A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os anos 90: Política e sociedade no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os anos 90: Política e sociedade no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
Etelvina Dagnino (org.) Editora Brasiliense. Texto: Os movimentos sociais e a emergência de uma nova noção de cidadania.

2 Nova cidadania Nova noção de cidadania: luta por direitos – movimentos sociais; Nova cidadania: advém de um novo estatuto teórico e político – a democracia; Construção da cidadania: difusão de uma cultura democrática; nexo constitutivo entre cultura e política;

3 Autoritarismo social Sociedades como a do Brasil e América Latina em que emerge na sociedade a desigualdade, a miséria e a fome, caracteriza-se por uma organização hierarquizada e desigual do conjunto de relações sociais. Causa uma cultura autoritária de exclusão social. Desafio para a democratização - obstáculo.

4 Características da cidadania
Direito a ter direitos: criados por lutas direitas da população e práticas concretas. Cidadania de baixo para cima: voltada a não ter excluídos sociais, não vinculada a classes dominantes. Uma nova sociabilidade: não apenas inclusão no mundo político. Reforma intelectual/moral: cidadãos atuantes, sociáveis, não deixar o trabalho apenas para o Estado.

5 Características da cidadania
Intervenção de uma nova sociedade: direitos de definir a sociedade que queremos em todos os seus aspectos – p. e.: orçamento participativo. Tem um quadro de referencia complexo e aberto para abarcar todas as formas de diversidade social – haja vista a igualdade e a desigualdade existente.

6 Movimentos sociais Salto de qualidade nos movimentos sociais: preocupados em adequar a institucionalidade democrática. Movimentos sociais são redes: sujeitos políticos coletivos e múltiplos, heterogêneos, mas que compartilham princípios básicos, como cidadania, participação e democracia.

7 Nova cidadania Para Dagnino: necessário articular o direito à igualdade com o direito à diferença – incorporar dimensões da subjetividade, aspirações e desejos, ou seja, interesses individuais que se tornam coletivos (tornando-se direitos).

8 Nova cidadania O que atrai na nova cidadania é a possibilidade dela trazer uma nova forma de articulação das diferenças capaz de criar condições de uma vida melhor aos excluídos Da luta pela construção da democracia e seu aprofundamento depende a nova cidadania (enquanto estratégia política).


Carregar ppt "Os anos 90: Política e sociedade no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google