A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lavratti.com Slide 1/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento Estratégia é um conjunto de mudanças competitivas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lavratti.com Slide 1/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento Estratégia é um conjunto de mudanças competitivas."— Transcrição da apresentação:

1 lavratti.com Slide 1/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento Estratégia é um conjunto de mudanças competitivas e abordagens comerciais que os gerentes executam para atingir o melhor desempenho da empresa [...] é o planejamento do jogo de gerência para reforçar a posição da organização no mercado, promover a satisfação dos clientes e atingir os objetivos de desempenho. (Thompson e Strickland III, 2003). Estratégia é um modelo ou plano que integra os objetivos, políticas e as ações sequenciais de uma organização, em um todo coeso. (Mintzberg e Quinn, 2001). Estratégia é a disciplina da administração que se ocupa da adequação da organização ao seu ambiente. (Meirelles e Gonçalves, 2001). Estratégias são planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. (Wright, Kroll e Parnell, 2000). MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

2 lavratti.com Slide 2/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento Estratégia é o mesmo que planejamento estratégico? O planejamento estratégico é um processo racional de operacionalização da estratégia, que está relacionado com a criatividade. O planejamento estratégico é composto pelos passos que devem ser realizados para atingir um objetivo. A estratégia é a ações de pensar, de encaixe do ambiente interno com o externo. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

3 lavratti.com Slide 3/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento Stakeholders Stakeholder é qualquer indivíduo ou grupo (por exemplo, acionistas, empregados, clientes, fornecedores, credores e a sociedade) que possa afetar a obtenção dos objetivos organizacionais ou que é abalado pelo processo de busca desses objetivos. São os grupos que têm direito legitimado sobre a organização. O verdadeiro propósito da empresa é servis de veículo para coordenar os interesses dos stakeholders. Clientes desejam qualidade, confiabilidade e informações corretas; Empregados querem remuneração justa, oportunidades iguais, satisfação no trabalho, liderança e controle adequado; Comunidade preocupa-se com o respeito ao meio ambiente, a qualidade de vida dos habitantes da localidade; Governo determina, fiscaliza e espera o cumprimento das leis e o recolhimento de impostos; Investidores, acionistas e fornecedores esperam eficiência na utilização dos recursos, geração de lucro e retorno dos investimentos; Outros grupos: sindicatos, associação de moradores, organizações não governamentais e associações de classe. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

4 lavratti.com Slide 4/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento Abordagens de estratégia Abordagem clássica: o objetivo estratégico de uma empresa é obter retorno do capital, uma vez que a maximização do lucro constitui o seu principal objetivo. Há um distanciamento entre a concepção e a execução da estratégia. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

5 lavratti.com Slide 5/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento Abordagens de estratégia Abordagem evolucionista: não se prende à racionalidade dos gerentes, mas, sim, à imperfeição do mercado, que garantirá a maximização dos lucros. É aplicado o conceito de seleção natural. O principal papel da estratégia, dentro de um ambiente competitivo, está na diferenciação e na experimentação do maior número possível de pequenas iniciativas que, se não derem certo, devem ser eliminadas. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

6 lavratti.com Slide 6/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento Abordagens de estratégia Abordagem processual: é caracterizada por uma estratégia que emerge passo a passo, geralmente de forma desordenada, como uma forma de a organização lidar com as contingências e surpresas constantes do mercado. O ambiente interno da organização é visto como algo complexo e a racionalidade dos gestores é vista como limitada. O gestor, por não conseguir considerar mais do que uma série limitada de fatos e informações, definirá a estratégia de uma maneira satisfatória e não de uma maneira ótima, perfeita, extremamente racional acessando todas as informações possíveis e imagináveis. As decisões são tomadas de uma maneira incremental, sempre procurando melhorá-las por meio da experimentação e do aprendizado. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

7 lavratti.com Slide 7/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento Abordagens de estratégia Abordagem sistêmica: tem como base o conceito sociocultural em que a organização está inserida. Os tomadores de decisão não são indivíduos imparciais e racionais. São membros de um sistema social, que definirão a estratégia em decorrência de condições sociopolíticas e situacionais. MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard.

