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Profª Zuleika Felice Murrie - CENP SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa SARESP 2009 A estratégia.

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1 Profª Zuleika Felice Murrie - CENP SARESP Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo Língua Portuguesa SARESP 2009 A estratégia do Relatório Pedagógico: uma lógica que orienta para o estudo e a análise Equipe de Língua Portuguesa : DERSV PCOPs: João Mário Santana Zara Valéria Baptista

2 Retomando as Lições do Espelho:...ainda tem o seguinte, continuou o espelho: Como vou fazer esta avaliação? Devo utilizar análises continuadas? Utilizo a observação? Finalmente, concluiu o espelho: - será que estou sendo justo? Tantos são os pontos a considerar...

3 Resultados Comparando-se a média de proficiência esperada de Língua Portuguesa em cada uma das séries/anos avaliados com a média na prova de 2009 e a distribuição nos níveis, nota-se que:

4 6ª série/7º ano do EF -Nível Adequado aumentou de 27,5%, em 2008, para 33,4% (+ 6,1%), em 2009; - -Nível Avançado também aumentou de 5,6%, em 2008, para 8,4% (+ 3,2%), em 2009; -Nível Abaixo do Básico diminuiu de 25,4%, em 2008, para 18% (- 7,4%), em 2009; - Nível Básico diminuiu de 41,6%, em 2008, para 40,2% (- 1,4%), em 2009.

5 6ª série/7º ano do E.F Quando somada a porcentagem dos alunos nos níveis Básico, Adequado e Avançado, tem-se o número de 82%, que representa a classificação Suficiente (qualificação para a continuidade dos estudos nas séries/anos posteriores).

6 8ª série/9º ano do E.F. Nível Adequado aumentou de 15,6%, em 2008, para 18,1% (+ 2,5%), em 2009; Nível Avançado também aumentou de 1,9%, em 2008, para 2,3% (+ 0,4%), em 2009; Nível Básico aumentou de 56,4%, em 2008, para 57,0%, em 2009 (+ 0,6%); Nível Abaixo do Básico diminuiu de 26,1%, em 2008, para 22,5% (- 3,6%), em 2009.

7 8ª série/9º ano do E.F. Quando somada a porcentagem dos alunos nos níveis Básico, Adequado e Avançado, tem-se o número de 78%, que representa a classificação Suficiente (qualificação para a continuidade dos estudos nas séries/anos posteriores).

8 3ª série do EM -Nível Adequado aumentou de 28,5%, em 2008, para 29,2% (+ 0,7%), em 2009; -Nível Avançado diminuiu de 0,9%, em 2008, para 0,7% (- 0,2%), em 2009; -Nível Básico aumentou de 37,7%, em 2008, para 40,6%, em 2009 (+2,9%); - Nível Abaixo do Básico diminuiu de 32,9%, em 2008, para 29,5% (- 3,4%), em 2009.

9 3ª série do EM Quando somada a porcentagem dos alunos nos níveis Básico, Adequado e Avançado, tem-se o número de 67%, que representa a classificação Suficiente (qualificação para a continuidade dos estudos posteriores).

10 Análise Pedagógica Para melhor compreensão de tais dados e dificuldades, vejamos um exemplo quanto ao desempenho do aluno no que se refere à habilidade de identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de determinadas categorias gramaticais na 6ª série do E.F.

11 PREVENÇÃO CONTRA A FEBRE AMARELA página 159 No trecho Procure informações sobre a vacinação, o verbo está no modo imperativo para indicar a (A)dificuldade de se dirigir ao leitor (B)dúvida sobre os locais de vacinação (C)incerteza sobre o valor da vacina (D)intenção de convencer o leitor ESCLARECIMENTOS AOS VIAJANTES ABCD 8,9%49,9%12,8%28,2%

12 Análise Pedagógica 6ª série /7º ano Exemplo 16 (pág. 154) Habilidade avaliada H18 – Identificar formas de apropriação textual, como paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre.(GI) 8ª série /9º ano Exemplo 14 (p.194) Habilidade avaliada H18 – Inferir a tese de um texto argumentativo, com base na argumentação construída pelo autor. (GIII) 3ª série E.M. Exemplo 24 (pág. 252) Habilidade avaliada H41 – Comparar e confrontar pontos de vista diferentes relacionados ao texto literário, no que diz respeito a histórias de leitura...(GII)

13 Análise Pedagógica - 6ª série/7º ano do EF Os alunos apresentaram problemas em relacionar informações, identificar os sentidos dos elementos linguísticos expressivos e aplicar os conhecimentos que exigem o domínio de nomenclaturas específicas e de análises sobre os usos da língua portuguesa. Exemplo 16 (pág. 154) Habilidade avaliada H18 – Identificar formas de apropriação textual, como paráfrases, citações, discurso direto, indireto ou indireto livre. (GI)

14 Análise Pedagógica - 8ª série/9º ano do EF Os alunos demonstraram dificuldades em mobilizar os conhecimentos para resolver problemas gramaticais ou em compreender os elementos constituintes de textos dissertativos. Exemplo 14 (p.194) Habilidade avaliada H18 – Inferir a tese de um texto argumentativo, com base na argumentação construída pelo autor. (GIII)

15 Os alunos demonstraram dificuldades em mobilizar os conhecimentos formais de língua e literatura para resolver problemas. Exemplo 24 (pág. 252) Habilidade avaliada H41 – Comparar e confrontar pontos de vista diferentes relacionados ao texto literário, no que diz respeito a histórias de leitura. (GII) Análise Pedagógica 3ª série do EM

16 6ª EF – pág.154/155– Relatório Pedagógico 2009 No terceiro parágrafo, os dois trechos entre aspas reproduzem (A) a fala dos pesquisadores. (B) a opinião do autor do texto. (C) o fato que ocorreu durante o estudo. (D) o resultado da pesquisa. Percentuais de resposta: ABCD 48,6%13,8%17,5%19,9%

17 8ª EF – pág. 194/195– Relatório Pedagógico 2009 Em sua carta ao jornal, o leitor defende a tese de que (A) a habilidade do motorista é o principal fator relacionado à ocorrência de acidentes de trânsito. (B) o menosprezo que os condutores de veículos de quatro rodas sentem pelos motociclistas é a maior causa de acidentes. (C) os condutores de veículos de duas rodas são os que mais provocam acidentes no trânsito. (D) os condutores de veículos de quatro rodas causam tantos acidentes quanto os motociclistas. Percentuais de resposta ABCD 21,4%37,9%14,3%26,3%

18 3ª EM - pág. 252/253 - Relatório Pedagógico 2009 O trecho aqui intitulado Franqueza de finado constitui parte romance realista e, como tal, espera do leitor a quem se destina uma atitude diferente daquela atribuída ao leitor de textos românticos. O leitor referido no texto de Machado deve ser capaz de (A) acompanhar as sutilezas de construção do enredo e da narração. (B) assumir seu papel na reconstrução de narrativas com finais abertos. (C) romper com as convenções de tempo-espaço na narrativa cientificista. (D) sonhar com as aventuras de um herói representante do bem e do belo. (E) transformar o percurso do personagem de modo inesperado. Percentuais de resposta ABCDE 33,0%19,7%16,5%6,6%24,1%

19 Em síntese Os resultados mostram que é preocupante a situação de aprendizagem em Língua Portuguesa nas 8ª série/9º ano do EF e 3ª série do E.M. Em compensação, os resultados de 6ª série/7º ano do EF são expressivos. Tais resultados podem representar uma possível melhoria da aprendizagem nas demais séries/anos.

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