A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CICLO DA ÁGUA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CICLO DA ÁGUA."— Transcrição da apresentação:

1 CICLO DA ÁGUA

2

3

4

5

6

7 1. Questão 13 Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) a respeito dos ciclos biogeoquímicos da água, do carbono, do nitrogênio, do oxigênio e da formação de combustíveis fósseis.

8 01) O pequeno ciclo da água envolve reações químicas entre moléculas de água e matéria orgânica em decomposição. 02) A respiração celular dos herbívoros é um processo de fixação de carbono, através da formação de moléculas orgânicas, partindo-se do CO2. 04) Animais herbívoros podem utilizar diversas fontes de nitrogênio para a constituição de suas moléculas, como o N2, os nitritos, os nitratos e as substâncias orgânicas nitrogenadas.

9 08) As principais fontes inorgânicas de oxigênio para os seres vivos são H2O, O2 e CO2.
16) Combustíveis fósseis são fontes não renováveis de energia e são originados através de restos de matéria orgânica de seres vivos que foram soterrados e que ficaram a salvo da ação de agentes decompositores, podendo conservar sua energia potencial química.

10 EFEITO ESTUFA

11 2. Questão 23 Efeito estufa é um fenômeno natural de aquecimento térmico da Terra. Sem ele, a Terra seria muito fria. Assim, esse fenômeno é imprescindível para manter a temperatura do planeta em condições ideais de sobrevivência. Com relação a esse assunto, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

12 01) Em excesso, o efeito estufa causa um superaquecimento, levando ao derretimento de parte das calotas polares, a mudanças climáticas, à elevação do nível dos oceanos, a furacões, à extinção de espécies e à destruição de ecossistemas. 02) Visando a diminuir as emissões dos gases do efeito estufa, a Organização Mundial da Saúde (OMS) convocou vários países para assinarem a “Agenda 21”. 04) Vapor d’água, gás carbônico, metano e dióxido de nitrogênio, cujas moléculas têm propriedade de reter calor, contribuem para o efeito estufa.

13 08) A fotossíntese realizada pelo zooplâncton dos ambientes aquáticos diminui os efeitos do aquecimento térmico da Terra. 16) O uso de biocombustíveis diminui a emissão de gases que contribui para o aumento do efeito estufa, porém o Brasil não apresenta condições favoráveis a isso, já que ocupa grandes extensões com a agropecuária.

14 3. Questão 27 Assinale o que for correto sobre o ciclo hidrológico e seu funcionamento para a dinâmica do planeta.

15 01) O fenômeno evaporação, presente no ciclo hidrológico, é a passagem da água no estado físico líquido para o estado físico gasoso. Ele ocorre de forma lenta, na temperatura ambiente, e é um dos elementos responsáveis pela formação de nuvens. 02) O tempo de ocorrência das etapas do ciclo hidrológico pode variar devido aos tipos de rocha, de solo, de cobertura vegetal e de clima. 04) A evapotranspiração é menor em áreas florestadas do que em áreas recobertas por vegetação rasteira.

16 08) Uma parte da água que provém da atmosfera se infiltra no solo ou em rochas fraturadas e tem, entre outras, a função de alimentar os aquíferos. 16) Quando ocorre a precipitação no estado líquido, a água, ao se infiltrar no solo, dissolve novos componentes químicos, especialmente os sais.

17 COMPOSIÇÃO QUÍMICA CELULAR
COMPOSTOS INORGÂNICOS: _ ÁGUA _ SAIS MINERAIS COMPOSTOS ORGÂNICOS: _ CARBOIDRATOS _ LIPÍDIOS _ PROTEÍNAS _ ÁCIDOS NUCLEICOS _ VITAMINAS

18

19

20

21 4. Questão 14 A molécula de DNA é, provavelmente, a mais identificada com a vida, merecendo, talvez, o título de “molécula viva”. Sobre essa molécula, é correto afirmar que:

22 01) é um ácido nucleico constituído por derivados de glicídios da classe das hexoses, do ácido fosfórico e das bases nitrogenadas, sendo esses compostos orgânicos. 02) é constituída por duas cadeias polinucleotídicas unidas por ligações fosfodiéster. 04) sua duplicação ocorre durante a interfase, originando pares de cromossomos homólogos ligados pelo quiasma.