8 lavratti.com Slide 8/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard. Resultados ClássicaEvolucionistaSistêmicaProcessual Maximização dos lucros Pluralidade (outros objetivos) DeliberadasEmergentes Estratégias

9 lavratti.com Slide 9/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard. Métodos de planejamento racional Há distanciamento entre formulação Há acesso suficiente a informações, capacidade suficiente de análise e controle organizacional Comum em ambientes competitivos estáveis, intenso uso de capital e monopólio Abordagem clássica Fatalidade da evolução biológica substitui a disciplina do mercado pela lei da selva. (Mantenha seus custos baixos e suas opções abertas). O ambiente é cruelmente competitivo e imprevisível. O melhor é abandonar a estratégia grandiosa e concentrar-se na eficiência operacional. Comum em pequenas empresas, setores emergentes da economia e indústrias emergentes e conglomerados anglo-saxônicos. Abordagem evolucionista Natureza imperfeita da vida humana, e acomoda pragmaticamente a estratégia ao processo falível, tanto das organizações quanto dos mercados. (Fique perto do chão e siga o fluxo). As habilidades da organização não devem ser compradas e vendidas livremente no mercado, mas precisam ser cuidadas e cultivadas como as fontes irreproduzíveis de vantagem sustentável. Comum em burocracias protegidas e empresas baseadas em conhecimento. Abordagem processual É relativista, considera fins e meios da estratégia como ligados, sem escapatória, às culturas e aos poderes dos sistemas sociais locais onde ela se desenvolve. (Jogue pelas regras locais). A racionalidade sociológica predispõe uma busca por outras fontes de poder no ambiente e outras racionalidades para a ação. Comum em conglomerados não anglo-saxônicos, empresas de famílias e públicas. Abordagem sistêmica

10 lavratti.com Slide 10/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento MARTINS et al. Incrementando a estratégia: uma abordagem do balanced scorecard. Algumas considerações sobre estratégias: a)A busca do ideal de uma ação racional é inacessível por ser fluida, logo, tem-se que trabalhar com o mundo do jeito que ele é; b)Os membros da empresa barganham entre si para chegar a um conjunto de metas comuns, mais ou menos aceitável para todos, e não necessariamente ótimo; c)O mercado é imperfeito, as organizações evoluem de forma desordenada e não racional, assim, a estratégia emerge dentro de uma enorme confusão e em pequenos passos; d)A verdadeira estratégia é descoberta durante a ação; e)Há comprometimento com o processo de experimentação e aprendizado para o desenvolvimento de competências internas; f)O processo de planejamento estratégico pode ser tão importante quanto o resultado; g)As estratégias são mais bem elaboradas em um processo incremental e contínuo.

11 lavratti.com Slide 11/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2002. Seleção de estratégias Implementação da estratégia Acompanhamento e controle da estratégia

12 lavratti.com Slide 12/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2002. Ao tomar decisões estratégicas, algumas questões deverão ser respondidas: Quem são ou devem ser nossos clientes? Quais são as perspectivas do ramo de negócios que escolhemos? Quais são nossas vantagens competitivas? Quais são as vantagens de nossos concorrentes? Quais são os recursos que tornam viável nossa missão? Temos competências singulares? Devemos desenvolver nossos próprios recursos, ou procurá-los no ambiente externo? Qual é a hora certa para agir? Devemos tentar controlar o ambiente, ou ser flexíveis e adaptar-nos? Há nichos que outras organizações não exploram? Devemos procurar a verticalização? Devemos diversificar ou especializar-nos?

13 lavratti.com Slide 13/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2002.

14 lavratti.com Slide 14/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2002. Linhas de ação devem ser escolhidas, para que as estratégias tenham efeito. Uma estratégia deve ser seguida por outras, que devem ser planejadas. Principais áreas de ação: a)Marketing; b)Produção; c)Desenvolvimento de produtos; d)Finanças; e)Recursos humanos.

15 lavratti.com Slide 15/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2002. Políticas são decisões programadas que orientam outas decisões. Estratégias ligam a empresa com o ambiente. Políticas tratam das pessoas, atividades e decisões internas. Os planos são instrumentos para a implementação da estratégia: a)Cronogramas; b)Decisões; c)Orçamentos; d)Projetos; e)Normas; f)Procedimentos corporativos e funcionais.

16 lavratti.com Slide 16/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2002. A estrutura segue a estratégia (Alfred Chandler). O organograma deve retratar as estratégias explícitas ou implícitas, mostra as áreas de atuação da empresa e as formas de se relacionar com os mercados e clientes. As políticas auxiliam na formação da microestrutura organizacional, com as descrições dos cargos e das atividades das pessoas.

17 lavratti.com Slide 17/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2002. O planejamento deverá ser seguido pelo controle. Os indicadores utilizados no planejamento serão os mesmo do monitoramento. Os objetivos dos indicadores são os de obter informações sobre: a)Participação dos clientes e mercados no faturamento; b)Participação dos produtos e serviços no faturamento; c)Evolução das vantagens competitivas próprias e dos concorrentes; d)Participação no mercado e colocação em relação aos concorrentes; e)Evolução do faturamento; f)Grau de realização dos objetivos estratégicos.


Carregar ppt "Lavratti.com Slide 1/17 Planejamento Financeiro e Orçamentário Princípios fundamentais do planejamento Estratégia é um conjunto de mudanças competitivas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google