A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RÁDIO COMUNITÁRIA O QUE É? Daniel Pereira dos Santos Historiador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RÁDIO COMUNITÁRIA O QUE É? Daniel Pereira dos Santos Historiador."— Transcrição da apresentação:

1 RÁDIO COMUNITÁRIA O QUE É? Daniel Pereira dos Santos Historiador

2 RADCOM O QUE É? Quais são as DATAS IMPORTANTES do rádio?

3 Formação em Rádios Comunitárias
1667 – Neste ano o físico inglês Robert Hooke, realiza a primeira transmissão de som através de fio da história, ele demonstrou sua experiência através de um fio esticado entre dois diafragmas, onde as ondas sonoras passavam de um lado a outro. Esta experiência é a brincadeira do telefone de latas que as crianças brincam hoje em dia e que dá origem ao telefone que mais tarde seria de fato e de direito desenvolvido por Graham Bell.

4 Formação em Rádios Comunitárias
1800 – Alessandro Volta, físico italiano, inventa a pilha elétrica. Ele empilhou discos alternados de zinco e cobre, separando-os por pedaços de tecidos embebidos em solução de ácido sulfúrico. O aparelho produzia corrente elétrica, sempre que um fio condutor era ligado aos discos de zinco e de cobre das extremidades. A partir daí, todos os aparelhos que produziam eletricidade por meio de processos químicos passaram a ser chamados de: celas voltaicas por conta de Vollta, pilhas galvânicas por conta de Luigi Galvani.

5 Formação em Rádios Comunitárias
1840 – Samuel Morse registra a patente do telégrafo elétrico. Baseado em um código binário de pontos e traços (o chamado Código Morse), mensagens eram enviadas rapidamente a grandes distâncias. A repercussão foi imediata, em pouco tempo o mundo todo estava utilizando o telégrafo. 1850 – Foi construído um cabo submarino sob o canal da mancha ligando França e Inglaterra para suas transmissões telegráficas. 1858 – Neste ano foram ligados dos cabos submarinos transatlânticos que realizaram a primeira transmissão telegráfica que ligou Europa à América, mas o cabo não funcionava adequadamente.

6 Formação em Rádios Comunitárias
1865 – Em 05 de maio nasce Cândido Mariano da Silva Rondon. Este dia foi escolhido para celebrar o “Dia Nacional das Comunicações” no Brasil, em homenagem Marechal Rondon, pelo seu papel importante na difusão dos sistemas de comunicação no Brasil.

7 Formação em Rádios Comunitárias
1865 – Em 17 de maio, representantes de 20 países europeus se encontraram para fundar em Paris a União Telegráfica Internacional. Durante o encontro eles assinaram a Primeira Convenção Internacional do Telégrafo para controlar a aquela que se tornaria a primeira rede internacional de telégrafos. Por este motivo a data deu origem ao dia “Internacional da Comunicação e das Telecomunicações”. Reunião UTI em Paris 1866 – Neste ano foi construído o cabo submarino transatlântico que resolveu os problemas de transmissões telegráficas e ligou definitivamente Europa à América.

8 Formação em Rádios Comunitárias
1876 – Alexander Graham Bell, nascido na Escócia, patenteia e utiliza, seu invento para transmitir uma mensagem durante à Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos, na Filadélfia. Na ocasião o teste foi realizado com o Imperador do Brasil D. Pedro II, que ficou espantado, quando ouviu nitidamente pelo aparelho a voz de Graham Bell e falou a celebre frase "Meu Deus, isso fala!”. Essa foi a primeira apresentação oficial do Telefone.

9 Formação em Rádios Comunitárias
1879 - D. Pedro II autoriza o funcionamento da primeira Empresa de Telefonia no Brasil. Os primeiros telefones começam a funcionar na cidade do Rio de Janeiro, ligando a residência Imperial que está situado no Palácio da Quinta da Boa Vista com as então residências dos ministros de Estado. Foi a empresa Western and Brazilian Telegraph Company, que ficou encarregada de realizar as instalações e os planos técnicos iniciais.

10 Formação em Rádios Comunitárias
1879 – Thomas Edison patenteia a primeira lâmpada elétrica incandescente de pequeno porte e a fez funcionar 48 horas seguidas para provar sua invenção. Isso sua influência no desenvolvimento da eletricidade é muito importante, para o desenvolvimento do rádio.

11 Formação em Rádios Comunitárias
1883 – Henrich Rudolf Hertz descobre as ondas de rádio, o rumo da comunicação na humanidade começaria a mudar.

12 Formação em Rádios Comunitárias
1887 – Nikolas Tesla, desenvolve a corrente alternada, que é comprada e patenteada por George Westinghouse, está descoberta iria criar o que ficou conhecido como “Guerra das Correntes”, uma alusão a briga que houve com Edson e a corrente continua.

13 Formação em Rádios Comunitárias
1893 – Padre Roberto Landell de Moura faz a primeira transmissão de palavra falada sem fios, através de ondas eletromagnéticas, este fato aconteceu no Brasil, fato que vários brasileiros e mesmo pessoas de outros países desconhecem.

14 Formação em Rádios Comunitárias
1896 – Gluglielmo Marconi realiza as primeiras transmissões sem fios e patenteia o transmissor sem fio. 1919 – Primeira transmissão radiofônica oficial brasileira foi na cidade de Recife. 1920 – A primeira emissora de rádio a operar com licença comercial foi a KDKA, nos Estados Unidos, na cidade de Pittsburgh, em 1920.

