A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia geral PROFESSOR JHONNY.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia geral PROFESSOR JHONNY."— Transcrição da apresentação:

1 Geografia geral PROFESSOR JHONNY

2 Aula 10 e 11: Oriente Médio

3

4 Localização O Oriente Médio é uma região que envolve países do oeste da Ásia e do nordeste da África. Grande parte destes países são banhados pelo Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo, Golfo Pérsico, Mar Negro e Mar Cáspio. 

5 Concentração Populacional
O Oriente Médio possui aproximadamente 260 milhões de habitantes, o que lhe dá, demograficamente, uma condição de mediana populosa. Os países do Oriente Médio de maior população são: Turquia e Irã. Suas respectivas populações somam cerca de 140 milhões de habitantes, percentual que ultrapassa os 50% de toda a população do Oriente Médio.  Na região do Golfo Pérsico existem países cuja população é bastante restrita. Se somarmos as populações do Catar, Bahrain, Emirados Árabes Unidos, Omã e o Kuwait, obteremos aproximadamente 8 milhões de habitantes. 

6 Aspectos Econômicos Praticamente todo Oriente Médio tem dificuldades na obtenção de água gerando grandes problemas para a agricultura. Mesmo assim levando em conta a área ocupada e a PEA é a atividade predominante na região. Devido a aridez do solo usa-se muito das irrigações.

7 Irrigação Tradicional: Técnica Milenar, que ocupa grande mão-de-obra com ocupação intensiva e de subsistência. Moderna: Kibutz: Organização Comunitária que cultiva terras doadas pelo Estado. Moshav: Cooperativa Agrícolas em terras dos agricultores.

8

9 Indústria A indústria da região é pouco desenvolvida.
A exploração de petróleo é a principal atividade econômica da região levando em consideração as riquezas geradas. Destaque para Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Iraque, Irã e Bahrein.

10 Importância da Região Com o crescimento do consumo de petróleo na região, aumentou a importância estratégica da região do Oriente Médio, onde encontra-se as maiores reservas de petróleo mundial.

11 Petróleo no mundo

12 OPEP OPEP criada em 1960, com sede em Viena, na Áustria.
A partir de 1972 os países membros das organizações começaram a exigir das empresa estrangeiras maior participação nos lucros. Em 1973 com a Guerra do Yom Kippur, a OPEP embargou a exportação pressionando norte- americanos e europeus. A ação inflacionou em até sete vezes o valor do barril. (1ªCrise do Petróleo)

13 Países da OPEP Da África: Angola, Argélia, Líbia e Nigéria.
 Do Oriente Médio: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã, Iraque, Kuwait e Qatar. Da África: Angola, Argélia, Líbia e Nigéria. Da América do Sul: Equador e Venezuela.

14 AULA 11 – CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

15 Fatores de Conflito Localização Geográfica na confluência de três continentes. Diversidade de Cultura e religiões. Múltiplas formas de organização política e econômica.

16 A região é Berço das grandes civilizações do passado (Mesopotâmia e no Egito).
Também na região temos o berço do judaísmo, cristianismo e islamismo.

17 Islamismo O islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé no início do século VII, na região da Arábia. No Oriente Médio há cerca de 18% dos mulçumanos do mundo.

18 Cristianismo Jesus Cristo nasceu em Belém, na Palestina e era Judeu.
A Palestina era naquele momento governada pelo Império Romano. Jesus Cristo morreu em Jerusalém, onde ressuscitou.

19 Judaísmo É a primeira religião monoteísta a aparecer na história (1800 A.C). Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus (povos que antecederam os judeus), fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo- lhes a terra prometida (Antes Canaã, hoje Estado de Israel). Atualmente a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém é no estado de Israel que se concentra o maior número de praticantes.

20 Cidade de Jerusalém JUDEUS: Foi a capital do reino de Judá e abriga as ruínas do Templo de Salomão onde ficavam as tábuas dos 10 mandamentos. O templo foi destruído e reconstruído várias vezes, e o que sobrou dele é chamado de Muro das Lamentações. CRISTÃOS: A cidade é sagrada por ser o local onde Jesus viveu a via sacra, padeceu e foi morto. MUÇULMANOS: Se localiza a mesquita que abriga o Domo da Rocha, o rochedo de onde Maomé teria alçado voo aos céus.

21

22 Questão Palestina

23 Contexto Histórico A região da Palestina foi habitada pelos hebreus por mais de um milênio até 63 D.C. Quando ocorreu a invasão do Império Romano que expulsou o povo hebreu (1ªDiáspora). O povo hebreu se distribuiu por vários países. A região se tornou pátria de maioria mulçumana, de língua árabe. Os árabes conviveram com minorias de judeus e cristãos por mais de um milênio.

