A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA EMPRESARIAL 1ª aula ECOA14 S E DP 18/08/2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA EMPRESARIAL 1ª aula ECOA14 S E DP 18/08/2015."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA EMPRESARIAL 1ª aula ECOA14 S E DP 18/08/2015

2 Profº. Rene Sanches Graduação em Economia - Universidade Mackenzie; - Pós-Graduação em Finanças na Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo; - Perito Econômico Financeiro – CORECON

3 Experiência Profissional: Alguns
Experiência Profissional: Alguns...anos na área Bancária & Financeira Banco Safra – Mesa de operações (Ativos e Passivos) BankBoston – Área técnica da mesa – Gerente Financeiro Controlbac – Consultoria na área bancária Banco Mercedes-Benz – Gerente Geral de Cobrança e Área Jurídica. BTG Pactual - (Securitizadora) Telefônica - Gerente Executivo Sócio na R$$ Consultoria Financeira. Diretor Financeiro - CONESPA

4 Palestras realizadas: - Câmara Alemã de Comércio – Lei de Falências; - CRECI-SP – Cons.Reg. dos Corretores de Imóveis – Lei de Falência ; - CINGAPURA – Processos de recuperação de créditos – Congresso Mundial – (Banco Mercedes-Benz) - PORTO RICO – Revisão de processos bancários - Banco Mercedes-Benz ; - CANADÁ – Revisão de Processos de Cobrança - Banco Mercedes-Benz.  

5 Apresentação dos alunos: Nome: Formação: Empresa onde trabalha: Experiência no mercado financeiro? Conhecimento sobre Cálculo Financeiro e HP12-C?

6 Método de avaliação Prova a ser realizada no dia: 15/09 Lista de presença: Preferencialmente ao final da aula

7 ECONOMIA Economia é a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.

8 ECONOMIA EMPRESARIAL Objetivo Apresentar conceitos fundamentais sobre Ciências Econômicas, tendo como finalidade o melhor entendimento sobre políticas financeiras e movimentos econômicos.

9 - Funcionamento de uma economia de mercado; - A oferta e a demanda;
ECONOMIA EMPRESARIAL - A lei da escassez; - Funcionamento de uma economia de mercado; - A oferta e a demanda; - Inflação; - O papel do governo na economia; - O equilíbrio e estrutura de mercado; - Noções de microeconomia; - Noções de macroeconomia; - O conceito de elasticidade e suas aplicações; - Moeda e sistema bancário. Apresentar conceitos importantes para entender a Ciência Econômica

10 Qual o significado de necessidade humana?
A LEI DA ESCASSEZ A escassez é um dos conceitos básicos da teoria econômica e representa a insuficiência de bens para satisfazer os desejos ilimitados das pessoas. Mas porque as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos são escassos?é Qual o significado de necessidade humana? Resp.: A necessidade humana “é a falta de alguma coisa unida ao desejo de satisfazê-la”.

11 Mas o que significa escassez?
A escassez significa a situação em que os recursos são insuficientes para atender os desejos ou necessidades da população. Escassez é diferente de Pobreza. A pobreza significa que algumas necessidades básicas, tais como alimentação, vestuário e habitação, não foram atendidas, quer sejam em sua totalidade ou mesmo parcialmente.

12 ESCASSEZ Escassez é também um termo que descreve uma disparidade entre a quantidade demandada de um produto ou serviço e o montante fornecido no mercado. Especificamente, a escassez ocorre quando há excesso de demanda e, portanto, é o oposto de um excedente.  Escassez é o problema econômico fundamental de se ter desejos humanos praticamente infinitos em um mundo de recursos limitados. Ele postula que a sociedade tem meios de produção e recursos insuficientes para atender aos desejos e necessidades de todos os seres humanos.

13 AGENTES ECONÔMICOS Os agentes econômicos (famílias, empresas e governo) se deparam com o problema da escassez de recursos. Por sua vez, estes também possuem inúmeras necessidades. Os agentes econômicos são pessoas de natureza física ou jurídica que contribuem para o funcionamento do sistema econômico, seja ele capitalista ou socialista.

14 AGENTES ECONÔMICOS O agente econômico Governo atua no sistema econômico produzindo bens e serviços através de empresas. As Empresas produzem e comercializam os bens e serviços e suas decisões são guiadas para obter o máximo de lucro. As Famílias são proprietárias dos recursos produtivos que são fornecidos às empresas. • As famílias buscam maximizar a satisfação de suas necessidades.

15 RECURSOS PRODUTIVOS Os recursos produtivos ou fatores de produção referem-se aos recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), ao capital, a terra ou recursos naturais. A remuneração do fator de produção terra é o aluguel, do trabalho é o salário, da capacidade empresarial é o lucro e do capital os juros. O fator de produção capital também se refere ao conjunto dos edifícios, máquinas, equipamentos e instalações disponíveis na sociedade para a produção.