15 Formação em Rádios Comunitárias
1922 – A primeira emissora foi instalada no Rio de Janeiro, em sete de Setembro de Com um transmissor de 500 watts, da Westinghouse, no alto do Corcovado. O primeiro programa foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa acompanhado dos Reis da Bélgica, Alberto I e Isabel, que abriu a Exposição do Centenário da Independência no Rio de Janeiro. O discurso de abertura foi transmitido para 80 receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo. Durante a noite, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição isso foi assombroso para a população ali presente.

16 Formação em Rádios Comunitárias
1923 – Roquette-Pinto e Enrique Morize fundam a primeira emissora brasileira Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. É feita a primeira transmissão de rádio em cadeia no mundo, envolvendo a WEAF e a WNAC, de Boston. No dia 30 de novembro é criada a Sociedade Rádio Educadora Paulista - PRA-E.

17 Formação em Rádios Comunitárias
1926 – John Logie Baird demonstra o primeiro sistema de televisão do mundo aos 40 membros do Royal Institution, em Londres, Inglaterra. 1927 – Philo Taylor Farnsworth, inventor estadunidense, tornou-se a primeira pessoa a transmitir um sinal da televisão com sucesso no mundo. 1928 – John Logie Baird, demonstra um sistema de televisão em cores ao mundo.

18 Formação em Rádios Comunitárias
1930 – Fundada a primeira estação a retransmissora de rádio na Paraíba, a Rádio Clube – PRA8. Futura PRI-4. Ela começa a fazer suas transmissões através de alto falantes estalados nos postes do centro histórico de João Pessoa, no início eram feitos os pronunciamentos políticos e ela foi pioneira na transmissão das aulas em inglês. No futuro se tornaria a Rádio Tabajara.

19 Formação em Rádios Comunitárias

20 Formação em Rádios Comunitárias
1931 – É fundada a PRB 9 - Rádio Record de São Paulo. No início dos anos 30 o Brasil já tinha 29 emissoras de rádio, transmitindo óperas, músicas e textos instrutivos. 1932 – O Governo de Getúlio Vargas autoriza a publicidade em rádio através do decreto nº , de 1º de março de 1932, que correspondia a 10% da programação veiculada. Ademar Casé estreia seu programa na Rádio Philips. Casé (avô da atriz Regina Casé) criou o 1º jingle do rádio brasileiro: "Oh! Padeiro desta rua/Tenha sempre na lembrança/Não me traga outro pão/Que não seja o pão Bragança...”.

21 Formação em Rádios Comunitárias
1933 – O americano Edwing Armstrong demonstra o sistema FM para os executivos da RCA.

22 Formação em Rádios Comunitárias
1934 – Criada a Rádio Difusora, apelidada de "Som de Cristal", onde surge o termo "radialista", inventado por Nicolau Tuma. 1935 – Acontece na Alemanha, a primeira emissão oficial de TV. Já no Brasil, Assis Chateaubriand inaugura em 25 de setembro a PRG-3, Rádio Tupi do RJ.

23 Formação em Rádios Comunitárias
1936 – Roquete-Pinto doa a sua rádio para o Estado, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro torna-se Rádio MEC. 1939 – O americano Edwin Armstrong inicia operação da primeira FM em Alpine, New Jersey. No Brasil Almirante ("a maior patente do rádio!") chamava-se Henrique Foréis Domingues, ele fez sucesso nas décadas de 30 e 40 e criou o primeiro programa de auditório do rádio brasileiro, chamado "Caixa de Perguntas“, na então Rádio Nacional.

24 Formação em Rádios Comunitárias
1941 – Em 12 de julho começa a transmissão da primeira rádio novela do País, que foi apresentada durante cerca de três anos, pela PRE-8, Rádio Nacional do RJ. Era a novela "Em Busca da Felicidade". A seguir foi a vez de "O Direito de Nascer". Na década de 40 entra no ar o primeiro jornal falado do rádio brasileiro: o "Grande Jornal Falado Tupi", de São Paulo. Surge o noticiário mais importante do rádio brasileiro: o "Repórter Esso". A primeira transmissão do Repórter Esso, aconteceu às 12h45min do dia 28 de agosto de 1941, quando a voz de Romeu Fernandez anunciou o ataque de aviões da Alemanha à Normandia, durante a 2ª Guerra Mundial.

25 Formação em Rádios Comunitárias
1942 – Abelardo Barbosa (Chacrinha) surgiu no final dos anos 30, na PRA-8 Rádio Clube de Pernambuco. No mesmo ano ele foi para a Rádio Difusora Fluminense. A partir de então ficou conhecido como Chacrinha, pois a emissora ficava numa chácara em Niterói. É criado o "Cassino do Chacrinha". 1946 – Surgem os gravadores de fita magnética, dando maior agilidade ao rádio.

26 Formação em Rádios Comunitárias
1950 – A TV Tupi é inaugurada em 18 de setembro de 1950 em São Paulo, trazida por Assis Chateaubriand. A TV Tupi é o primeiro canal de Televisão da América Latina. 1958 - Com o objetivo de impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico e militar nasceu a Advanced Research Projects Agency (ARPA) precursora da Internet.

