A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DO CORPO HUMANO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DO CORPO HUMANO
Fundamentos de Saúde 1º bimestre/2012 SISTEMAS DO CORPO HUMANO imunológico Escola Técnica - MÚLTIPLA

2 SISTEMA IMUNOLÓGICO Os historiadores indicam Thucidides, em Atenas, durante o quinto século antes de Cristo, como o primeiro a relacionar a imunidade a uma infecção, que ele chamou de "peste“. O conceito de imunidade pode ter existido a muito mais tempo, conforme sugere o antigo hábito chinês de tornar as crianças resistentes à varíola fazendo-as inalar pós obtidos de lesões cutâneas provenientes de pacientes em recuperação dessa doença.

3 SISTEMA IMUNOLÓGICO Historicamente, o primeiro exemplo claro de manipulação do sistema imune sob condições controladas, foi o da vacinação bem-sucedida contra a varíola, por Edward Jenner. Esse médico inglês notou que as ordenhadoras que se recuperavam da varíola bovina jamais contraíam a mais grave varíola humana.

4 SISTEMA IMUNOLÓGICO Com base nessa observação, ele injetou o material de uma pústula de varíolas no braço de um menino de 8 anos. Quando, mais tarde esse menino foi intencionalmente inoculado com varíola, a doença não se desenvolveu. O tratado de Jenner sobre vacinação (do latim vaccinus, das vacas) foi publicado em 1798. Este levou a aceitação generalizada desse método para induzir imunidade contra doenças infecciosas, e a vacinação persiste como método mais eficaz para evitar infecções.

5 SISTEMA IMUNOLÓGICO O sistema imunológico ou sistema imune é de grande eficiência no combate a microorganismos invasores. Mas não é só isso; ele também é responsável pela “limpeza” do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, e memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas, que diariamente surgem no nosso corpo, como resultado de mitoses anormais. Essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.

6 SISTEMA IMUNOLÓGICO Células do sistema imune são altamente organizadas como um exército. Cada tipo de célula age de acordo com sua função. Algumas são encarregadas de receber ou enviar mensagens de ataque, ou mensagens de supressão (inibição), outras apresentam o “inimigo” ao exército do sistema imune, outras só atacam para matar, outras constroem substâncias que neutralizam os “inimigos” ou neutralizam substâncias liberadas pelos “inimigos”.

7 SISTEMA IMUNOLÓGICO Sabe-se desde o início do século 20 que a exposição a certos produtos químicos têm efeitos de redução imunológicos. A saúde humana é influenciada pelo ambiente e muitas doenças podem ser desenvolvidas ou agravadas por fatores ambientais e é crescente a preocupação com o efeito e por exposição ocupacional ou inadvertida. Há materiais biológicos e drogas que podem danificar o nosso sistema imunológico.

8 SISTEMA IMUNOLÓGICO

9 SISTEMA IMUNOLÓGICO O sistema imunológico funciona desenvolvendo antígenos que se especializam em atacar as substâncias estranhas. O nosso corpo consegue detectar milhões destas substâncias e produzir os antígenos adequados para controlá-las. O sistema imunológico pode "lembrar" da produção destes antígenos e produzí-los de forma rápida se necessário outra vez, sob novo ataque ou ocorrência. A produção de antígenos para uma possível proteção é o principio de funcionamento de uma vacina.

10 SISTEMA IMUNOLÓGICO O complexo sistema de defesa do corpo humano é composto de células variadas e especiais produzidas na medula óssea, estas células imunológicas são chamadas de leucócitos ou células brancas e incluem os macrófagos, eosinófilos, células plasmáticas e linfócitos T e B. Estas células podem mandar mensagens para outras que se encarregam de produzir antígenos para o combate às substâncias estranhas.

11 SISTEMA IMUNOLÓGICO Idade, predisposição genética, estilo de vida, dietas, uso de drogas, remédios e estresse podem comprometer o sistema imunológico e aumentar a chance de doenças e alergias. Mais de 10% da população mundial tem tendência genética a desenvolver alergias e doenças causadas por queda de resistência e grande parte desta população é de crianças.

12 SISTEMA IMUNOLÓGICO Vários produtos químicos causam respostas alérgicas à pele, o tolueno di-isocianato usado na produção de plásticos por exemplo, pode causar dermatite e asma, trabalhadores de indústrias de tintas e vernizes expostos ao anidrido trimetálico, têm reações alérgicas como renite e asma levando a síndromes respiratórias graves. Exposição a chumbo, ouro e mercúrio pode levar à auto-imunologia atacando rins, causando artrite, nefrite, problemas gastrointestinais, circulatórios e nervoso-centrais, tiróide, entre outras doenças.

13 SISTEMA IMUNOLÓGICO

14 SISTEMA IMUNOLÓGICO febre
A vasodilatação aumenta a temperatura no local inflamado, dificultando a proliferação de microrganismos e estimulando a migração de células de defesa. Algumas das substâncias liberadas no local da inflamação alcançam o centro termorregulador localizado no hipotálamo, originando a febre (elevação da temperatura corporal). Apesar do mal-estar e desconforto, a febre é um importante fator no combate às infecções, pois além de ser desfavorável para a sobrevivência dos microorganismos invasores, também estimula muitos dos mecanismos de defesa de nosso corpo.

15 SISTEMA IMUNOLÓGICO

16 SISTEMA IMUNOLÓGICO glândula timo
Situada na parte superior da caixa toráxica (ver fugura ao lado), a glândula timo – ou simplesmente “timo” – é o órgão responsável pela produção dos linfócitos “T”. Durante a vida de uma pessoa, ela diminui de tamanho. Nos idosos, é substituída por um tecido adiposo que causa diminuição da produção dos “T”


Carregar ppt "SISTEMAS DO CORPO HUMANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google