A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Informática
Módulo I – Conceitos de Informática e Computação. Prof.: Rogério Morais

2 Informática Informação + Automática = Informática
Neologismo criado por Philippe Dreyfus em com o objetivo de designar as disciplinas que permitem o tratamento automático de informação com a finalidade de garantir a sua preservação e comunicação.

3 Conceito de Informática
Ciência do tratamento racional da informação por via do uso de máquinas automáticas.

4 Quais as funções da informática ao lidar com a informação?
PROCESSAR cruzar, tratar e manipular dados com o objetivo de obter mais informação; ARMAZENAR garantir que os dados não se percam ou sejam inadvertidamente modificados. Quando se armazenam dados deve-se pensar em criar estruturas que permitam a sua futura recuperação; COMUNICAR troca de dados entre diferentes computadores, com eventual transmissão através de redes locais e/ou globais.

5 O Computador 01- Monitor; 02- Placa-Mãe; 03- Processador; 04- Memória RAM; 05- Placas de Rede, Placas de Som, Vídeo, Fax...; 06- Fonte de Energia; 07- Leitor de CDs e/ou DVDs; 08- Disco Rígido (HD); 09- Mouse (Rato); 10- Teclado.

6 O Monitor O monitor é um dispositivo de saída do computador, cuja função é transmitir informação ao utilizador através da imagem.

7 Placa Mãe A placa mãe (do inglês: mainboard ou motherboard) é a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros. Além de permitir o tráfego de informação, a placa também alimenta alguns periféricos com a energia elétrica que recebe da fonte do gabinete.

8 Processador O processador, conhecido também como Unidade Central de Processamento (UCP ) ou Central Processing Unit (CPU), é o principal dispositivo do computador. Ele é o considerado o cérebro do computador, transformando dados em informações.

9 Memória RAM Memória de acesso aleatório é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrônicos digitais.

10 Placas de Rede, Som e Vídeo
Placa de Rede Placa de Som Placa de Vídeo Podem se On board ou Off board

11 Fonte de Energia A fonte de energia do computador ou, em inglês, PSU (Power Supply Unit — Unidade de Alimentação de Energia), é responsável por converter a voltagem da energia elétrica, que chega pelas tomadas, em voltagens menores, capazes de ser suportadas pelos componentes do computador.

12 Leitor de CD’s ou DVD’s Leitor e/ou gravador de Mídias de CD’s ou DVD’s

13 Disco Rígido (HD) Disco Rígido ou Disco Duro, popularmente chamado também de HD (derivação de HDD do inglês hard disk drive) ou winchester (termo em desuso), "memória de massa" ou ainda de "memória secundária" é a parte do computador onde são armazenados os dados.[1] O disco rígido é uma memória não volátil, ou seja, as informações não são perdidas quando o computador é desligado,

14 Mouse É um dispositivo de entrada dotado de um a três botões, que repousa em uma superfície plana sobre a qual pode ser deslocado, e que, ao ser movimentado, provoca deslocamento análogo de um cursor na tela

15 Teclado Na computação, o teclado de computador é um dispositivo que possui uma série de botões ou teclas, e utilizado para inserir dados no computador. É um tipo de periférico de entrada utilizado pelo usuário para a entrada manual no sistema de dados e comandos.

16 Referências https://pt.wikipedia.org/wiki/Computador
1/introducao_info.pdf inf.pdf


Carregar ppt "Introdução a Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google