27 Formação em Rádios Comunitárias
1959 - O Velho Guerreiro “Chacrinha” estreia na Televisão. No mesmo ano surge o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE). 1962 – Primeira transmissão via satélite é realizada.

28 Formação em Rádios Comunitárias
1962 – Em 27 de novembro, é criada a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (ABERT), entidade de classe que responde pelas ações dos meios de comunicação comercial, mais a frente se tornaria uma das mais importantes e influentes entidades do país. 1965 – O Brasil é integrado no Sistema Intelsat, a comunicação no nosso país começa a ficar mais fácil e rápida.

29 Formação em Rádios Comunitárias
1965 – É criado através das ações do Conselho Nacional de Telecomunicações (CONTEL), a Empresa Brasileira de Telecomunicações (EMBRATEL), responsável pelas telecomunicações interestaduais e internacionais. 1965 – É inaugurado o Museu da Imagem e do Som (MIS) do Rio de Janeiro.

30 Formação em Rádios Comunitárias
1967 – Criado no dia 25 de fevereiro o Ministério das Comunicações, órgão responsável por todas as ações de comunicação do país. Desde sua criação é um dos ministérios mais disputados pelos partidos. 1968 – É inaugurada a primeira emissora educativa do país em Recife Pernambuco, entra no ar a TV Universitária da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

31 Formação em Rádios Comunitárias
1968 – É instituído pelo presidente Artur da Costa e Silva após uma reunião com seus generais e ministros o Ato Institucional nº 5, no dia 13 de dezembro, este que é considerado o pior de todos os atos institucionais, pois, foi o que implementou a censura de fato e de direito no Brasil.

32 Formação em Rádios Comunitárias
1976 – Devido à expansão e ao conteúdo da radiodifusão sonora, o Governo mostra sua preocupação criando, a Empresa Brasileira de Radiodifusão (RADIOBRÁS), para “organizar emissoras, operá-las e explorar os serviços de radiodifusão do Governo Federal”. 1978 - É realizada a ativação da telefonia móvel celular no Japão. As estações de telefone móvel são interligadas entre si, através dos cabos de fibra ótica ou por ondas de rádio terrestres e o sinal recebido pelo telefone móvel vem destas estações montadas pelo país.

33 Formação em Rádios Comunitárias
1982 – A Rádio Jornal do Brasil é a pioneira na utilização de discos laser no Brasil. 1982 – É apresentado nos EUA o primeiro computador portátil do mundo, o Macintosh, produzido pelo gênio da informática e dono da APLE Steve Jobs.

34 Formação em Rádios Comunitárias
1997 – Sancionada a Lei Geral das Telecomunicação (LGT) 9472/1997.

35 Formação em Rádios Comunitárias
1998 – Sancionada a Lei 9612/98 que passa a regulamentar o serviço de radiodifusão comunitária no Brasil. A lei teve a autoria do Deputado Fernando Ferro do PT de Pernambuco.

36 Formação em Rádios Comunitárias
1999 – Início das ações de rádio pela AMAZONA (Associação de Prevenção a AIDS), que daria origem a mais de meia dúzia de rádios na região metropolitana de João Pessoa entre elas: a rádio Fala Garotada, Independente, Casa Branca, Sintonia e Alta Estação.

37 Formação em Rádios Comunitárias
2000 – A Rádio Favela em Belo Horizonte recebe a permissão para funcionar após 20 anos de luta contra a repressão do Ministério das telecomunicações e da Anatel.

38 Formação em Rádios Comunitárias
2000 – A Entidade Beneficente Evangélica (EBE) junto com a AMAZONA começa a instalar a Rádio Difusora Fala Garotada com 20 caixas na Comunidade São Rafael. 2002 – Fechada a primeira rádio comunitária do Brasil no governo Lula, por coincidência a emissora esta localizada na cidade de Itabaiana no Estado da Paraíba a Rádio Comunitária Vale do Paraíba FM. O fechamento repercutiu em nível internacional.

39 Formação em Rádios Comunitárias
2005 – É fundado o Centro Popular de Cultura e Comunicação (CPCC) na Comunidade São Rafael, no bairro do Castelo Branco III, em João Pessoa na Paraíba, a partir daí a Rádio Fala Garotada, passa a se chamar: Rádio Comunitária Voz Popular, com o jargão “Onde você faz a diferença”.

40 Formação em Rádios Comunitárias
2006 – Sancionada a Lei 7.928/06 que passa a regulamentar o serviço de Rádio Alternativa a Cabo no estado da Paraíba, Decreto do então Governador da Paraíba Cássio da Cunha Lima do PSDB.

41 Formação em Rádios Comunitárias
2007 – Neste ano o Brasil começa a implantar o sinal da TV Digital. A primeira cidade a ser coberta e testar o novo sistema foi à capital do estado de São Paulo. A Policia Federal e a ANATEL fecham as Rádios Comunitárias Independente do Timbó e Diversidade do Jardim Veneza na cidade de João Pessoa. 2009 – É utilizado pela 1ª vez no Estado da Paraíba o sinal da TV digital, os testes são feitos pelo Sistema Correio de Comunicação e pela Rede Paraíba de Comunicação.

42 Formação em Rádios Comunitárias
2009 – São realizadas as duas Primeiras Conferências Municipais de comunicação da Cidade de João Pessoa e Campina Grande, além da 1ª Conferência Estadual da Paraíba.

