A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

3. À igreja, com carinho 17 DE OUTUBRO DE 2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "3. À igreja, com carinho 17 DE OUTUBRO DE 2015"— Transcrição da apresentação:

1 3. À igreja, com carinho 17 DE OUTUBRO DE 2015
O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. (Ap 1:11)

2 OBJETIVO 3. À igreja, com carinho
Estudar as cartas de Jesus às sete igrejas da Ásia, presentes no Apocalipse, mostrando como ele se apresenta, seus elogios e suas repreensões e as implicações desse conteúdo para a igreja de hoje.

3 3. À igreja, com carinho TEXTO BÁSICO
O que vês escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia. (Ap 1:11)

4 3. À igreja, com carinho INTRODUÇÃO
O Cristo glorificado mandou uma carta endereçada aos líderes dessas congregações. Cada carta é extremamente instrutiva para as igrejas de hoje. Os elogios e as repreensões dão um norte interessante para as igrejas de todas as épocas, pois mostram o que Jesus espera de seu povo. Estudar o conteúdo das cartas é a proposta desta lição.

5 O TEXTO BÍBLICO EXPLICADO
3. À igreja, com carinho O TEXTO BÍBLICO EXPLICADO O Cristo glorificado enviou mensagens às sete igrejas da Ásia. Cada carta é autenticada pelo Espírito, aquele que fala às igrejas (Ap 2:7,11,17,29, 3:6,13,22). Elas não representam sete eras da igreja cristã: trata-se de sete igrejas reais e históricas, que enfrentavam os problemas mencionados. E por que só elas receberam cartas, se havia mais igrejas naquela região, também dignas de elogios e/ ou censuras? As sete igrejas, “conquanto comunidades históricas, representam a totalidade das igrejas em todos os tempos” Os recados para elas são recados para todas as igrejas. São recados para as nossas igrejas! 1. Cristo e as igrejas 2. Elogios às igrejas 3. Repreensões às igrejas

6 O TEXTO BÍBLICO DEBATIDO
3. À igreja, com carinho O TEXTO BÍBLICO DEBATIDO 01. Leia Ap 1:11, 20, 2:1 e responda: O que representam as sete igrejas? Por que só sete delas receberam cartas, sendo que, na Ásia, havia outras igrejas? Quem eram os anjos das igrejas? 02. Como Cristo se apresentou às sete igrejas da Ásia? Leia Ap 2:1,8,12,17, 3:1,7,14, e o item 1 para a resposta. 03. Qual o significado da expressão “conheço as tuas obras”, presente em Ap 2:2, 19, 3:1? Utilizando o item 2, fale sobre os elogios de Cristo às igrejas. 04. Com base em Ap 2:4-5, 14-15, 20; 3:1, 15-16, comente as repreensões do Senhor às igrejas da Ásia. Baseie-se, também, no item 3.

7 O TEXTO BÍBLICO APLICADO
3. À igreja, com carinho O TEXTO BÍBLICO APLICADO 1. Levemos a sério as advertências de Jesus a sua igreja. Com a identificação do problema, sempre vem a advertência de Jesus. Ainda hoje, as advertências permanecem: Voltem ao seu precioso primeiro amor; mudem a sua mente e as suas atitudes; apeguem-se a verdade que vocês conhecem, até que eu venha; pensem na mensagem que vocês ouviram e apeguem-se outra vez a ela; levantem-se, então! Façam meia volta! Busquem a Deus! Olhem para mim! Estou batendo à porta. Levemos a sério essas advertências! Elas mostram que Jesus se preocupa com as igrejas e quer o seu bem. 05. Se uma igreja local, seja ela qual for, entende que caminha nos mesmos erros das igrejas do Apocalipse, qual deve ser sua postura? Que advertências de Jesus permanecem para nós?

8 O TEXTO BÍBLICO APLICADO
3. À igreja, com carinho O TEXTO BÍBLICO APLICADO 2. Levemos a sério as promessas de Jesus a sua igreja. Anote aí estas sete promessas a todos que permanecem fiéis a Deus: 1) comerão da árvore da vida (Ap 2:7), isto é, terão a vida eterna; 2) não sofrerão o dano da segunda morte (Ap 2:11), isto é, não serão aniquilados; 3) receberão o maná escondido e uma pedrinha branca (Ap 3:17), isto é, serão sustentados por Deus e estarão nas bodas do Cordeiro – usavam-se pedras brancas como bilhete de entrada em festivais públicos –; 4) reinarão com Cristo e terão a presença dele (Ap 2:26-28); 5) podem ter a certeza de sua salvação (Ap 3:5); 6) podem ter certeza da admissão e da permanência no reino futuro do Senhor (Ap 3:12); 7) participarão da glória do reino de Deus (Ap 3:21). Levemos a sério essas promessas! 06. Comente com a classe, sobre as promessas de Jesus apresentadas às sete igrejas da Ásia e a importância de a igreja de hoje conhecê-las.

9 3. À igreja, com carinho DESAFIO DA SEMANA Para esta semana, sugerimos que haja uma reflexão sobre como temos andado diante do Senhor. À liderança da igreja, sugerimos que, se for possível, nesta semana, se reúna para ler as setes cartas estudadas nesta lição e meditar sobre a vontade de Jesus para a sua comunidade local. A todos, líderes e membros, cabe a reflexão sobre como têm cooperado para o bem ou mal de sua comunidade, se estão caminhando em alguma das estradas proibidas nas cartas de Jesus à sua igreja. Oremos a Deus, apresentando cada ponto dessas reflexões e tomando atitudes que mostrem arrependimento.

10 Lição 4: Acima de todo poder
PRÓXIMA LIÇÃO Lição 4: Acima de todo poder


Carregar ppt "3. À igreja, com carinho 17 DE OUTUBRO DE 2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google