24 No final do século XIX, a região da Palestina começou receber migração maciça de judeus que fugiam de perseguições na Rússia. Nasceu na época o ideal de criar uma pátria judaica na região, a “terra prometida” – SIONISMO. Após a 1ª GM o domínio da região ficou por conta do Reino Unido que se comprometeu a criar na região um Estado Judaico (Estado de Israel).

25 Com as intenções de criação do Estado Judaico aprovada pela Liga das Nações, há um crescimento do número da entrada de judeus na região Isso intensifica-se com a 2ªGM e o Nazismo.

26 Em 1947, a ONU, apresentou um plano para a criação do Estado Judeu (56,7% da área) e a criação do Estado Palestino (42,6%), e um território internacional, Jerusalém (0,7%). Todos sob mandato mandato britânico até a sua efetivação. A divisão proposta pela ONU privilegiou o povo judeu, visto que os mesmos representavam naquele momento apenas 1/3 da população.

27

28 Votos árabes contrários a partilha da ONU
Iêmen Egito Síria Iraque Líbano Arábia Saudita

29 Criação do Estado de Israel
Após diversos impasses os ingleses abandonaram a Palestina. Com a saída dos ingleses da região, uma crise generaliza tomou conta do local. Os judeus avançam sobre território árabes (Plano Dalet), expulsando os povos palestinos. Em maio de 1948, é criado o Estado de Israel. Os palestinos não conseguem se organizar.

30 Primeira Guerra Tropas da Liga Árabe, formada por Egito, Iraque, Transjordânia, Líbano e Síria declararam guerra à Israel. Iniciava a primeira guerra árabe-israelense. Israel vence a guerra e toma parte das terras palestinas, provocando a fuga de mais de quase um milhão de palestinos, que passaram a ocupar acampamentos nas região e nos países vizinhos. Fragilizada, o restante do território palestino é ocupado por Egito (Faixa de Gaza) e pela Jordânia (Cisjordânia). Nasce a Questão Palestina (Luta dos palestinos para recuperar seus território e oficializar um Estado)

31 Segunda Guerra Em 1956, ocorre a Guerra de Suez, quando do fechamento do Canal de Suez, para os israelenses, que haviam aderido o bloco capitalista (Guerra Fria), tornando-se aliado dos EUA. Israel invade e toma pela primeira vez a Península do Sinai (até então de domínio egípcio) que dava acesso ao Canal. Com a interferência da ONU, as fronteiras voltam às linhas anteriores.

32

33

34 OLP Em 1959, sob a liderança de Yasser Arafat, surgiu Al-Fatah, que pretendia criar um Estado Palestina através da luta armada. Em 1964 com o apoio de lideranças do mundo árabe, é criada a Organização para a Libertação da Palestinha (OLP), que passa a ser dirigida por Yasser Arafat em 1969. Em 1975, a OLP é reconhecida como representante oficial do povo palestino.

35 Yasser Arafat

36 Terceira Guerra - 1967 Guerra dos Seis Dias.
Israel ocupa a Faixa de Gaza, a Península do Sinai (Egito), a Cisjordânia (Jordânia) e as Colinas de Golã (Síria). Com o término da Guerra o governo israelense deu origem a construção de colônias na Cisjordânia.

37 Quarta Guerra - 1973 Guerra do Yom Kippur.
Síria e Egito atacaram Israel a fim de recuperar territórios. A crise se intercionalizou dando o origem a Crise Mundial do Petróleo.

38 Intifada Foi uma rebelião que tentou impedir o estabelecimento de novas colônias israelenses na Cisjordânia. Em 1987 o rei da Jordânia renuncia à soberania sobre a Cisjordânia, cedendo-a para os palestinos, o que obrigou Israel a negociar direto com a OLP.

39 Autoridade Nacional Palestina
Em 1993, nasce a ANP, organização concebida para ser um governo de transição até o estabelecimento do Estado palestino independente (Acordo de Oslo) em áreas da Cisjordânia e da Faixa de Gaza. Em 2002, tem início a construção do muro que separa Israel da Cisjordânia.

40 Em 2004, o presidente da OLP que se tornou ANP, Yasser Arafat, morre em Paris.
Em 2005, Mahmoud Abbas é eleito presidente da ANP e senta-se com Ariel Sharon, primeiro ministro israelense iniciando uma trégua. Israel inicia a retirada de tropas e assentamentos da Faixa de Gaza. Em 2006 termina a trégua.

41 Ariel Sharon

42 Mahmoud Abbas

43

44 Benjamin Netanyahu

45

46


Carregar ppt "Geografia geral PROFESSOR JHONNY."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google