A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRUPO: JÉSSICA FÉLIX RAFAELA KAROLINA VERÔNICA CORREIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRUPO: JÉSSICA FÉLIX RAFAELA KAROLINA VERÔNICA CORREIA"— Transcrição da apresentação:

1 GRUPO: JÉSSICA FÉLIX RAFAELA KAROLINA VERÔNICA CORREIA
UNESC FACULDADES GRUPO: JÉSSICA FÉLIX RAFAELA KAROLINA VERÔNICA CORREIA

2 DEFINIÇÃO DE CÂNCER O câncer é uma doença crônica degenerativa, de evolução prolongada e progressiva, que pode ser interrompida. É uma doença relacionada a debilidades e mutilações, o que ocasiona danos significativos quanto aos aspectos físicos, psicológicos e estéticos (GUIRRO e GUIRRO, 2002). Câncer: um grupo de células, crescendo descontroladamente, capazes de invadir estruturas próximas e, ainda, espalhar-se para diversas regiões do organismo. (FERRARI & HERZBERG, 2003).

3 CÂNCER DE MAMA: Incidência
O câncer de mama é a neoplasia de maior ocorrência entre as mulheres no mundo. ocorre preferencialmente após os 40 anos de idade, mas, há um aumento sensível da incidência em mulheres mais jovens. O Brasil está entre os países com taxa mais elevada de incidência (49.400/ ) A principal causa de morte por neoplasia entre a população feminina (9.335/ ). A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008).

4 FISIOPATOLOGIA As células cancerígenas, proliferam de forma oposta às normais e são capazes de invadir e colonizar os tecidos circunjacentes. A célula sofre uma mutação no material genético favorecendo diversas mutações adicionais, para que se desenvolva uma neoplasia. (Alberts, 1994 apud BERGMAN, 2000).

5

6 SINAIS E SINTOMAS Nódulo único endurecido.
Abaulamento de uma parte da mama. Edema em MS. Eritema na pele. Inversão do mamilo. Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas. Sensação de nódulo aumentado na axila. Espessamento ou retração da pele ou do mamilo. Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos. Dor na mama ou mamilo.

7

8 FATORES DE RISCO HISTÓRICO FAMILIAR; IDADE; MENSTRUAÇÃO PRECOCE;
MENOPAUSA TARDIA; REPOSIÇÃO HORMONAL; COLESTEROL ALTO; OBESIDADE; SEDENTARISMO; TABAGISMO; ÁLCOOLISMO. (MUSS, 2001; COLLINS, COTRAN e KUMAR, 2000).

9 CLASSIFICAÇÃO As lesões cancerígenas na mama podem surgir em qualquer uma de suas estruturas: epiderme, mesênquima e epitélio glandular. Os carcinomas são classificados em não invasivo ou in situ e invasivos com suas variações, conforme a histologia. Fonte:

10 Carcinoma ductal in situ
O carcinoma ductal in situ, é considerado não invasivo ou câncer de mama pré-invasivo, devido as células não se espalharam através dos ductos para o tecido mamário adjacente, mas, em alguns casos pode se tornar um  câncer invasivo.

11 Carcinoma Lobular In Situ  No carcinoma lobular in situ as células se parecem com as células cancerosas que crescem nos lobos das glândulas produtoras de leite, mas não se desenvolvem através da parede dos lobos.

12 Carcinoma Ductal Invasivo Este é o tipo mais comum de câncer de mama
Carcinoma Ductal Invasivo Este é o tipo mais comum de câncer de mama. O carcinoma ductal invasivo (ou infiltrante) se inicia em um duto de leite, rompe a parede e cresce no tecido adiposo da mama, podendo ocorrer metástase através do sistema linfático e da circulação sanguínea. Cerca de 80% dos cânceres de mama invasivos correspondem ao carcinoma ductal infiltrante.  Carcinoma Lobular Invasivo O carcinoma lobular invasivo começa nas glândulas produtoras de leite (lobos), pode haver metástase. Cerca de 10% dos cânceres de mama invasivos correspondem ao carcinoma lobular invasivo. Este tipo pode ser mais difícil de ser detectado na mamografia do que o carcinoma ductal invasivo. 