43 Formação em Rádios Comunitárias
2009 – É Realizada 1ª Conferência Nacional de Comunicação (CONFECOM) no Brasil, a conferência contou com a participação de varias entidades da área de comunicação mais a Rede Globo de Televisão se retirou da conferência juntamente com a ABERT.

44 Formação em Rádios Comunitárias
2011 – Realizado o Sétimo Congresso Nacional da ABRAÇO no Museu Nacional em Brasília-DF. Pela Primeira vez a entidade consegue reunir radialistas comunitários de todos os lugares do Brasil, foram mais de 500 emissoras reunidas em dois dias de debates sobre como o movimento deveria caminhar dali em diante em nosso país.

45 Formação em Rádios Comunitárias
2011 – A Radcom Voz Popular, sai do ar nas caixinhas, após, todos os equipamentos do estúdio queimarem. No mesmo ano entra no ar o site do CPCC, para manter a divulgação e produção de conteúdos da rádio comunitária, desta vez, através da internet.

46 Ministro do MINICOM em visita a CCR FM Nova Dutra em 2015
Formação em Rádios Comunitárias 2013 – A CCR FM Nova Dutra é o primeiro serviço de FM sincronizado via satélite dedicado a uma única rodovia. A emissora começou a operar em julho de 2013, depois de obter aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para atuar em caráter experimental e científico. O estúdio da emissora foi instalado em Santa Isabel (SP), de onde irradia seu sinal as 40 antenas de transmissão, espalhadas ao longo da Via Dutra. Ministro do MINICOM em visita a CCR FM Nova Dutra em 2015

47 Formação em Rádios Comunitárias
2014 – O CPCC, se torna Ponto de Cultura e com os recursos vindos do Ministério da Cultura e da FUNJOPE, reestrutura a Rádio Comunitária Voz Popular e volta ao ar nas caixinhas e na web.

48 Formação em Rádios Comunitárias
2014 – A ABRAÇO-PB e INCUBES-UFPB, promovem Seminário de Comunicação Comunitária na Paraíba, que mostra resultados obtidos com Projeto PROEXT RÁDIO desenvolvido nas Radcom Voz Popular, Voz do Povo, Boa Vista e Independente. A partir deste projeto cada emissora passa a ter, seu site e suas webradio e webtv.

49 Formação em Rádios Comunitárias
2015 – Realizado o Oitavo Congresso Nacional da ABRAÇO no Hotel Nacional em Brasília-DF. A entidade discute o modelo de comunicação atual do país e como as rádios comunitárias atuarão com a nova direção nacional da ABRAÇO. A Paraíba continua fazendo parte da coordenação executiva nacional.

50 Quais são os TIPOS de rádio?
Formação em Rádios Comunitárias Quais são os TIPOS de rádio?

51 Formação em Rádios Comunitárias Rádios Estatais Rádios AM
Rádios Educativas Rádios FM Rádios Comunitárias Rádios Comercias Rádios Alternativas a Cabo Rádios Piratas Rádios Web

52 Formação em Rádios Comunitárias O que é uma RÁDIO AM no Brasil?

53 Formação em Rádios Comunitárias Rádios AM
A Transmissão AM é o processo de transmissão através do rádio usando Modulação em Amplitude, ou seja, (Amplitude Modular). É transmitido em várias bandas de frequência. Foi por oitenta anos o principal método de transmissão via rádio, ele é caracterizado pelo longo alcance dos sinais, a frequência AM está sujeita a interferências de outras fontes eletromagnéticas as primeiras transmissões utilizando a frequência iniciaram-se em 1906 por Reginald Fessenden. A situação modificou-se com o surgimento das rádios comerciais, que deram início a era de ouro do rádio, que foi da década de 20 até os anos 50. Hoje serão extintas pelo Governo Federal.

54 Esquema de uma Rádio AM TRANSMISSOR DE AM Cabo Coaxial 30m Antena
CD Player, Mp3, Computador, Rádio ou outros equipamentos TRANSMISSOR DE AM Antena da AM Cobre para dissipar o calor da transmissão Mesa de Som/ Misturador/Mixer DANIEL PEREIRA DOS SANTOS

55 Formação em Rádios Comunitárias O que é uma RÁDIO FM no Brasil?

56 Formação em Rádios Comunitárias Rádios FM
FM é a abreviatura para modulação em frequência ou frequência modulada, (frequency modulation, em inglês). Iniciada nos Estados Unidos no início Século XX, FM é uma modalidade de radiodifusão que usa a faixa 87,5 MHz a 108 MHz com modulação em frequência. Uma rádio em FM apresenta uma ótima qualidade sonora, mas, com limitado alcance, chegando à média de 100 quilômetros de raio de alcance. Em condições esporádicas de propagação, é possível sintonizar emissores a centenas de quilômetros. A potência dos sistemas de emissão pode variar entre poucos watts (rádios locais) até centenas de quilowatts, no caso de retransmissores de grande cobertura.

