A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia."— Transcrição da apresentação:

1 UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia Cartografia A palavra Cartografia foi registrada a primeira vez em 1839, em uma correspondência do Visconde de Santarém para o historiador brasileiro Francisco Adolfo Varhagem, indicando a idéia de um traçado de mapas e cartas. No XX Congresso Internacional de Geografia, organizado Associação Cartográfica Internacional (ACI) 1964 adotou-se uma das mais completas definições para Cartografia: "Conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas, baseado nos resultados de observações diretas ou de análise de documentação, com vistas a elaboração e preparação de cartas, projetos e outras formas de expressão, bem como sua utilização".

2 UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia São várias as definições para Cartografia encontradas na literatura ao longo do tempo. É interessante observar que o avanço tecnológico vem provocando constantes evoluções nos conceitos, refletindo contribuições propostas por diferentes autores. No Brasil, a literatura nesta área não é muito extensa e algumas obras são traduzidas de originais em francês e inglês. A seguir destacam-se algumas definições: Segundo BAKKER (1965), a Cartografia pode ser definida como a ciência e a arte de expressar graficamente, por meio de mapas e cartas, o conhecimento humano da superfície da Terra. É ciência porque essa expressão gráfica, para alcançar exatidão satisfatória, procura um apoio científico que se obtém pela coordenação de determinações astronômicas e matemáticas assim como topográficas e geodésicas. É arte quando se subordina às leis estéticas da simplicidade, clareza e harmonia, procurando atingir o ideal artístico.

3 UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia De acordo com a antiga definição apresentada pela Associação Cartográfica Internacional (ICA, 1973), a Cartografia seria o conjunto de estudos e operações científicas, artísticas e técnicas que, tendo por base os resultados das observações obtidas pelos métodos e processos diretos, indiretos ou subsidiários de levantamento ou exploração de documentos existentes, destinam-se à elaboração e à preparação de mapas e outras formas de expressão, assim como a sua utilização. TAYLOR ( 1991), presidente desta Associação, considera que a Cartografia é a organização, apresentação, comunicação e utilização da geo-informação nas formas gráfica, digital ou tátil. Segundo este autor, inclui todas as etapas desde a apresentação dos dados, até o uso final na criação de mapas e produtos relacionados com a informação espacial.

4 UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia OLIVEIRA (1987), por sua vez, considera que a Cartografia com a sua feição e técnicas próprias, inconfundíveis, não pode constituir uma ciência, tampouco representa uma arte, de elaboração criativa, individual, capaz de produzir diferentes emoções, conforme a sensibilidade de cada um. Para este autor, a Cartografia é um método científico que se destina a expressar fatos e fenômenos observados sobre a superfície a ser mapeada.

5 UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia Produtos Cartográficos Segundo a ABNT (1961): Carta: é a representação dos aspectos naturais e artificiais da Terra, destinada a fins práticos da atividade humana, permitindo a avaliação de distâncias, direções e a localização geográfica de pontos, áreas e detalhes; Mapa: é a representação da Terra nos seus aspectos geográficos naturais ou artificiais que se destina a fins culturais ou ilustrativos; Planta: é uma carta regular representando uma superfície de extensão suficientemente restrita para que sua curvatura possa ser desprezada e que, por isso, a escala possa ser considerada como constante.

6 UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia A seguir apresenta-se exemplos de mapa (01), carta (02) e planta (03), respectivamente: 01 02 03

7 UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia Cartografia Temática Se denomina Cartografia Temática o conjunto de atividades cartográficas que mostram as características estruturais de uma determinada distribuição geográfica, excluindo, convencionalmente, os mapas topográficos. Este tipo de cartografia utiliza a Cartografia Básica como ponto de partida. A Cartografia Temática se divide em dois grandes grupos: a.- Quantitativa que mostra distribuições numéricas de uma característica, e b.- Qualitativa que mostra as classes e as que se pode decompor de uma característica. O Mapa Base é utilizado como fonte para compilação de detalhes o como suporte para outros mapas chamados de Mapas Derivados. Um Mapa Derivado sempre se obtém a partir de outro de maior escala.

8 UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia Ao lado, temos um exemplo de Mapa Quantitativo, que especifica O número de habitantes das Províncias da Espanha. A seguir, temos um exemplo de Mapa Qualitativo, que mostra os partidos mais votados nas Províncias da Espanha.

9 UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia Jacques Bertin Doutor em Geografia e Cartografia pela Universidade de Sorbonne. Foi criador e diretor do Laboratório de Cartografia e do Laboratório de Gráfico do EPHE (Ecole Pratique des Hautes Etudes). Bertin é uma referência em Cartografia Temática e Semiologia Gráfica.

10 UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia Seu livro “Semiologia Gráfica” editado em 1967 é uma grande obra, baseada em sua experiência como cartógrafo e geógrafo, que representa a primeira e mais extensa vontade de qualificar e quantificar a representação das feições físicas do terreno, sendo o que hoje chamamos de Visualização de Informação, considerando a fundamentação teórica. Jaques Bertin tem uma larga trajetória dedicada ao estudo de gráficos, a essência da Semiologia Gráfica, contribui com um estudo de técnicas gráficas diferentes (forma, orientação, cor, textura, volume, tamanho) para encontrar e sinalizar a variação quantitativa, freqüentemente do espaço geográfico do excesso ou tempo de excesso. Há também a análises e classificações gráficas de tabelas dos dados.


Carregar ppt "UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina GeoLab – Laboratório de Geoprocessamento GeoCart - Laboratório de Aerofotogeografia e CartografiaCartografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google