A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Queiriz

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Queiriz"— Transcrição da apresentação:

1 Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Queiriz
Tema: Higiene, Saúde e Segurança Ano Lectivo: 2005/2006

2 Objectivos Reconhecer e aplicar normas de higiene do seu corpo; Identificar os alimentos indispensáveis para uma vida saudável; - Conhecer algumas regras de primeiros socorros. - Conhecer e aplicar regras de prevenção de incêndios.

3 Os alunos através da visualização de imagens identificaram e descreveram alguns comportamentos
fundamentais para a sua higiene diária, e saúde do seu corpo. No Paint os alunos do 1º ano desenharam sobre o tema. Os alunos do 2º ano escreveram frases simples no processador de texto.

4 Descreve as seguintes imagens:

5

6

7

8

9

10

11 Devemos tomar banho diariamente.
Lavar sempre as mãos antes de comer. Lavar os dentes depois das refeições. Fazer exercício físico é bom para a nossa saúde. 2º ano

12 Os alunos ouviram uma História sobre a higiene oral.
No Word os alunos do 2º ano produziram um texto sobre a história. Os alunos do 1º ano desenharam sobre a história no Paint. Visualização e realização de actividades sobre higiene oral nos sites:

13 HIGIENE ORAL

14 O João é um menino muito responsável
O João é um menino muito responsável. Tem dez anos, é estudioso e está sempre bem disposto. Mas havia uma coisa de que ele não gostava nada, mas mesmo nada: era lavar os dentes. Naquela noite ele estava muito cansado. Levantou-se do sofá e disse para si mesmo: “Hoje não vou lavar os dentes. Estou muito cansado e não me apetece. Vou dormir!”

15 Foi andando às escuras para o quarto, e de olhos fechados,
deitou-se sobre o lençol verde. O sono era muito forte mas foi abrindo os olhos, devagarinho...

16 Que estranho! Afinal ele não se encontrava na cama mas
num campo de futebol! Um homem aproximou-se dele a correr. Estava ainda sem perceber o que se passava quando viu mais homens, muitos, aproximarem-se.

17 O João abriu a boca e gritou:
Quem são os senhores? O que é que vocês estão aqui a fazer? Os homens não responderam e rodearam o menino. O chefe trazia uma mala vermelha na mão. Abriu-a e tirou um alicate, um martelo e um furador. Tudo muito pequenino.

18 O homem arredou a mala e debruçou-se sobre o queixo
do João. Depois começou a apalpar os dentes como se procurasse o melhor lugar para fazer um trabalho.

19 Não! Não! Não! A porta do quarto abriu-se com força e a mãe entrou, assustada. O que foi, filho? Porque estás a gritar? Acorda! O João não respondeu. Abriu os olhos e sentou-se na cama. Olhou à sua volta e viu que o lençol era verde e a almofada branca. Levantou-se, deu um abraço à mãe e, sem dizer nada, dirigiu-se para a casa de banho.

20 Pegou na escova e na pasta de dentes. Lavou muito
bem os seus dentinhos. Apanhou um susto!

21 Como lavar os dentes? Por Fora Por dentro

22 Vamos explicar ao João:
Quando devemos lavar os dentes? Os dentes devem ser lavados sempre depois de comer e antes de dormir.

23 As partes que mastigam A língua

24 Não te esqueças de seguir as suas indicações.
Porque são importantes as visitas regulares ao dentista? Para ver se está tudo bem com os nossos dentes. Não te esqueças de seguir as suas indicações.

25 Devemos usar o FIO DENTÁRIO
- Enrolas o fio nos dedos médios, e deixas um pouco de fio entre os dedos. - Deixa um pouco de fio, para passar entre os dentes. - Passa com o fio entre os dentes.

26 Fontes: http://higieneoral.no.sapo.pt/fazem.htm
Revista Nosso Amiguinho, Número Inicial

27 Higiene Oral             Pesadelo O João naquela noite estava muito cansado e disse mesmo para si: “Hoje não lavo os dentes” e foi direitinho para a sua cama. Mas teve um pesadelo: vários homens estavam à volta dele. O mestre tirou um martelo, um alicate e um furador, para lhe arrancar os dentes. Ele acordou muito assustado e foi a correr para a casa de banho, pegou na escova e na pasta dos dentes. Leandro 2º ano

28 O João não queria lavar os dentes
 O João é um menino muito cuidadoso e responsável, tem 10 anos. Não gostava nada de lavar os dentes.   Um dia o João estava muito cansado e disse para si próprio: “Hoje não vou lavar os dentes. Vou dormir.” Quando se deitou pensava que estava num campo de futebol e à sua volta estavam uns homens muito pequeninos. O chefe tinha nas mãos uma mala vermelha, e começou a apalpar-lhe os dentes. O João acordou assustado e chamou a mãe. Depois começou a correr para a casa de banho e disse: “ Nós devemos lavar os dentes todos os dias ao fim de comer e antes de dormir. Devemos ir ao dentista para prevenir. E devemos limpar os dentes com fio dentário.”   Alexandra Catarina     2º ano

29

30

31

32 Pesquisa sobre os temas: primeiros socorros e prevenção de incêndios no site
e no motor de pesquisa . Os alunos do 3º e 4º ano realizaram no processador do texto trabalhos de grupo sobre os temas. .