57 Esquema de uma Rádio FM Cabo Coaxial 30m Torre com Antena 30m
CD Player, Mp3, Computador, Rádio ou outros equipamentos Transmissor de FM Comunitária 25 Watts Torre com Antena 30m Gerador de Estéreo/ Processador de Áudio Mesa de Som/ Misturador/Mixer DANIEL PEREIRA DOS SANTOS

58 O que é uma RÁDIO COMERCIAL
Formação em Rádios Comunitárias O que é uma RÁDIO COMERCIAL no Brasil?

59 Formação em Rádios Comunitárias Rádios Comerciais
É o serviço de radiodifusão sonora em frequência modulada (FM), Amplitude Modular (AM), Webradio ou outro meio, direcionado a empresários de pequeno, médio e grande porte da área de comunicação. Nele as concessionárias e permissionárias possuem total liberdade para a exploração comercial, não esquecendo é claro, os limites da lei.

60 Formação em Rádios Comunitárias Rádios Comerciais
Implantado no Brasil no início dos anos 80 o rádio FM, devido a sua qualidade de áudio estéreo e fácil operacionalidade, rapidamente difundiu-se superando o então tradicional rádio AM (amplitude modulada). Através do FM, anunciantes, ouvintes e concessionários, passaram a viver uma nova era em radiodifusão no Brasil.

61 Formação em Rádios Comunitárias O que é uma RÁDIO PIRATA no Brasil?

62 Formação em Rádios Comunitárias Rádios Piratas
É necessário saber que bem antes das rádios livres, na própria Europa já existiam as rádios consideradas “PIRATAS” que eram emissoras montadas em barcos, que ficavam nas costas dos países europeus, inicialmente na costa inglesa transmitindo seu conteúdo livremente sem nenhuma interferência do governo. Este termo também esta atrelado ao fato das emissoras erguerem sobre seus mastros bandeiras negras, símbolo dos corsários.

63 Formação em Rádios Comunitárias Rádios Piratas
Este tipo de emissora foi tão importante para democratização da comunicação que gerou um filme chamado: “Piratas do Rock”, que conta a história de uma destas rádios. Esta expressão tem força até hoje e muitos ainda criminalizam as emissoras comunitárias com tal termo.

64 Formação em Rádios Comunitárias Rádios Piratas

65 O que é uma RÁDIO ESTATAL
Formação em Rádios Comunitárias O que é uma RÁDIO ESTATAL no Brasil?

66 Formação em Rádios Comunitárias Rádios Estatais
São as emissoras pertencentes ao Poder Público (Municipal, Estadual e Federal). Boa parte destas emissoras estatais passou a pertencer ao Estado no período da Ditadura Militar, quando foram tomadas de seus donos e incorporadas ao Governo. Existem várias emissoras estatais no país, exemplo deste tipo de emissora é a Rádio Tabajara no Estado da Paraíba, que é o veiculo oficial de comunicação do Estado.

67 O que é uma RÁDIO EDUCATIVA
Formação em Rádios Comunitárias O que é uma RÁDIO EDUCATIVA no Brasil?

68 Formação em Rádios Comunitárias Rádios Educativas
Radiodifusão Educativa – Os canais previstos no PBFME (Plano Básico de Frequência Modulada Educativa) destinam-se exclusivamente para atender os interesses de entidades dos setores da educação e cultura. Suas principais características apontam para a divulgação e promoção de atividades tais como: festas culturais, eventos esportivos, peças teatrais, produções cinematográficas, coberturas jornalísticas, auxílio a população em geral, divulgação de notícias de interesse da população em geral, entre outras de cunho educacional e cultural.

69 Lei 9.612/98 O que é a das rádios comunitárias? Formação em

70 Formação em Rádios Comunitárias Lei 9.612/98
Art. 1º Denomina-se Serviço de Radiodifusão Comunitária a radiodifusão sonora, em frequência modulada, operada em baixa potência e cobertura restrita, outorgada a fundações e associações comunitárias, sem fins lucrativos, com sede na localidade de prestação do serviço. § 1º Entende-se por baixa potência o serviço de radiodifusão prestado a comunidade, com potência limitada a um máximo de 25 watts ERP e altura do sistema irradiante não superior a trinta metros. § 2º Entende-se por cobertura restrita aquela destinada ao atendimento de determinada comunidade de um bairro e/ou vila

71 Formação em Rádios Comunitárias

72 Formação em Rádios Comunitárias Lei 9.612/98
Art. 3º O Serviço de Radiodifusão Comunitária tem por finalidade o atendimento à comunidade beneficiada, com vistas a: I - dar oportunidade à difusão de ideias, elementos de cultura, tradições e hábitos sociais da comunidade; II - oferecer mecanismos à formação e integração da comunidade, estimulando o lazer, a cultura e o convívio social; III - prestar serviços de utilidade pública, integrando-se aos serviços de defesa civil, sempre que necessário; IV - contribuir para o aperfeiçoamento profissional nas áreas de atuação dos jornalistas e radialistas, de conformidade com a legislação profissional vigente; V - permitir a capacitação dos cidadãos no exercício do direito de expressão da forma mais acessível possível.

73 Formação em Rádios Comunitárias Lei 9.612/98
Art. 4º As emissoras do Serviço de Radiodifusão Comunitária atenderão, em sua programação, aos seguintes princípios: I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas em benefício do desenvolvimento geral da comunidade; II - promoção das atividades artísticas e jornalísticas na comunidade e da integração dos membros da comunidade atendida; III - respeito aos valores éticos e sociais da pessoa e da família, favorecendo a integração dos membros da comunidade atendida; IV - não discriminação de raça, religião, sexo, preferências sexuais, convicções político-ideológico-partidárias e condição social nas relações comunitárias.

