A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. JOABE Olho Humano! Óptica da visão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. JOABE Olho Humano! Óptica da visão"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. JOABE Olho Humano! Óptica da visão
Colégio Estadual Etelvina Schottz Prof. JOABE Óptica da visão Olho Humano!

2 Olho Humano! O olho é um órgão receptor altamente especiali-
zado do sistema nervoso.

3 Estrutura do Olho

4 Constituição dos olhos

5 Esclerótica Formado por tecido conjuntivo denso, pouco
vascularizado, opaca e branco. Atua na proteção e sustentação das estruturas internas Contém músculos para dar movimento.

6 Córnea Membrana transparente (região anterior da
esclerótica, atua como uma lente convergente)

7 Coróide Formada por tecido conjuntivo ricamente vascularizado.
Situada abaixo da esclerótica, tem função de oxigenar e nutrir a retina

8 Iris e pupila Ambientes escuros Ambientes claros
A íris é uma estrutura muscular de cor variável, situada atrás da córnea, tem função de contro- lar a entrada de luz A pupila é um orifício da íris cujo diâmetro varia com a intensidade luminosa.

9

10 “Acomodação visual” Cristalino Ponto Remoto Ponto Próximo
Objeto afastado (no infinito) Objeto próximo (aprox. 25cm) Cristalino relaxado Cristalino comprimido

11 Retina Membrana mais interna, situada abaixo da
coróide, constituída por células fotossensíveis (cones e bastonetes). Cones: concentrados na fóvea, menos sensíveis, visão em cores. Bastonetes: distribuem-se pela periferia da retina, mais sensíveis, visão em preto e branco.

12 Retina

13

14 Fóvea ou mácula: região mais sensível da retina,
onde o cristalino focaliza os raios luminosos Ponto cego: região onde o nervo óptico se insere no globo ocular, sem cones ou bastonetes

15 Cristalino É uma lente biconvexa coberta por uma mem- brana transparente situada atrás da pupila. Atua na orientação da passagem de luz até a retina. Fica mais delgado para visão de objetos mais distantes e mais espesso para visão de objetos mais próximos

16 Focalização da imagem do objeto na retina

17 Humor aquoso Fluido que se situa entre a córnea e o cristalino, preenche a câmara anterior do olho. Humor vítreo Fluido mais viscoso e gelatinoso que se situa entre o cristalino e a retina, preenche a câmara posterior do olho. Sua pressão mantém o globo ocular esférico.

18 Prof. JOABE Óptica da visão Defeitos da Visão!

19 A visão é um dos nossos sentidos mais importantes, por isso devemos cuidar atentamente para as modificações com o passar do tempo

20 MIOPIA Características Correção Globo ocular mais alongado
Olho Apertado Imagem forma-se antes da retina Problema no ponto remoto Não enxerga de longe Correção Lentes Divergentes e cirúrgia (-f , -V)

21 Mais características - Franze os olhos para ver com nitidez de longe;
- Passa por amigos na rua sem os reconhecer; - Não consegue ler as placas na rua, a não ser que esteja bem perto; - As crianças escrevem com o nariz colado no caderno; - Tropeçam com frequência, e etc. - Preferir atividades próximas, como leitura e trabalhos manuais.

22 Visão de um míope

23 Visão de um míope

24 HIPERMETROPIA Características Correção Globo ocular mais estreito.
Imagem forma-se depois da retina. Problema no ponto próximo. Não enxerga de perto. Correção Lentes Convergentes (+f , +V)

25 Mais algumas características
- Fadiga ocular e dores de cabeça; - O esforço permanente de acomodação, para enxergar bem, pode ser a causa dessa manifestação; - Mais frequente ao fim de tarde e depois da aula ou do trabalho;

26 Mais algumas características

27 PRESBIOPIA Características Correção
“Vista Cansada”, muito comum após os 40 anos. Perda da elasticidade e da capacidade de acomodação do cristalino, causando falta de focalização para objetos próximos. Problema nos músculos ciliares. Correção Lentes Convergentes (+f , +V)

28 Mais algumas características:
- Os braços já não são suficientemente compridos para ler jornais ou o menu do restaurante; - Seus filhos "implicam" com você ao vê-lo(a) tentando ler o preço na etiqueta dos produtos; - Aproxima-se mais da luz para poder ler; - Não consegue ler a bula dos remédios.