13 Carcinoma de Paget Essa é uma lesão especial que, freqüentemente, se manifesta como dermatite eczematóide unilateral da papila mamária, por isto ela deve sempre requer biópsia. Carcinoma inflamatório É uma forma especial de tumor caracterizada pelo comprometimento difuso da mama, que adquire características de inflamação. Clinicamente, a pele apresenta calor, rubor e edema, lembrando a casca de uma laranja. Trata-se de um tumor agressivo, fundamentalmente tratado pela quimioterapia.

14 Sarcomas Os sarcomas originam-se do tecido conjuntivo que existe nos septos do tecido glandular. São raros e se disseminam pela corrente sangüínea e linfática. Podem crescer rapidamente e atingir grandes volumes locais sem ulcerações. Seu tratamento é cirúrgico, com a retirada total da mama. Câncer de Mama Triplo-negativo - são cânceres de mama cujas células não são receptores de estrogênio e progesterona. Essas características tendem a ocorrer com maior freqüência em mulheres mais jovens e em mulheres negras. Esse tipo de câncer tende a crescer e se espalhar mais rapidamente do que a maioria dos outros tipos de câncer de mama. A quimioterapia é recomendada para a doença em estágio inicial, pois reduz o risco da recidiva. oncoguia.org.br/conteudo/tipos-de-cancer-de-mama

15

16 PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO
(MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002)

17 Quando realizar o exame de mamografia?
Evite agendar antes ou logo após a menstruação: A mamografia deverá ser realizada durante a segunda e terceira semanas do ciclo menstrual. "Nesse período há menor densidade do tecido glandular das mamas, tornando o exame mais detalhado e com menor desconforto“. Além disso, no período da menstruação ou nas semanas próximas, as mamas costumam estar mais sensíveis, devido às alterações hormonais, e o exame se torna mais desconfortável. 

18 TRATAMENTO CLÍNICO CIRÚRGICO : QUADRANTECTOMIA, MASTECTOMIA;
QUIMIOTERAPIA: tratamento sistêmico para o câncer; RADIOTERAPIA: mais utilizado para tumores localizados que não podem ser ressecados totalmente; REPOSIÇÃO HORMONAL.

19 OBJETIVOS DO TRATAMENTO FISIOTERAPÊUTICO
Prevenir complicações respiratórias e osteomioarticulares ; Promover adequada recuperação funcional; Propiciar melhor qualidade de vida; Favorecer o retorno às atividades de vida diária. Evitar aderências cicatriciais; Manutenção ou aumento da ADM; Manutenção ou aumento da força muscular; Prevenção do linfedema e algias.

20 ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA
Fisioterapia deve atuar em todas as fases do câncer da mama: Pré-tratamento (diagnóstico e avaliação); Durante o tratamento (quimioterapia, radioterapia, cirurgia, e hormonioterapia); Após o tratamento (período de seguimento); na recidiva da doença e nos cuidados paliativos. (BERGMANN et al, 2004).

21 RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS APLICADOS NO CÂNCER DE MAMA
Posicionamento no leito; Mobilização dos membros superiores; Controle de sintomas álgicos; Prevenção de problemas posturais; Prevenção e tratamento do linfedema de MMSS; Drenagem linfática manual; Exercícios ativos, passivos; Alongamentos; Exercícios respiratórios para melhor função diafragmática, pulmonar e retirada de secreções. (BERGMANN et al,2005)

22 RECURSOS TERAPÊUTICOS
Massoterapia: produz estimulação mecânica dos tecidos, sensação de prazer e bem-estar e relaxamento muscular; A cinesioterapia: permite restaurar ou melhorar o desempenho funcional dos segmentos corporais comprometidos; Eletroestimulação: TENS diminui em até 47% o uso de morfina, sendo eficaz na diminuição da tensão muscular gerada pela dor. (SAMPAIO et al, 2005).

23 LEI 9.797/1999, art.1°

24

25

26 BOA NOITE


Carregar ppt "GRUPO: JÉSSICA FÉLIX RAFAELA KAROLINA VERÔNICA CORREIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google