A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adler Homero Fonseca de Castro IPHAN – IGHMB – CEPHiMEx - FUNCEB

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adler Homero Fonseca de Castro IPHAN – IGHMB – CEPHiMEx - FUNCEB"— Transcrição da apresentação:

1 Adler Homero Fonseca de Castro IPHAN – IGHMB – CEPHiMEx - FUNCEB
AS FORTIFICAÇÕES DO RIO GRANDE DO SUL E URUGUAIANA NA GUERRA DO PARAGUAI Adler Homero Fonseca de Castro IPHAN – IGHMB – CEPHiMEx - FUNCEB

2 Introdução Projeto da FUNCEB Papel histórico e atual
Foram publicados 3 volumes 898 fortes já levantados Papel histórico e atual Fortes são um atrativo cultural importante Visitas Símbolos

3 Fortes e cultura Rio Grande do Sul Fortes não são muito valorizados
Situação contrária ao dos outros estados do Brasil. Florianópolis, Rio de Janeiro, Salvador Hoje em dia só se sabe da existência de três deles. Caçapava, S. Tecla, Passo de Santana.

4 Fortes e cultura Fortificações – são uma contradição com a visão tradicional do gaúcho como soldado a cavalo. O Gaúcho, o peleador valente, é, certo, inimitável numa carga guerreira; precipitando-se, ao ressoar estrídulo dos clarins vibrantes, pelos pampas, com o conto da lança enristada, firme no estribo; atufando-se loucamente nos entreveros; desaparecendo, com um grito triunfal, na voragem do combate, onde espadanam cintilações de espadas; transmudando o cavalo em projétil e varando quadrados e levando de rojo o adversário no rompão das ferraduras ou tombando, prestes, na luta em que entra com despreo­cupação soberana pela vida. (Os Sertões).

5 Fortes e Cultura Fortes foram importantes para a história do RS
Já foram localizados 98 fortes no estado . Estamos lembrando os 150 anos do cerco de Uruguaiana. As fortificações paraguaias não foram as primeiras da cidade

6 Uruguaiana – cidade fortificada
Fortes da Revolução da Revolução Farroupilha Porto Alegre, Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, Itapoã Projeto do Barão de Caxias para controle da Rebelião Necessidade de maximizar a infantaria imperial Fortificadas Bagé, Jaguarão, São Gabriel, Rio Pardo, Cachoeira, Caçapava, Encruzilhada do Sul, Alegre e Uruguaiana.

7 Uruguaiana – base de operações
Projeto de pós-guerra Fortificações como base de apoio estratégicas em caso de nova Revolução, intervenção estrangeira ou invasão. Rio Grande; Jaguarão; Caçapava; Uruguaiana.

8 Uruguaiana – base de operações
Forte Caxias 130 metros de linha magistral ( m²); Custo de $00 réis (550). Projeto de defesa do RS desativado (1851). Prioridade da política militar: tropas móveis; Guarda Nacional.

9 Uruguaiana - base de operações
Acampamento argentino em frente a Uruguaiana 22 de setembro de Pintura de Candido Lopez. A imagem mostra o trecho ao sul das fortificações de Uruguaiana, com o forte Barão de Caxias em primeiro plano, a esquerda.

10 Uruguaiana – Cidade fortificada
Invasão paraguaia em decisão de defender a cidade. O entrincheiramento, visto a aspereza do terreno pedregoso, pouco tempo, pessoal, não podia ser uma trincheira propriamente dita [Canabarro]. A vila da Uruguaiana estava pessimamente fortificada (...) A guarnição que havia na Uruguaiana naquele tempo era de 200 homens, mais ou menos, porém, sem a mais pequena aparência de soldados, inclusive o seu próprio comandante; munição havia bastante e bocas de fogo lembro-me de ter visto duas (...) [Mena Barreto] Paraguaios ocupam Uruguaiana “verdadeira calamidade nacional” [Gen.Chico Pedro]

11 Uruguaiana – Cidade fortificada
Estigarribia Amplia circuito fortificado Melhora a construção das trincheiras Libera o campo de fogo (demolição de casas extra-muros). Fortifica a Igreja de Santana Desenho amador e com problemas

12 Uruguaiana – Cidade fortificada

13

14 Uruguaiana – Cidade fortificada
Rendição de Uruguaiana, 18 de setembro de 1865, Candido Lopez. A imagem nos mostra uma série de detalhes importantes sobre as fortificações, tais como a falta de flancos em sua frente principal, como a igreja de Santana dominava o campo de batalha e o cemitério, que não foi utilizado pelos paraguaios como fortificação avançada. Lopez não ilustrou os redentes adiante da muralha, que também não aparecem na planta de Fausto de Souza. Observe-se também a formação aliada, extremamente próxima às defesas paraguaias.

15 Novas defesas Defesa do Chaco paraguaio
Risco de Guerra com a Argentina Compra de armas (9.000 Chassepots, 48 Krupps, Javari & Solimões). Transformação de Uruguaiana em base de operações 6º Batalhão de infantaria Construção dos fortes Santana do Livramento, Pai Passo, Santana Velha, Uruguaiana (10 canhões).

16 Novas defesas

17 Novas defesas

18 Desativação Prioridade de defesa retornou para as tropas móveis;
Flotilha do Alto Uruguai (Itaqui – 2 fortes); Defesas desarmadas em 1879; Autorização de destruição das trincheiras em 1886; Forte de Caxias aparece como comando até 1907.


Carregar ppt "Adler Homero Fonseca de Castro IPHAN – IGHMB – CEPHiMEx - FUNCEB"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google