A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Espaço Geográfico Rural

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Espaço Geográfico Rural"— Transcrição da apresentação:

1 O Espaço Geográfico Rural

2 Podemos dizer que essas duas classificações de espaços são dinâmicas ?
Quando há ação antrópica, chamamos de Espaço Geográficos A ação Humana sobre o espaço Geográfico Chamamos de Espaço Natural um trecho da superfície terrestre que não sofreu nenhuma ação humana. O espaço Geográfico é caracterizado por dois aspectos: A velocidade das transformações é muito rápida. Organização de espaço, cada espaço é ocupado com funções específicas. Podemos dizer que essas duas classificações de espaços são dinâmicas ?

3

4 Nas duas classificações podemos observar um certo dinamismo nas suas transformações. Os espaços não é estático.

5 A Revolução Agrícola e o espaço Geográfico
Inicialmente, a transformação do espaço natural pela ação humana foi baseado em uma economia predatória. Isso significa que os primeiros agrupamentos humanos viviam da coleta de frutos, raízes, da pesca e da caça, nada era produzido tudo se retirava da natureza. O nomadismo foi o modo de vida, marcado pelo constante deslocamento pelo espaço geográfico. Ele foi responsável pela expansão da população humana por quase toda superfície terrestre. O Sedentarismo foi um processo onde as populações humanas começaram a se fixar em pequenas aldeias, onde teve início o controle das plantas e a domesticação dos animais.

6

7 A Dependência Humana da Natureza
De forma muito geral, o espaço rural é o lugar onde mais notamos nossa dependência da natureza. Por quê isso acontece? Dela retiramos todos os elementos essenciais para a sobrevivência, como a água, os alimentos e a energia, matérias-primas para vários produtos, etc.

8 Com o crescimento da sociedade de consumo, o ritmo das atividades econômicas tornou-se muito mais intenso, o que fez ampliar de maneira considerável a interferência do ser humano sobre a natureza provocando grandes alterações no meio natural.

9 Conversa: É possível que haja interferência humana na natureza, sem causar impactos? Podemos dizer que na natureza existem recursos renováveis e recursos não renováveis?

10 Evolução da Relação Homem-Natureza
Podemos dizer que a natureza influência e/ou determina as atividade humanas? O espaço natural tem seus recursos distribuídos de forma irregular, o que pode influenciar a organização socioeconômica humana. Ex: é quase impossível encontrar uma sociedade de pescadores numa região montanhosa.

11

12 Relevo s RELEVO: Fator natural que pode facilitar ou dificultar a produção agrícola. Nos terrenos pouco acidentados, o plantio, o uso da água e o emprego de máquinas na lavoura são mais facilitados. Nos terrenos mais acidentados são necessárias técnicas de plantio em curvas de nível para diminuir o processo erosivo.

13 Técnica de plantação em curva de nível para controlar a erosão.

14 Dessa forma à medida que a humanidade desenvolve e usa tecnologias mais sofisticas, essa influência da natureza sobre ela diminui.

15

16 A imposição da natureza

17 O que é o espaço Geográfico Rural
A maior parte dos espaços geográficos rurais podem dar a impressão de que são espaços naturais Mas o trabalho humano, introduziu modificações : Matas e florestas foram substituídas por plantações e pastagens. Estradas, casas etc. No espaço Geográfico Rural, encontramos as três primeiras atividade econômicas da humanidade: a coleta vegetal e a caça (hoje extrativismo vegetal e animal), a agricultura ( que nasceu de um aprimoramento da coleta vegetal) e a pecuária ( aprimoramento da caça).

18 A produção de alimentos
Há mais de 350 mil espécies vegetais conhecidas. Dessa imensa variedade, pouco mais de 300 são cultivadas em escala comercial. Destacando-se estes produtos.

19

20 0 Esvaziamento do Espaço Geográfico Rural
Nas últimas décadas, em praticamente todo o mundo, o número de pessoas que vive no campo vem diminuindo. O Campo está se esvaziando, por meio de grandes migrações denominadas êxodo rural. Mas por quê isso está acontecendo?

21 Os espaços rurais estão se esvaziando, porém não de forma homogênia em todas as partes do mundo.
A maior diferença que podemos notar de um espaço rural para outro é o grau de tecnologia empregado. O que determina a quantidade de pessoas que esse campo pode absorver e também sua capacidade de produção.

22 Em regra, nos países mais desenvolvidos há maior urbanização, e o campo é mais vazio, ao passo que nos países mais pobres as estruturas agrícolas mais tradicionais ainda predominam.


Carregar ppt "O Espaço Geográfico Rural"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google