A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 02 de Eng. de Requisitos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 02 de Eng. de Requisitos"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 02 de Eng. de Requisitos

2 Análise de Requisitos Análise de Requisitos é o estudo das características que o sistema deverá ter para atender às necessidades e expectativas do cliente. Tem também como objetivo mostrar a interface do software com outros elementos do sistema e estabelecer restrições a que o software deverá satisfazer.

3 Características de Requisitos
Podemos identificar os documentos da engenharia de requi- sitos, que formalizaram esta análise, em três níveis: Definição dos requisitos (Requisitos do Usuário) Especificação dos requisitos (Requisitos do Sistema) Especificação do software (Documentação do Software) Os requisitos são documentados como parte do software, mas isto é assunto de Eng. De Software.

4 Requisitos do Usuário É uma descrição em linguagem natural e em diagramas dos serviços esperados do sistema. Este material é gerado a partir das informações dos clientes.

5 Requisitos do Usuário Estes requisitos definem a necessidade do sistema. Eles são responsáveis pela organização das informações do usuário. Não definem “como” deve ser feito e sim “o que” deve ser feito. Caso o usuário deseje impor algumas restrições, deverá ser descrito nesta fase os aspectos de implementação.

6 Requisitos do Usuário Deve obedecer as seguintes etapas:
1ª) Confirmação do entendimento dos objetivos 2ª) Obtenção dos requisitos de usuário 3ª) Determinação do ambiente operacional 4ª) Especificação dos requisitos; Requisitos de Capacidade Requisitos de Restrições 5ª) Especificação dos testes de aceitação 6ª) Revisão formal dos requisitos do usuário

7 Requisitos do Usuário

8 Requisitos de Capacidade
Os requisitos de capacidade são responsáveis pela descrição de um processo a ser suportado pelo software. Requisitos do tipo: Número de terminais, A velocidade de processamento, Número de usuários a serem suportados, Espaço disponível em disco.

9 Requisitos de Capacidade

10 Requisitos de Capacidade

11 Requisitos de Restrições
Geralmente estão relacionados com a qualidade, os recursos, as interfaces e os cronogramas do projeto de sistema, eles limitam a forma de cumprimento dos RU. São exemplos de restrições de interfaces: Tipo hardware utilizado, Forma de interação com os operadores humanos, Forma de comunicação com outros sistemas , Compatibilidade do software, Nível de portabilidade.

12 Requisitos do Usuário A documentação de requisitos do usuário deve ser escrita pa- ra os gerentes do cliente e os fornecedores que não tenham conhe- cimento técnico adequado. Em uma linguagem acessível!

13 Requisitos do Usuário Mas evitando os excessos e inverdades!

14 Requisitos do Usuário Vários problemas podem surgir quando os requisitos são escritos em linguagem natural: 1. Falta de clareza: Em geral, a linguagem utilizada transmite idéias que não são precisas e com ambiguidade. 2. Confusão de requisitos: Todo o levantamento do projeto como os requisitos funcionais e não funcionais podem não estar claramente definidos. 3. Fusão de requisitos: Vários requisitos diferentes podem ser ex- pressos juntos em um único requisito.

15 Requisitos do Usuário É uma boa prática separar os requisitos de usuário dos requi- sitos mais detalhados do sistema, em um documento de requisitos.

16 Requisitos do Sistema É um documento estruturado que descreve o sistema em detalhes. Este documento também é chamado de especificação funcional. O mesmo deverá ser o mais preciso possível, podendo ser utilizado como um contrato para o desenvolvimento do sistema.

17 Requisitos do Sistema Os requisitos de sistema são descrições mais detalhadas dos requisitos do usuário. Eles podem servir como base para um contrato destinado à implementação do sistema e, portanto, devem ser uma especifica- ção completa e consistente de todo o sistema. Eles são utilizados pelos engenheiros de software como ponto de partida para o projeto do sistema.

18 Requisitos do Sistema A especificação de requisitos de sistema pode incluir diferentes modelos do sistema, como um modelo de objeto ou um modelo de fluxo de dados.

19 Leitores das Especificações

20 Visão Sobre os Requisitos
Definição dos requisitos de usuário: O software deve representar e acessar arquivos externos criados por outras ferramentas. Especificação dos requisitos de sistema: Devem haver recursos para definir o tipo dos arquivos externos. Cada tipo de arquivo externo pode ter uma ferramenta associada. Cada tipo de arquivo externo pode ser representado com um ícone específico na tela do usuário. Devem ser fornecidos recursos para o ícone que representa um arquivo externo, a ser definido pelo usuário. Quando o usuário seleciona um ícone aplica-se a ferramenta asso- ciada com o tipo de arquivo externo representado pelo ícone.

21 Viabilidade: Requisitos de Alto Nível
Antes de se avançar com uma análise mais detalhada dos requisitos de um projeto, deve ser feito um estudo de viabilidade, para analisar se o projeto é viável.

22 Viabilidade: Requisitos de Alto Nível
Uma forma de avaliar a viabilidade de um projeto é obter, através da interação com os stakeholders do projeto, a resposta às seguintes questões: O sistema contribui para os objetivos da organização? Dadas as restrições tecnológicas e organizacionais (econômicas, políticas, ambientais, recursos disponíveis) do projeto, será que o sistema poderá ser implementado? Existem sistemas atuais em uso? Há necessidade de integração entre diferentes sistemas? Será que é possível? Quais os problemas que os sistemas atuais apresentam e como um novo irá resolver estas falhas?

23 Identificação de Requisitos
Caso se determine que o projeto é viável, o passo seguinte é a identificação dos requisitos.

24 Identificação de Requisitos
No momento desta identificação, poderemos estar lidando com três panoramas diferentes: 1. Automatizando um processo manual 2. Refazendo um sistema automatizado 3. Automatizando um processo que não existe de forma manual ou automatizada Em qualquer situação é primordial entender o problema.

25 Identificação de Requisitos
Algumas das atividades envolvidas nesta fase incluem: Compreensão do domínio: o analista deve compreender o domínio no qual a organização e o projeto se inserem; Identificação das partes interessadas: estes já deverão ter sido identi- ficados nos estudos de viabilidade, porém para efeitos de identificação de requisitos convém concentrar as atenções nos utilizadores do sistema. Captura: consiste na obtenção com o cliente dos requisitos (funcionais e não-funcionais) pretendidos para o sistema. Identificação e análise de problemas: os problemas devem ser identificados e devem ser propostas soluções em conjunto com as partes interessadas.

26 Identificação de Requisitos
“A parte individual mais difícil da construção de um sistema de software é decidir o que construir. Nenhuma parte do trabalho danifica tanto o sistema resultante se for feito errado. Nenhuma outra parte é mais difícil de consertar depois.” Fred Books


Carregar ppt "Aula 02 de Eng. de Requisitos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google