74 Formação em Rádios Comunitárias Lei 9.612/98 Artigo 4º
§ 3º Qualquer cidadão da comunidade beneficiada terá direito a emitir opiniões sobre quaisquer assuntos abordados na programação da emissora, bem como manifestar ideias, propostas, sugestões, reclamações ou reivindicações, devendo observar apenas o momento adequado da programação para fazê-lo, mediante pedido encaminhado à Direção responsável pela Rádio Comunitária.

75 O que é a RÁDIO ALTERNATIVA A CABO
Formação em Rádios Comunitárias O que é a RÁDIO ALTERNATIVA A CABO na Paraíba?

76 Sistema de Som Ambiente (Radiodifusão Alternativa a Cabo)
Formação em Rádios Comunitárias Sistema de Som Ambiente (Radiodifusão Alternativa a Cabo) O Sistema de Radiodifusão Alternativa a Cabo, também conhecida como Rádio Difusora, de Caixinhas ou de Poste é o serviço de transmissão de áudio via cabo, geralmente utilizada em comunidades pequenas ou por empresários do meio de comunicação em locais de comércio. Basicamente este sistema é constituído de uma Mesa de Som que joga o som para um Amplificador, que dependendo da distância da rede de caixas, precisará ou não ter um Transformador Tronco na sua saída, e o mesmo vai repassar para os Cabos que podem ser fios bicolor ou rígido de telefone, até as Caixas que também podem ou não ter transformadores de linha dentro delas. Deve-se sempre tomar cuidado para que as numerações dos postes não fiquem obstruídas, pois, poderá atrapalhar o trabalho da concessionária que fornece energia elétrica em sua região, sem contar com uma possível advertência judicial.

77 Sistema de Som Ambiente (Radiodifusão Alternativa a Cabo)
Formação em Rádios Comunitárias Sistema de Som Ambiente (Radiodifusão Alternativa a Cabo)

78 Sistema de Som Ambiente (Radiodifusão Alternativa a Cabo)
Formação em Rádios Comunitárias Sistema de Som Ambiente (Radiodifusão Alternativa a Cabo) Este tipo de emissora tem um baixo custo e é de fácil manutenção, mas isso não quer dizer que qualquer um deva fazê-lo, pois, isso o trabalho de manutenção cabe a um eletricista, pois, é este profissional é formado e capacitado para tal Muitos acidentes acontecem, pois, pessoas sem conhecimento tentam fazer os reparos, alguns são simples, mas outros requerem alguma experiência, então não se arrisque, peça ajuda antes de fazer algo que não sabe. O Estado da Paraíba, já possui uma lei que regulamenta este tipo de transmissão de som, é a LEI 7.928/06. A Cidade de João Pessoa está discutindo em sua Câmara Municipal baseada na Lei estadual uma PL que também regulamentará o funcionamento deste sistema na capital paraibana. É o Projeto de Lei 426/2010 (PL 426/10).

79 Sistema de Som Ambiente (Radiodifusão Alternativa a Cabo)
Formação em Rádios Comunitárias Sistema de Som Ambiente (Radiodifusão Alternativa a Cabo) Art. 1º Fica regulamentada a atividade de Radiodifusão Alternativa em circuito fechado a cabo, sendo obrigatório: I - Toda e qualquer empresa que explore Radiodifusão Alternativa a Cabo terá que ter, na direção específica de seu funcionamento, um radialista responsável, devidamente registrado na DRT de sua região, e a referida emissora deverá ter registro no CNPJ, sob o código 7440 (Outros Serviços de Publicidade) ou outro código específico de radiodifusão, atividade jornalística ou exploração de música ambiente; e II - Licença de Operação do órgão ambiental correspondente de sua região, Alvará de Funcionamento e Cadastro obrigatório na APRAC – Associação Paraibana de Rádios Alternativas a Cabo. Parágrafo Único. O referido cadastro não implicará filiação obrigatória sob associação, da empresa com a entidade de classe.

80 DANIEL PEREIRA DOS SANTOS
Formação em Rádios Comunitárias DANIEL PEREIRA DOS SANTOS

81 Formação em Rádios Comunitárias Cabo de Telefone / Fio Bicolor
CD Player, Mp3, Computador, Rádio ou outros equipamentos Auto falantes a partir de 5’’ Amplificador/ Módulo Mesa de Som/ Misturador/Mixer DANIEL PEREIRA DOS SANTOS

82 6º Ligue o distribuidor de áudio 2º Ligue o Estabilizador
Formação em Rádios Comunitárias 7º Ligue o Amplificador 1º Ligue o Disjuntor 6º Ligue o distribuidor de áudio 8º ouça o som das caixas 2º Ligue o Estabilizador 5º Ligue o DVD 3º Ligue o Computador 4º Ligue a mesa de som

83 Formação em Rádios Comunitárias O que é a RADIOWEB para as radcom?

84 Formação em Rádios Comunitárias Rádios Web
Web Rádio, também conhecida como Rádio Via Internet ou Rádio Online é o serviço de transmissão de áudio via Internet com a tecnologia “Streaming” que significa: “Fluxo de Mídia”, ela é uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes e é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da internet. Gerando áudio em tempo real, havendo possibilidade de emitir programação ao vivo ou gravada. Muitas estações tradicionais de rádio transmitem a mesma programação pelo meio convencional (transmissão analógica por ondas de rádio, limitado ao alcance do sinal) e também pela Internet, conseguindo desta forma a possibilidade de alcance global na audiência. Outras estações transmitem somente via Internet. O custo para criação de uma web rádio geralmente é bem inferior ao custo de criação de uma rádio tradicional.

