homem x saúde x natureza Patrícia de Lima Martins."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google