A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Segundo Aurélio: “conjunto de características humanas que não são natas e que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Segundo Aurélio: “conjunto de características humanas que não são natas e que."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional
Segundo Aurélio: “conjunto de características humanas que não são natas e que criam e se preservam ou aprimoram por intermédio da comunicação e cooperação entre indivíduos em sociedade.” Conjunto de valores éticos e morais, padrões de comportamento, crenças e valores compartilhados pelos membros de uma mesma organização. Podem ser: Explicitos ou Implicitos. (COSTA/2010) É também a história , os princípios e valores que norteiam a organização e que servem de balizamento referencial para as ações individuais e coletivas.

2 Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional
A cultura organizacional exerce forte influência individual sobre os integrantes da organização e por consequência no coletivo organizacional. É constituída por: Imposição de limites para ações: São exemplos boicote e operação padrão; Ambiente organizacional; Criação de identidade por meio da sensação de pertencimento; Motivação; Aceitação

3 Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional
Explícitos ou visiveis: Formalizados – políticas, diretrizes, declarações de missão e os valores. Missão IFB Oferecer ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica, por meio da inovação, produção e difusão de conhecimentos, contribuindo para a formação cidadã e o desenvolvimento sustentável, comprometidos com a dignidade humana e a justiça social. Missão Petrobrás Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

4 Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional
Código de Conduta da Alta Administração Federal 16. Pode autoridade aceitar convites para assistir a shows artísticos ou evento esportivo sem ônus? A autoridade pode aceitar convite para show, evento esportivo ou simular: por razão institucional, quando o exercício da função pública recomendar sua presença; quando se tratar de convite cujo custo esteja dentro do limite de R$ 100,00, estabelecido no artigo 2º, parágrafo único, inciso II, do Código de Conduta da Alta Administração Federal. Nesses casos, deve a autoridade assegurar transparência, o que pode ser feito por meio de registro da participação e suas condições em agenda de compromissos de acesso público.

5 Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional
Implícitos ou ocultos: Congregam o que é informal, mas que é aceito e compartilhado pelos integrantes da organização. Segundo Freitas (1997), são cinco os traços culturais presentes na cultura brasileira: Hierarquia – Poder centralizado, fruto das primeiras formas de socialização; Personalismo – Busca pela informalidade nas relações, o famoso “calor humano”; Malandragem - Forma flexível, adaptável, criativa e dinâmica de ser “jeitinho brasileiro”; Sensualismo – Gosto pelo sensual e pelo exótico; Aventura – Tendência e aversão ao trabalho metódico, o verdadeiro espirito empreendedor.

6 Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional
Exemplos de aplicação do conceito de Cultura Organizacional na Gestão de Pessoas: Programa de ambientação - diminuir as inquietações iniciais; - diminuir o tempo de adaptação; - desenvolver expectativas realísticas. Resolução de conflitos internos

7 Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional
Compreensão das necessidades, preocupações e percepções dos colaboradores da organização. Também associada com conceitos como: “apoio organizacional percebido” (EISENBERG; HUNTINGTON, 1986) e “o grau de similaridade entre as expectativas da organização e as dos empregados” (GLICK, 1985). O clima organizacional busca explicações para o desempenho do trabalho humano, por meio de relações entre o clima organizacional e outros aspectos relevantes do cotidiano, como liderança, satisfação, ética, rotatividade, entre outros (OLIVEIRA,1996) Kolbet et al (1978), incorpora em seu conceito a ideia de conformidade, apoio, clareza organizacional e calor humano.

8 Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional
Diversos estudos apontam que o diferencial para o sucesso das organizações desta era não é mais somente os seus ativos tangíveis, como máquinas e estoques, mas os investimentos realizados neste espaço complexo e subjetivo das organizações, onde as pessoas suas crenças, valores, comportamentos e relacionamentos é que definem. Uma pesquisa de clima organizacional, incorpora temas como: local de trabalho; aspectos motivacionais; percepção dos colaboradores; influência e competência das gerências: capacidade de delegação; clareza de objetivos; cultura organizacional; relacionamento interno e o conceito de equipe.

9 Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional
Exemplos de aplicação do conceito de Clima Organizacional na Gestão de Pessoas: Negociação em períodos de greve; Situações de crise envolvendo a organização; Resolução de conflitos internos.

10 Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional
RELAÇÃO ENTRE CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL Ambas influenciam diretamente no desempenho da equipe e nos resultados da organização. O clima é a parte perceptível da cultura, a ponta do iceberg. Basicamente a maioria dos autores faz referência ao clima organizacional como algo rapidamente mutável e retrata o “humor” da organização, a satisfação e o nível de engajamento do momento, já a cultura é estável e resistente à mudança, sendo esta o conjunto de seus valores.

11 Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional
Os instrumentos de avaliação e mensuração de cultura e clima são diferenciadas e específicas. Nesse sentido quando o assunto é clima as pesquisas costumam ser quantitativas e podem até ser feitas internamente. Enfatizam a percepção dos membros da organização quanto às práticas e procedimentos observados, mais próximos da superfície da vida organizacional.(operacional) Já as pesquisas relativas à cultura aportam um entendimento profundo dos porquês do funcionamento tácito da organização, os significados individuais. O mapeamento da cultura tem um papel de diagnóstico, indicando quais os elementos vigentes naquela organização, portanto com importante papel na adoção de ações táticas e estratégicas.


Carregar ppt "Gestão de Pessoas no Setor Púbico Conteúdo: Cultura e Clima Organizacional Segundo Aurélio: “conjunto de características humanas que não são natas e que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google