29 Visão de um Presbiope

30 Astigmatismo Deformação na curvatura da córnea Distorção da imagem devido à difusão dos raios luminosos

31 ASTIGMATISMO Características Correção Normal 3 di 1 di 2 di
Problema na superfície da córnea. Não enxerga bem nem de perto nem de longe. Não tem percepção nítida dos contrastes entre as linhas horizontais, verticais e oblíquas. Correção Lentes Cilíndricas, fazendo com que os raios de luz se concentrem em um plano único. (±f , ±V) Normal 3 di 1 di 2 di

32 Mais algumas características:
- Confunde os símbolos próximos, como o "H", "M" e "N" ou ainda o "8" e o "0" (zero); - Provoca fadiga ocular ou dor de cabeça; - É comum a queixa de dificuldade de seguir uma linha de um texto;

33 Visão de um astigmata

34 DALTONISMO Características Tipos (TESTE)
Problema no reconhecimento de algumas cores. Tipos Em número menor, existem daltônicos que confundem o azul (Tritanopia) e o amarelo. Deuteranopia em que a pessoa não distingue a tonalidade verde. Protanopia onde a pessoa não distingue a tonalidade vermelha.

35 Algumas características:
A maioria dos daltônicos não consegue distinguir entre tons de vermelho e verde quando há pouca luz; alguns não distinguem o azul do amarelo. As pessoas com visão normal são capazes de combinar as cores do espectro através da mistura das três cores. Não há cura para o daltonismo, mas existem lentes que incrementam o contraste entre as cores. Atualmente, já existem lentes com filtro que auxiliam o portador de deficiência em relação a uma cor. Entretanto, o material é caro e precisa ser feito sob medida, conforme o "índice" de identificação de cada cor confundida.

36 CATARATA Características Correção
Perda da transparência do cristalino, tornando a visão opaca. Correção Cirurgia

37

38 Glaucoma Aumento da pressão intra-ocular devido a
obstrução dos canais que drenam o humor aquoso, podendo provocar danos à retina e nervo óptico.

39 CERATOCONE O ceratocone é uma doença da córnea de etiologia discutida, hereditária, que acomete o adolescente ou adulto jovem e se caracteriza por um afinamento e deformação progressiva desta membrana, levando ao aparecimento de miopia e elevado grau de astigmatismo irregular e acentuada baixa da acuidade visual. CARACTERÍSTICAS: desconforto visual, dor de cabeça, fotofobia, baixa da acuidade visual e troca frequente das lentes dos óculos. - tolerância ás lentes é baixa e a adaptação às mesmas é difícil e às vezes, impossível.

40 Estrabismo O estrabismo corresponde à perda do paralelismo entre os olhos. Pessoas com estrabismo são chamadas popularmente de "vesgas". Existem três formas de estrabismo, o mais comum é o convergente (desvio de um dos olhos para dentro), mas pode ser também divergente (desvio para fora) ou vertical (um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro). O tratamento do estrabismo envolve cirurgias em músculos oculares externos com o objetivo de reposicionar o globo ocular, corrigindo um desalinhamento e, quando possível, restaurando a visão binocular.

41 Estrabismo

42 Algumas características:
- Queixas de dor de cabeça pelo esforço que fazem para manter os olhos alinhados; - Para usar melhor os dois olhos, o estrábico gira ou inclina a cabeça para dar uma posição; - Apresenta uma característica hereditária e regular, isto é, pode pular algumas gerações; - Pode ser secundário a algumas doenças como: diabetes, hipertireoidismo, afecções neurológicas

43 visão normal hipermetropia miopia astigmatismo catarata glaucoma


Carregar ppt "Prof. JOABE Olho Humano! Óptica da visão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google