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3. Indústria cultural: emergência da massa, do público, da recepção e do consumo.

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Apresentação em tema: "3. Indústria cultural: emergência da massa, do público, da recepção e do consumo."— Transcrição da apresentação:

1 3. Indústria cultural: emergência da massa, do público, da recepção e do consumo

2 Indústria cultural: empresa de produtos adaptados ao consumo.

3 produto / mercadoria consumidor massa sujeito / objeto

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5 princípio da indústria cultural: cálculo de efeitos mercadorias comercialização efeitos

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7 Unidade dos efeitos: a modelagem do todo é idêntica às partes. Prolongamento do mundo ficcional no mundo empírico. Vigência do idioma da simplicidade: controle da linguagem cotidiana sobre os discursos. Onipresença do estereótipo, da repetição.

8 Unidade de produção: uniformidade e reciprocidade dos produtos dos meios técnicos que se servem de uma só técnica de trabalho romance ↔ filme rádio + cinema = televisão palavra + música + imagem narrativa ↔ anúncio

9 Racionalização das técnicas de produção e de distribuição

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11 Técnica na indústria cultural: organização imanente da coisa e sua lógica interna: reprodução distribuição autonomia estética

12 indústria da ideologia: espetáculos trágicos

13 tragédias = obras de arte conformismo substitui a consciência

14 Consumo e entretenimento Diversão como prolongamento do trabalho no capitalismo tardio. Espectador: elimina o contato com a subjetividade. Consumo não garante usufruto mas privação daquilo que se consome.

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16 Indústria : (1)emissoras de rádio, cinema, televisão, editoras: sistema unificado de produção da semelhança (2)mercadorias: produtos do entretenimento (folhetim, música, programas, filmes, revistas) (3)consumidores: definidos em função dos produtos que consomem (4)cultura de massa: sistema de economia concentrada de produção da repetição

17 Domínio da racionalidade técnica : media power (1)poder do economicamente mais forte: dominação vs. alienação (2)controle da consciência individual: modelação, padronização e manipulação de consumidores (3)público: consumidor das mercadorias industriais


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