33 Rafael 3º ano Prevenção de Incêndios ► Nas florestas: É proibido:
  Fumar  Deitar fora pontas de cigarro     Fazer fogueiras             Deitar lixo no chão ► Em casa: - Não utilizar fósforos. -Ter cuidado com os aparelhos eléctricos (secadores, aquecedores, ferro de engomar). ► Nos edifícios públicos: Não fumar Conhecer as saídas de emergência e saber onde estão os extintores e os botões de alarme                                              Em caso de incêndio deves ligar o número 112 ou 117. Filipe  4º ano                                                                                                                                                                                                                   Rafael 3º ano

34 Primeiros socorros Nunca faças:
- Nunca tomes remédios que tens em casa sem a autorização dos teus pais; - Nunca brinques com facas, tesouras, vidro ou objectos cortantes; - Não brinques com produtos de limpeza. Eles podem ser tóxicos; -Não coloques nada no buraco da tomada, especialmente se for de metal; - Nunca coloques objectos na boca, nariz ou nos ouvidos; -Não brinques com o fogo; -Nunca tentes saltar de lugares muito altos.

35 Pequenos Ferimentos: Lava o local do ferimento com bastante água e sabão, mesmo que arda. Isso é muito importante para não haver infecções. Se o corte for grande, coloca um curativo feito com uma gaze ou um pano limpo e vai logo procurar um Hospital. Acidentes com electricidade: Em primeiro lugar, desliga a electricidade o mais rápido possível. Se não conseguires retirar a pessoa do contacto com a corrente eléctrica podes usar um pau seco, uma corda, uma borracha ou um pano grosso. Nunca uses nada de metal ou húmido. Nunca te encostes à vítima, senão vais levar um choque. Cobre o doente com um cobertor bem grosso. Em seguida, verifica se tem queimaduras no corpo e refresca o sítio com água fria ou com toalhas molhados, mas não passes manteiga, gelo ou pasta de dentes. - Coloca o ouvido próximo da boca do doente e vê se ele respira. Se não estiver: faz respiração boca a boca, e leva-o imediatamente ao médico. Fonte:

36 - Os alunos leram a história Na Terra do Crescer Bem” sobre alimentação, saúde e bem-estar.
- Os alunos recontaram a história. - Realização de desenhos no Paint sobre a história (1º ano). - Pesquisa no site: sobre segurança alimentar(3º e 4º ano). - Escrita de frases simples no processador de texto sobre alimentação saudável (2º, 3º e 4º ano).

37 A Terra do Crescer Bem

38 Júlia estava na mercearia com a mãe, quando ouviu um “pssst”.
Parecia vir do canto dos legumes. Mas não via mais ninguém, para além da Mãe e do dono da mercearia.

39 -Pssst, sim é para ti. Estou aqui na caixa das cenouras
-Pssst, sim é para ti. Estou aqui na caixa das cenouras. – Júlia olhou para a Caixa e, espantada, viu uma cenoura a piscar-lhe o olho: Sim, sou eu! Não te assustes! Sabes, trago um segredo para os meninos da tua idade. Só vocês é que me podem ouvir.

40 - Incrível! És uma cenoura mágica ou são todas como tu? – perguntou.
Na vossa terra poucas são como eu, mas de onde eu venho somos todas assim. - E de onde vens tu, então? – perguntou Júlia. Eu vivia na Terra do Crescer Bem, depois cresci e vim para aqui fazer parte da Vossa alimentação. A minha terra é um mundo mágico, que todas as crianças deveriam visitar. Lá, aprendem a crescer e a sentir-se bem! Convida os teus amigos e ponham-se a caminho. - E como se chega lá? Para chegarem à Terra do Crescer Bem, têm de ir até ao fundo desta rua, viram à esquerda e procuram um portão verde. A senha para entrar é “QUEREMOS CRESCER BEM”.

41 Júlia combinou com dois amigos – O Alberto e a Carolina – e partiram.
Chegaram ao portão verde. Havia uma campainha, mas mesmo em bicos de pés,estava alta demais para eles. Com a ajuda do Alberto e da Júlia, a Carolina lá conseguiu chegar a tocar. - A senha? – pediu a voz do gravador. QUEREMOS CRESCER BEM! – O portão abriu-se. À sua frente estendia-se um caminho, cheio de encruzilhadas.

42 Havia uma cancela que os impedia de passar, junto à qual se encontrava um
Pacote de leite de guarda. Têm de responder a esta pergunta para poder começar a viagem.. – afirmou o Leite. – Têm três hipóteses: Porque é que estão aqui? a) Porque queremos crescer bem! b) Porque não estava a dar nada interessante na televisão! c) Porque no final ganhamos um prémio! Esta era fácil. Bastava recordar a senha: a hipótese “a” era a correcta.