23 08) possui monossacarídeos de cinco carbonos, a desoxirribose.
16) contém a timina, formada por um anel que contém átomos de carbono e de nitrogênio.

24 5. Questão 23 Sobre as causas e as consequências da poluição atmosférica, assinale o que for correto.

25 01) A elevação dos níveis de poluentes na atmosfera traz uma série de desconfortos às pessoas, como irritação nos olhos e na garganta. 02) Devido às principais fontes de emissão do gás metano estarem relacionadas com a pecuária de bovinos e de ovinos e com a agricultura na várzea, elas também são responsáveis pela poluição atmosférica mundial.

26 04) O dióxido de enxofre (SO2) é um poluente atmosférico, sendo um gás tóxico proveniente da queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e o óleo diesel. 08) As erupções vulcânicas lançam imensas quantidades de partículas sólidas na atmosfera e não chegam a interferir na formação de poluentes atmosféricos. 16) O gás ozônio (O3) presente nas altas camadas atmosféricas é benéfico à vida, mas, quando se forma próximo à superfície terrestre, é um poluente.

27 AMINOÁCIDO OU MONOPEPTÍDEO

28 LIGAÇÃO PEPTÍDICA

29

30

31 6. Questão 20 As proteínas estão presentes em muitos alimentos e são nutrientes essenciais na alimentação humana. Sobre a síntese proteica, assinale o que for correto.

32 01) As proteínas são polímeros naturais que têm como unidades básicas os aminoácidos, os quais são substâncias orgânicas que apresentam um grupo amina e um grupo carboxila. 02) A síntese proteica é um processo que ocorre nos ribossomos e nos lisossomos, organelas encontradas no citoplasma e no retículo endoplasmático liso.

33 04) As proteínas são formadas pela condensação de moléculas de α-aminoácidos que são unidos por ligações peptídicas, levando à formação de um grupo amida e à liberação de uma molécula de água. 08) A síntese de proteínas é controlada pelo DNA, que, por sua vez, é sintetizado a partir do RNAm. 16) Durante a síntese de uma proteína de 60 aminoácidos, participam 1 RNAm, 61 códons, 60 RNAt e 1 ribossomo.

34 7. Questão 15 Um cão da raça labrador pode ter a sua pelagem preta, marrom ou amarela. As variações dessas cores são determinadas por dois pares de alelos, um dos quais determina a cor do pigmento produzido e o outro determina se esse pigmento é, ou não, depositado na pelagem. Em um dos pares, o alelo dominante B determina a produção de pigmento preto e o alelo recessivo b, a produção de pigmento marrom. No outro par, o alelo dominante E determina que o pigmento é depositado na pelagem, enquanto o alelo recessivo e determina que não é depositado o pigmento. Sabendo que • a pelagem é preta, se for depositado pigmento preto, e é marrom, se for depositado pigmento marrom; • a pelagem é amarela, se não for depositado pigmento, assinale o que for correto.

35 01) É impossível o cruzamento de dois labradores marrons gerar um labrador preto.
02) É impossível o cruzamento de um labrador amarelo com um labrador marrom gerar um labrador preto. 04) Um casal de labradores heterozigotos para o par de alelos que determina a deposição de pigmento e que não possui filhotes amarelos tem uma probabilidade maior de gerar um próximo descendente amarelo do que um casal de indivíduos também heterozigotos para essa característica e que possui três filhotes amarelos.

36 08) Um descendente direto do cruzamento entre labradores heterozigotos para os dois pares de alelos tem mais chance de ser marrom do que amarelo. 16) O alelo que determina a deposição de pigmento na pelagem atua como um epistático sobre o alelo que determina a cor do pigmento.


Carregar ppt "CICLO DA ÁGUA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google