85 Formação em Rádios Comunitárias Rádios Web
Para realizar a transmissão de áudio através da Internet é necessário enviar o áudio para um servidor que irá realizar a codificação apropriada (Encoder) e a transmissão (Broadcast) aos usuários. Um dos aplicativos mais conhecidos para transmissão de áudio por streaming é o SHOUTCAST. Muitas emissoras comerciais usam essa tecnologia para emitir sua programação também pela Internet. A INCUBES-UFPB (Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba), a partir do ano de 2013 com o Projeto PROEXT RÁDIO 2013, juntamente com as emissoras comunitárias: Independente, Voz Popular, Boa Vista e Voz do Povo, implantou com as formações na área de RADCOM, as rádios web e os sites de cada emissora, totalmente gratuitos. São sites de utilização para webradio e webtv: Ustream, listen2myradio, Livestream entre outros que surgem a todo momento na internet.

86 CD Player, Mp3, Computador, Rádio ou outros equipamentos
Formação em Rádios Comunitárias PROVEDOR CD Player, Mp3, Computador, Rádio ou outros equipamentos Mesa de Som/ Misturador/Mixer DANIEL PEREIRA DOS SANTOS

87 O que é a CONVERGÊNCIA DIGITAL
Formação em Rádios Comunitárias O que é a CONVERGÊNCIA DIGITAL para as rádios?

88 Formação em Rádios Comunitárias

89 Convergência Digital Formação em Rádios Comunitárias
Convergência Tecnológica é um termo que, de uma maneira geral, é utilizado para designar a tendência de utilização de uma única infraestrutura de tecnologia para prover serviços que, anteriormente, requeriam equipamentos, canais de comunicação, protocolos e padrões independentes. Faz-se para permitir que o utilizador acesse às informações de qualquer lugar e através de qualquer meio de comunicação por uma interface única e as suas evidências revelam-se em muitos sectores, como na economia, na comunicação, na produção e outros afora. O “Deutsche Bank Research” define convergência como "um processo de mudança qualitativa que liga dois ou mais mercados existentes e anteriormente distintos”.

90 Convergência Digital Formação em Rádios Comunitárias
As tecnologias envolvidas no processo de convergência são, de forma geral, tecnologias modernas de telecomunicações tais como rádio, televisão, redes de computadores e de telefonia. Embora todos os horizontes apontem agora para outro tipo de convergência, mais alargada e cujas oportunidades de aplicação são ainda mais abrangentes do que as da Web, o encontro entre a nanotecnologia, biotecnologia e tecnologia da informação, a atenção deste artigo visa apenas a convergência em telecomunicações. Provavelmente o histórico das tecnologias em convergência inicia-se com o desenvolvimento da rede telefônica tradicional, comutada por circuitos, que serviu de base para a prestação dos primeiros serviços de maneira convergente.

91 O que são as INTERFERÊNCIAS no Rádio?
Formação em Rádios Comunitárias O que são as INTERFERÊNCIAS no Rádio?

92 Formação em Rádios Comunitárias 4 Km 4 Km 4 Km 4 Km 4 Km

93 Formação em Rádios Comunitárias Rádio Clube Radcom Independente

94 Formação em Rádios Comunitárias Interferência 30 M

95 Quais são as ENTIDADES DE CLASSE das rádios?
Formação em Rádios Comunitárias Quais são as ENTIDADES DE CLASSE das rádios?

96 Formação em Rádios Comunitárias APRAC APRAÇO

97 Quais são as ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO das rádios?
Formação em Rádios Comunitárias Quais são as ENTIDADES DE FISCALIZAÇÃO das rádios?

98 Formação em Rádios Comunitárias

99 Quantas são as RADCOM no Brasil e na Paraíba?
Formação em Rádios Comunitárias Quantas são as RADCOM no Brasil e na Paraíba?

100 Formação em Rádios Comunitárias
FONTE:

101 Formação em Rádios Comunitárias Rádio com licença definitiva (105)
Rádio com licença provisória (27) Rádio outorgadas, sem licença (1)

102 Formação em Rádios Comunitárias Emissoras RADCOM (01)
Emissora RAC +- (30)

103 Formação em Rádios Comunitárias Emissoras AM/FM (02)
Emissora de TV (01) Rádio a Cabo (02) Amplificadora (01)

104 Quais são os SOFTWARES usados nas rádios?
Formação em Rádios Comunitárias Quais são os SOFTWARES usados nas rádios?

105 Formação em Rádios Comunitárias

106 Software Formação em Rádios Comunitárias
Zararádio: é um programa de automação para rádio que foi desenvolvido a partir da plataforma de outro programa de automação o Raduga. Audacity: o Audacity é um editor de áudio freeware, ou seja, assim como o zara um software gratuito, ele vários recursos e é muito intuitivo de fácil acesso para iniciantes e avançados. Any Vídeo Convertr: Any Vídeo (Áudio) Converter é um programa que extrai áudio de vídeos para os formatos mais populares hoje. Freerip: é um programa Free que converte áudio de forma simples e eficaz.