43 Andaram por campos verdejantes, com vacas a pastar, pomares, hortas,
searas e pequenas aldeias. Chegaram a um entroncamento. Continuavam em frente ou viravam à direita, Junto a uma toalha de mesa, a secar ao sol, que dizia: “Comer bem é variar”!

44 Como já estavam a ficar com fome, ir por ali pareceu-lhes bem
Como já estavam a ficar com fome, ir por ali pareceu-lhes bem. Ao tirarem a toalha da corda, esta desatou a voar à frente deles. Poisou num relvado ali perto e apareceram: pratos de carne assada com puré de batata e espinafres; pratos de peixe grelhado com legumes gratinados; muitas sanduíches diferentes; salada de frutas com iogurte... Enfim, um festival de comida!

45 Aproximaram-se apressados, mas eis que tudo desapareceu!
Antes de comerem têm de responder certo a duas perguntas – disse a toalha. – O que é variar a comida? E porque é que o devemos fazer?

46 Variar é comer muito para sermos fortes! – tentou a Júlia.
Não é isso... comer demais faz mal à saúde... – riu a toalha. - É comer alimentos diferentes? – arriscou a Alberto. Ora aí está: devemos comer de tudo um pouco para crescer bem! Acenou com um canto do tecido e, começaram a desfilar, os grupos de alimentos, todos com um grande sorriso: o grupo dos cereais; os iogurtes, o queijo e o leite, que são os lacticínios; a carne, o peixe e os ovos; o grupo das gorduras – o azeite, a manteiga e o óleo; e finalmente a água.

47 Os que apareceram primeiro são os que devem ser comidos em maior quantidade
por dia... Em ordem decrescente, até ao último grupo, o das gorduras, que é preciso também comer, mas pouco. Quanto à água, é para beber muitos copos por dia. Porque é que temos de comer alimentos destes grupos todos? – perguntou, a Carolina. Instalou-se a confusão.

48 Os lacticínios gritavam: “Nós temos cálcio que é bom para os teus ossos”;
Nós temos proteínas para o teu corpo se desenvolver bem”, cantavam os ovos; “Nós somos os reis da vitaminas e protegemos o teu corpo das doenças”, asseguravam as frutas e os legumes. “Nós damos-te energia para brincar e aprender”, berrava o grupo dos cereais... Aprenderam tudo? – perguntou a toalha, em tom de gozo. Ora, os três amigos já eram crescidos... Portanto, tinham a memória afinada e conseguiram explicar que os alimentos têm qualidades diferentes, todas necessárias para o corpo crescer saudável.

49 Pois bem, passaram o teste. Como já devem ter a barriga a “dar horas”,
chegou o momento da merecida refeição. BOM APETITE!!!

50 Dormir horas suficientes;
Além de uma alimentação saudável para crescermos bem temos de: Fazer exercício físico; Dormir horas suficientes; Lavar os dentes após as refeições e antes de dormir; Tomar umas boas banhocas; Apanhar sol (sem ser em excesso, claro); Estar com os amigos, rir, brincar; Não saltar nenhuma refeição, em particular o pequeno almoço;

51 A aventura tinha chegado ao fim
A aventura tinha chegado ao fim. O caminho acabava num portão igualmente verde. O pato acompanhou-os e disse-lhes: “ADEUS E CRESÇAM BEM!”

52 Fonte: Na Terra do Crescer Bem (2004), S.A., Lisboa, Nestlé Portugal.

53

54

55

56 Regras para uma alimentação saudável:
- Beber 3 a 4 copos de leite por dia; - Beber água e sumos naturais; - Não beber vinho; - Evitar refrigerantes; - Comer fruta e legumes; Comer poucos doces. Alunos do 2º ano

57 Os alimentos Os alimentos dão-nos energia para andar, correr e saltar. O nosso corpo precisa de alimentos variados para crescer bem, por isso temos de variar em todas as refeições. O pequeno-almoço é muito importante, porque fornece energia para começarmos o dia. Devemos comer fruta, pão ou cereais e leite. O leite, o queijo e os iogurtes têm cálcio que faz os ossos crescerem fortes. O pão, os cereais, o arroz e as massas dão energia ao nosso corpo. É muito importante comer legumes e frutas em todas as refeições porque têm muitas vitaminas que protegem o nosso corpo das doenças. A carne, o peixe e os ovos têm muitas proteínas que ajudam o nosso corpo a crescer forte e saudável. Cada alimento ajuda o nosso corpo a crescer com saúde. Por isso, devemos comer de todos os alimentos um pouco. A Roda dos Alimentos mostra-nos como devemos variá-los. Atenção: - Não comas fruta sem ser lavada; - Certifica-te de que os ovos são frescos; Vê sempre a data limite das embalagens; Alunos do 3º e 4º ano

58 Realização de actividades lúdicas nos sites:


Carregar ppt "Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico de Queiriz"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google