A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATENDIMENTO DOMICILIAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATENDIMENTO DOMICILIAR"— Transcrição da apresentação:

1 ATENDIMENTO DOMICILIAR
RODOLFO OLIVEIRA PASCHOAL

2 ATENDIMENTO DOMICILIAR

3 ESTATUTO DO IDOSO LEI N.º 10.741, DE 1.º DE OUTUBRO DE 2003
Art. 3.º É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária.

4 V - priorização do atendimento do idoso por sua própria família, em detrimento do atendimento asilar, exceto dos que não a possuam ou careçam de condições de manutenção da própria sobrevivência;

5 EPIDEMIOLOGIA DO ENVELHECIMENTO
Transição demográfica; Transição epidemiológica;

6 ENVELHECIMENTO DOS SISTEMAS FISIOLÓGICOS
Envelhecimento dos sistemas corporais; (composição corporal, nutrição, antropometria). Metabolismo hidroeletrolítico; Imunossenescência (deterioração natural do sistema imunológico, decorrente do envelhecimento). Termorregulação; Órgãos dos sentidos( visão e audição); Sistemas corporais( endócrino, cardiovascular, respiratório,urinário e nervoso).

7 DADOS..... População acima de 60 anos, representa cerca de 11 % da população brasileira. 30-40% da demanda dos serviços de saúde; Projeção (2020), represente 15% da população brasileira, representando 70% da demanda pelos serviços de saúde. A projeção é para que o ano 2050 é que existirão mais idosos que adolescentes com menos de 15 anos.

8 OBSERVAÇÃO!!!!! SENESCÊNCIA
Senescência é o processo natural de envelhecimento ao nível celular ou conjunto de fenômenos associados a este processo. A senescência é um processo metabólico activo essencial para o envelhecimento

9 SENILIDADE Senilidade é o nome que se dá ao processo de envelhecimento de todas as pessoas que chegam a esta fase da vida. Além das condições físicas sofrerem as alterações obrigatórias do tempo, a senilidade acompanha uma desorganização mental e dificuldades em todas as partes do corpo, como sistema cardiovascular, respiratório, sistema urinário e imunológico também sofrem alterações.

10 TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA
Redução das morbi-mortalidades causadas por doenças infecto contagiosas; Aumento da morbi-mortalidade causada por doenças crônico-degenerativas. Mudança do paradigma médico de CURAR!!!! APRENDER A VIVER COM A INCAPACIDADE

11 OBSERVAÇÃO!!!!!!!!!!!! A TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA É MUITO MAIS ACELERADA QUE A TRANSIÇÃO EPIDEMIOLÓGICA!!!!!!!

12 CONCEITO Atendimento domiciliar é uma modalidade de atenção à saúde que transfere para a casa do paciente o tratamento iniciado no hospital, ou outra unidade de saúde, com a mesma qualidade e conhecimento.

13 BÁSICO---------------------------INTENSIVO

14

15 EQUIPE MULTIPROFISSIONAL.......

16 A atenção passa a ser feita por uma equipe de saúde formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais que, com o apoio da família e de cuidadores, dá continuidade ao tratamento no conforto do lar.

17 Esse tipo de terapia, que teve início no século passado nos Estados Unidos com o nome home care, ganha cada vez mais espaço no Brasil. O quadro é favorável, sobretudo, pela consolidação de empresas especializadas e pela adesão de convênios e programas públicos, que devem aumentar rapidamente a porcentagem de pacientes atendidos, hoje estimados em 50 mil em todo o país.

18 A internação domiciliar é recomendada quando o paciente atinge uma estabilidade clínica, permitindo que o tratamento continue em sua própria casa. Para isso, é preciso realizar uma avaliação médica completa e verificar as condições da família para instalar e atender o paciente de forma adequada, respeitando as condições individuais.

19 SUS NO CONTEXTO DA SAÚDE DO IDOSO


Carregar ppt "ATENDIMENTO DOMICILIAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google