107 Formação em Rádios Comunitárias

108 TIPOS DE PROGRAMAS nas rádios?
Formação em Rádios Comunitárias Quais são os TIPOS DE PROGRAMAS nas rádios?

109 Tipos de Programas Formação em Rádios Comunitárias
Serviço – Ofertas de emprego, festas de aniversário de gente da comunidade, reuniões de moradores, encontros, etc. As notas de serviço podem ser encaixadas durante a programação da rádio a qualquer hora do dia. São elas que fazem a integração da rádio comunitária com a comunidade. Jornal – Noticiários curtos ou de maior densidade. Debates – É o momento em que os temas que interessam à comunidade podem ser aprofundados.

110 Tipos de Programas Formação em Rádios Comunitárias
Entrevistas – Os programas de entrevista podem ser feitos com autoridades locais ou gente do povo. A escolha deve ser feita sempre baseada no interesse da comunidade. Esportes – Programa que estimule a prática esportiva na comunidade, a prática de esporte faz bem ao corpo, à saúde e à mente. Procure dar visibilidade a todos os esportes e não só ao futebol, como geralmente acontece nos meios de comunicação.

111 Formação em Rádios Comunitárias Tipos de Programas
Musical – Os programas musicais devem promover o bom gosto, a arte e a cultura na comunidade. Devem valorizar o artista local (cuidado com o artista local que reproduz o mau gosto). O produtor de um programa de música deve estudar, pesquisar, conhecer o tema. Revista – É o programa balaio: tem de tudo um pouco. Música, debates, entrevistas, reportagens, entre outros. Radionovela – É o formato da novela que conhecemos na televisão, mas que aborda temas ligados ao dia-a-dia das pessoas. Deve possuir conteúdos educativos, que convidem a comunidade à reflexão.

112 Formação em Rádios Comunitárias Onde achar CONTEÚDOS sobre Radcom?

113 Referências Bibliográficas
Formação em Rádios Comunitárias Referências Bibliográficas ALFONSIN, Jacques Távora. Cidadania e Participação Popular. In: Revista de Estudos Jurídicos, vol. 31, nº 83, p , São Leopoldo: 1998. BOLAÑO, César Ricardo Siqueira, et al: apoio técnico: Universidade Federal de Sergipe Departamento de Economia, Políticas de Comunicação e Economia Política das Telecomunicações no Brasil. CONVERGÊNCIA, REGIONALIZAÇÃO E REFORMA. Segunda Edição, Aracaju-Al: 2003. BRASIL, Congresso Nacional. Câmara dos Deputados. Comissão de Ciência e tecnologia, comunicação e informática, subcomissão especial de radiodifusão, Revisão das normas de concessão, permissão e autorização, Brasília: 2009. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Livros proibidos, idéias malditas: o Deops e as minorias silenciadas. São Paulo, Estação Liberdade, 1997. GARCIA, Nélson Jhar. Estado novo, ideologia e propaganda política. 1ª ed. Em eBooks: 2005.

114 Referências Bibliográficas
Formação em Rádios Comunitárias Referências Bibliográficas GOMES, Meyrilane da Silva. Rádio comunitária: A reação da comunidade de São Rafael com sua rádio comunitária. Revista Eletrônica Temática: 2008. RATTON, Helvécio. UMA ONDA NO AR. Belo Horizonte: Quimera Filmes, 2002. INTERVOZES - Coletivo Brasil de Comunicação Social. Vozes da Democracia: histórias da comunicação na redemocratização do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo MOZART. Fábio, Democracia no ar, João Pessoa: INPREL, 2008. SANTOS, Rosangela de Souza. Rádio Comunitária: um canal de expressão e participação do povo. João Pessoa-PB: UFPB, 2009. SANTOS, Daniel Pereira dos. O Rádio e a Mudança Comunitária. Pará de Minas-MG. Editora Virtual Book, 2013.

115 Referências Bibliográficas
Formação em Rádios Comunitárias Referências Bibliográficas Página oficial da ABRAÇO Paraíba, disponível em: < Acesso em as 15:56:43. Página oficial da AMAZONA, disponível em: < Acesso em as 15:56:43. Página oficial da ANATEL, disponível em: < Acesso em as 15:56:43. Página oficial da Associação Brasileira de Normas Técnicas, disponível em: < Acesso em as 15:56:43. Página oficial da Rádio Livre.Org, disponível em: < Acesso em as 15:56:43. Página oficial do Brasil Escola, disponível em: < Acesso em as 15:56:43.

116 Referências Bibliográficas
Formação em Rádios Comunitárias Referências Bibliográficas Página oficial do Ministério das telecomunicações, disponível em: < Acesso em as 15:56:43. Site oficial da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária, disponível em: < Acesso em as 15:56:43. Site oficial da Rádio Tabajara, disponível em: < Acesso em as 15:56:43. Site oficial do Centro Popular de Cultura e Comunicação, disponível em: < Acesso em as 15:56:43. Site oficial do Estado da Paraíba, disponível em: < Acesso em as 15:56:43. UFRN. Documentário Democratização FM. Natal-RN: DECOM, 2009.

117 Daniel Pereira dos Santos
CPCC Rua Arquivista Jonathas Carecas, nº 110, Comunidade São Rafael, João Pessoa, Paraíba. Fone: (83) Site: Site: Site: Fone: (83) – 8148


Carregar ppt "RÁDIO COMUNITÁRIA O QUE É? Daniel Pereira dos Santos Historiador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google