A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO – Na sequência do estudo da Epístola de Paulo a Tito, analisaremos hoje a primeira parte do seu segundo capítulo. – A igreja local tem vários.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO – Na sequência do estudo da Epístola de Paulo a Tito, analisaremos hoje a primeira parte do seu segundo capítulo. – A igreja local tem vários."— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO – Na sequência do estudo da Epístola de Paulo a Tito, analisaremos hoje a primeira parte do seu segundo capítulo. – A igreja local tem vários segmentos, com suas peculiaridades, mas todas unidas pela santidade e comunhão com Cristo.

2  – A primeira exortação feita pelo apóstolo Paulo diz respeito ao próprio Tito. Depois de ter orientado seu cooperador a não dar espaço algum aos falsos mestres, o apóstolo diz a seu filho na fé que deveria falar o que convêm à sã doutrina (Tt.2:1).  – Não basta apenas silenciar os falsos mestres, impedi-los de ensinar falsas doutrinas à igreja local, é mister que o pastor fale o que convém à sã doutrina, ensine a Palavra de Deus.

3  – Mais uma vez o apóstolo Paulo insiste, nas cartas pastorais, a respeito de extrema necessidade que se tem de se exercer o ministério da Palavra.  – Tito deveria falar o que convém à sã doutrina, ou seja, seu assunto, seus ensinos, sua dedicação tinham que ter como conteúdo a Palavra de Deus, as Sagradas Escrituras. Este é o papel do ministro de Cristo Jesus.

4  – O apóstolo Paulo orienta a Tito como deveriam se comportar cada tipo de membro na igreja local, a nos mostrar, assim, que as chamadas “cartas pastorais” não se dirigem apenas aos pastores, aos obreiros, mas a todos os membros.  – Paulo diz a Tito que deveria orientar as pessoas idosas de tal maneira que elas fossem sóbrias, graves, prudentes, sãs na fé, na caridade e na paciência (Tt.2:2).

5  – O apóstolo também dá orientações a respeito das mulheres idosas, que, assim como os homens, deveriam ser sérias no seu viver.  – As mulheres idosas devem ser santas e esta santidade exige sobriedade, seriedade no viver.

6  a) não deveriam ser caluniadoras;  b) não podiam ser dadas a muito vinho;  c) deviam ser “mestras no bem”.  d) deviam ensinar as mais jovens a serem  prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos.

7  – O real espaço da mulher na igreja local é auxiliar os ministros no ensino ao segmento feminino.  – As mulheres novas têm de aprender a ser “moderadas”, palavra que, no original, significa “sensatas”.

8  – As mulheres devem concentrar a sua atenção nas famílias. Seu papel de mãe e de esposa exige delas um cuidado todo especial na administração da casa, é esta a sua principal função na família.  – Não se está a dizer aqui que a mulher não deva participar do mercado de trabalho. O que se está a dizer, isto sim, é que a mulher deve evitar ao máximo deixar para segundo plano o seu papel doméstico, máxime quando tem filhos pequenos.

9  – As mulheres devem ser sujeitas a seus maridos, ou seja, não uma demonstração de inferioridade nem tampouco uma ditadura exercida pelo marido, mas, sim, estar debaixo de uma missão, de uma tarefa que foi previamente determinada, determinação esta que incumbe ao marido.  – A determinação do marido não é fruto de sua vontade unilateral, mas de um consenso obtido após debates e discussões com a participação de todos os membros da família.

10  – A falta de cumprimento dos papéis bíblicos faz com que “a Palavra de Deus seja blasfemada”.  – O apóstolo Paulo dá orientações a Tito de como ele deveria tratar o segmento jovem da igreja local. Os jovens precisam ter domínio próprio, conter os “desejos da mocidade” (II Tm.2:22).

11  – Paulo também diz a Tito como deveriam se comportar os servos, lembrando aqui o que já havia ensinado aos efésios, ou seja, que os servos deveriam ser sujeitos a seus senhores, devendo agradá-los em tudo e não contradizê-los (Tt.2:9).  – Todos aqueles que estão sob autoridade na sociedade devem assumir a sua condição de subalternos, de pessoas sob autoridade e honrar a autoridade, pouco importando se ela é também serva de Cristo ou não.

12  – Depois de ter dado características que devem ser encontradas entre os diversos segmentos da igreja local, Paulo fala a respeito da própria conduta que Tito deveria ter em Creta, conduta esta que não deveria ser exclusiva de Tito, mas de todos aqueles que forem chamados para o ministério na igreja local.  – Tito deveria se dar por exemplo de boas obras. O ministro deve ser sempre exemplo para os fiéis (Fp.3:17; II Ts.3:9; I Tm.4:12; I Pe.5:3).

13  – Tito deveria mostrar incorrupção na doutrina, ou seja, deveria ser um fervoroso observador da Palavra de Deus.  – Tito deveria apresentar, na doutrina, gravidade, ou seja, a consciência da seriedade da atividade ministerial.

14  – Tito deveria, também, mostrar sinceridade na doutrina, ou seja, não tolerar brincadeiras frívolas nem subserviência a humanos.  – Para poder mostrar a doutrina de modo incorrupto, grave e sincero, Tito deveria usar linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhasse não tendo nenhum mal que dizer da igreja.  Site: http://portalebd.org.br/index.php/adultos/14- adultos-liccoes/378-licao-12-exortacoes-gerais-i


Carregar ppt "INTRODUÇÃO – Na sequência do estudo da Epístola de Paulo a Tito, analisaremos hoje a primeira parte do seu segundo capítulo. – A igreja local tem vários."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google