A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA Profa. Dra. Rinalda Bezerra Carlos Cuiabá, 2015

2 Organização da apresentação I A problematização II É necessário a Formação Continuada dos professores em serviço? III O que trabalhar na Formação Continuada dos Professores?

3 I A problematização SEMANA PEDAGÓGICA 1 SEMANA 6 MESES X 5 ANOS CLIMA ORGANIZACIONAL LICENCIATURAS BACHARELADOS MODALIDADES CORPO DOCENTE: VETERANOS E CONTRATADOS QUADRO DE EVASÃO RETENÇÃO RENDIMENTO DO CURSO

4

5

6

7

8

9

10

11

12 Aspectos avaliados  Domínio do professor sobre os conteúdos da disciplina  O método de avaliação da aprendizagem foi adequado para avaliar o desempenho dos estudantes  As leituras e bibliografias utilizadas contribuíram para a compreensão dos conteúdos estudados  Relação teoria prática no desenvolvimento da disciplina.  Articulação dos conteúdos abordado com outras disciplinas do curso.

13 Aspectos avaliados (cont.)  A metodologia utilizada pelo professor facilita a aprendizagem.  O plano de ensino foi apresentado aos alunos no início do semestre letivo.  Medidas adotadas para superar as dificuldades de aprendizagem dos alunos.  A ementa da disciplina está sendo cumprida.  Há retorno dos resultados da avaliação da aprendizagem, buscando melhorias no desempenho dos estudantes.

14 Avaliação do ensino-aprendizagem Período: 2015/1 BACHARELADOS E LICENCIATURAS A maioria das respostas dos professores e alunos variam entre Bom e Muito Bom

15 Alguns exemplos de avaliações feitas pelos acadêmicos acerca do processo de ensino em diversos cursos Período: 2015/1 BACHARELADOS “Muita rigorosidade, muita exigência dos alunos cobrando conteúdo que são vistos somente uma vez antes de avaliar. Método de avaliar prejudica nos alunos”. (Acadêmico 1) "Profissionais são bons, mas tem dificuldades na hora de passar o conteúdo, percebe que sabem os conteúdos” (Acadêmico 2) “Precisar abordar menos conteúdo na ementa e priorizar a qualidade do conteúdo adotado. Mais atividades e mais explicação, tirar as dúvidas e nos ajudar para melhor desenvolvimento das atividades.” (Acadêmico 3) "Cede frequentemente ao pedido dos alunos para que não tenha aula, a dispensa exagerada afetou nosso plano de ensino. Pede por materiais que sequer utilizamos em aula por falta de tempo. Material este desorganizado e por vezes incompletos."(Acadêmico 4)

16 Alguns exemplos de avaliações feitas pelos acadêmicos acerca do processo de ensino em diversos cursos “Muita leitura dos slides passados em sala onde deixa a desejar no quesito de Compreensão do Conteúdo.” (Acadêmico 5) “Essa matéria tem caráter extremamente importante para o curso, e o método que o professor utiliza para passar atividades são basicamente e-mail. Falta diálogo com os alunos em sala de aula sobre o conteúdo.” (Acadêmico 6)

17 Alguns exemplos de avaliações feitas pelos acadêmicos acerca do processo de ensino em diversos cursos Período: 2015/1 LICENCIATURAS “Bom a disciplina... não ocorre o que se espera da disciplina um ensinamento para a didática.” (Acadêmico 7) “Focar mais no conteúdo da aula.” (Acadêmico 8) “A pressa de nos passar para frente e a repetição do professor na mesma matéria está complicado. Dá a perceber que a universidade quer nos empurrar para frente prejudicando nossa aprendizagem.” (Acadêmico 9) “Na disciplina de xxx, nada, pelo contrário, seria maravilhoso se todos os professores do curso agissem com dedicação, pontualidade, esclarecimento.” (Acadêmico 10)

18 II É NECESSÁRIO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EM SERVIÇO?

19 O que nos dizem as pesquisas? Quem forma o professor para o ensino superior? Professor é aquele que proclama a verdade que professa (MINGUILI; DAIBEM, p. 169, 2011) (...) se exige do professor do ensino superior sólida formação específica em sua área de especialidade, sólida formação na área que envolve a comunicação, bem como clareza quanto às finalidades e ao uso desse conhecimento (MINGUILI; DAIBEM, 2011 p.179) O professor universitário precisa ter necessariamente competência pedagógica e científica. (VEIGA, 2005, p.7)

20 Quem forma o professor para o ensino superior? Professor é aquele que proclama a verdade que professa (MINGUILI; DAIBEM, p. 169, 2011)

21 Para pensarmos juntos O conceito de formação continuada Aspectos relacionados ao trabalho docente: conhecer o conhecimento que se ensina e os saberes pedagógicos A aprendizagem significativa: construção dos sentidos e significados O coletivo pedagógico Sentido de pertença institucional

22 [...] Aprender, de um lado, supõe aceitar que não se sabe tudo, ou que se sabe de modo incompleto ou impreciso ou mesmo errado, o que é doloroso; de outro, relaciona-se ao prazer de descobrir, de criar, de inventar e encontrar respostas para o que se está procurando, para a conquista de novos saberes, ideias e valores. (PLACCO e SOUZA, 2006, p.25)

23 III O que trabalhar na Semana Pedagógica?

24  Importa ter em conta que a Semana Pedagógica decorre de uma proposta de formação continuada  O planejamento inicia-se muito antes do início do período letivo  Trata-se de uma construção coletiva  De um espaço de múltiplas aprendizagens  O diagnóstico da situação do curso na dimensão local e global (avaliação institucional, os resultados do ENADE, o desempenho acadêmico de cada fase/esfera, a proposta de avaliação do ensino apresentada no PPC do curso, etc., etc., etc.)

25 1º Desafio: Construir um COLETIVO PEDAGÓGICO O coletivo é uma forma superior de grupo que se caracteriza por possuir objetivos sociais valiosos e porque seus membros estão conscientes do valores destes. Ademais, se realça uma atividade conjunta dirigida ao alcance dos objetivos traçados, onde cada membro contribui com seu esforço pessoal ao êxito dos mesmos. (FONTE: http://www.ecured.cu/index.php/Coletivo)http://www.ecured.cu/index.php/Coletivo

26 Muito obrigada! licenciaturas@unemat.br


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO V ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE GESTORES A GESTÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA IES TEMA: A SEMANA PEDAGÓGICA COMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google