16 Bens Livres e Bens Econômicos
Bens livres, são aqueles cuja quantidade é ilimitada e não são apropriáveis. Exemplo: o ar presente na atmosfera. Bens econômicos, estes são escassos, apropriáveis e possuem valor no mercado. Exemplo: metais, terras, etc

17 Bens Econômicos Os bens econômicos são classificados em Bens materiais e Bens imateriais ou serviços. Os bens materiais são aqueles de natureza material e são tangíveis, ou seja, podem ser tocados. Os bens imateriais ou serviços são intangíveis e acabam no mesmo momento da produção. É o serviço prestado pelo médico, pelo professor e pelos consultores.

18 Bens Materiais Os bens materiais podem ser classificados em:
a) Bens de consumo. Estes podem ser duráveis e não duráveis; b) bens de capital. Os bens de consumo satisfazem diretamente às necessidades dos indivíduos. Os Bens de consumo duráveis são utilizados durante um tempo relativamente longo. O automóvel da família, a televisão da sua casa, assim como a geladeira, são bens duráveis. Os Bens de consumo não duráveis são usados apenas uma vez ou poucas vezes. Exemplo: Leite, roupas, etc.

19 Bens de Capital Os bens de capital são todos os bens utilizados no processo de produção e que permitem produzir outros bens. Os bens podem ser classificados em: Bens finais, pois já sofreram as transformações necessárias para seu uso ou consumo e Bens intermediários, quando passam por novas transformações antes de se converterem em bens de consumo.

20 Bens de Capital Os bens podem ser produzidos e possuídos, ou podem ser não exclusivos. Os bens produzidos e possuídos, como a sua televisão ou a sua motocicleta são conhecidos como bens privados. Enquanto os bens não exclusivos ou bens públicos são aqueles cujo consumo é feito simultaneamente por vários indivíduos. Exemplo: Um parque público.

21 Crítica à ideia Econômica da Escassez
A escassez, assim como várias premissas do pensamento socioeconômico dominante no século XX, tem sido questionada por vários estudiosos recentes. A escassez é questionada, quando coloca como inesgotáveis dois insumos fundamentais: as energias renováveis e a capacidade humana de produzir inovações tecnológicas. Porém, o pressuposto da escassez é conveniente para as teorias que priorizam a concorrência, a acumulação individual e a dominação pela escassez.

22 OFERTA E DEMANDA A teoria de oferta e demanda explica os preços e as quantidades dos bens transacionados numa economia de mercado e suas respectivas variações. Na teoria microeconômica em particular, refere-se à determinação do preço e quantidade num mercado de concorrência perfeita. Para o mercado de um bem, a demanda mostra a quantidade que os possíveis compradores estariam dispostos a comprar para cada preço unitário do bem.

23 OFERTA E DEMANDA A demanda é frequentemente representada usando um gráfico relacionando o preço com a quantidade demandada. A teoria da demanda descreve os consumidores individuais como "racionais" que escolhem a quantidade "melhor possível" de cada bem, em função dos rendimentos, preços, preferências, etc.

24 OFERTA E DEMANDA A lei da demanda diz que, o preço e a quantidade demandada num determinado mercado estão inversamente relacionados. Em outras palavras, quanto mais alto for o preço de um produto, menos pessoas estarão dispostas ou poderão comprá-lo. Quando o preço de um bem sobe, o poder de compra geral diminui (efeito renda) e os consumidores mudam para bens mais baratos (efeito substituição). Outros fatores também podem afetar a demanda. Por exemplo, um aumento na renda desloca a curva da demanda para cima.

25 OFERTA E DEMANDA Oferta é a relação entre o preço de um bem e a quantidade que os fornecedores colocam à venda para cada preço desse bem. A oferta é normalmente representada através de um gráfico relacionando o preço com a quantidade ofertada. Assume-se que os produtores maximizam o lucro, o que significa que tentam produzir a quantidade que lhes irá dar o maior lucro possível.

26 OFERTA E DEMANDA A oferta é tipicamente representada como uma relação diretamente proporcional entre preço e quantidade. Ou seja, quanto maior for o preço pelo qual uma mercadoria pode ser vendida, mais produtores estarão dispostos a fornecê-la. O preço alto incentiva a produção.

27 OFERTA E DEMANDA Num mercado de trabalho competitivo, por exemplo, a quantidade de trabalho empregada e o preço do trabalho (o salário) são modelados pela demanda por trabalho (pelas firmas) e pela oferta de trabalho (pelos potenciais trabalhadores). A economia do trabalho estuda as interações entre trabalhadores e empregadores através desses mercados, para explicar os níveis de salários e outros rendimentos do trabalho, o desenvolvimento de competências e capital humano, e o (des)emprego.

28 OFERTA E DEMANDA Na análise de oferta e demanda, o preço de um bem equilibra as quantidades produzidas e consumidas. Preço e quantidade são habitualmente descritos como sendo as características mais diretamente observáveis de um bem produzido no mercado. Oferta, demanda e equilíbrio de mercado são construções teóricas que relacionam preço e quantidade.  A teoria econômica pode especificar sob que circunstâncias os preços podem funcionar como um mecanismo de comunicação eficiente para regular a quantidade.


Carregar ppt "ECONOMIA EMPRESARIAL 1ª aula ECOA14 S E DP 18/08/2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google