A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Planejamento Financeiro e Orçamentário

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Planejamento Financeiro e Orçamentário"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento Financeiro e Orçamentário
Cenário orçamentários O cenário econômico futuro é sempre incerto. As empresas ou projetos apresentam diferentes graus de sensibilidade do fluxo de caixa aos fatores sistemáticos: Inflação; Taxa de juros; Câmbio; Carga tributária; Concorrência. Geralmente, elabora-se três cenários, que podem se concretizar: Crescimento; Estabilidade; Recessão. SANTOS, José Odálio. Avaliação de empresas. São Paulo: Saraiva, 2008.

2 Planejamento Financeiro e Orçamentário
Cenário orçamentários A técnica de construção de cenários é praticamente a mesma desenvolvida para a leitura do ambiente, só que enfocando o curto prazo. Isto envolve o ano atual e o próximo. Tem por fim nortear as ações atuais para o futuro próximo, a partir da leitura do ambiente para o aspecto temporal de curto prazo. O plano orçamentário será iniciado a partir de cenários. O objetivo da construção de cenários é o de fundamentar as premissas orçamentárias. Os cenários e a leitura do ambiente servem para a elaboração do planejamento estratégico. PADOVEZE, C. L. Controladoria básica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning , 2004.

3 Planejamento Financeiro e Orçamentário
Cenário orçamentários Fontes de dados para a construção de cenários: Mídia; Publicações especializadas; Associações de classe; Entidades governamentais. Devem ser analisadas e transformadas em informações que permitam indicar os caminhos mais prováveis a serem seguidos. Pode-se traduzir as variáveis macroeconômicas em dois ou três cenários mais prováveis, que são decorrentes da leitura das perspectivas baseadas no atual ambiente econômico. As informações geradas constantes no cenário tido como o mais provável deverão ser assumidas para direcionar as premissas do plano orçamentário para o próximo período. PADOVEZE, C. L. Controladoria básica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning , 2004.

4 Planejamento Financeiro e Orçamentário
Cenário orçamentários Segundo Porter (1986), cenários são visões parciais e internamente consistentes de como o mundo será no futuro e que podem ser escolhidas de modo a limitar o conjunto de circunstâncias que podem vir a ocorrer. Na elaboração de cenários, podem ser propostas algumas etapas: Definição do objetivo; Seleção de variáveis; Diagnóstico do sistema; Descrição da situação atual; Desenvolvimento de temas; Hipóteses de evolução; Montagem. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

5 Planejamento Financeiro e Orçamentário
Cenário orçamentários Determinação do objetivo Os objetivos podem ser de dois tipos: Exploratórios – identificação de oportunidades; Elucidativos – para tomada de decisão. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

6 Planejamento Financeiro e Orçamentário
Cenário orçamentários Seleção de variáveis Envolve duas restrições: A falta de dados; O uso que se fará do cenário. As variáveis podem ser classificadas em vários campos: Econômico; Político; Ambiental; Tecnológico. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

7 Planejamento Financeiro e Orçamentário
Cenário orçamentários Diagnóstico do sistema Os elementos do sistema são estabelecidos e a macroestrutura é estudada para: Definir variáveis importantes no sistema; Identificar relações entra as variáveis; Verificar a natureza dessas relações; Descrever os agentes que interferem no sistema e a forma como se relacionam; Agrupar as variáveis em campos mais ou menos homogêneos. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

8 Planejamento Financeiro e Orçamentário
Cenário orçamentários Descrição da situação atual Nesta etapa é feito o levantamento e a coleta dos dados. Deve-se descobrir o grau de interação entre as variáveis. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

9 Planejamento Financeiro e Orçamentário
Cenário orçamentários Desenvolvimento de temas para os cenários É a reunião de ideias sobre o que se pretende explorar no futuro. Variáveis políticas normalmente são as escolhidas como temas. A economia é sempre relevante. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

10 Planejamento Financeiro e Orçamentário
Cenário orçamentários Hipóteses de evolução Os cenários devem ser descritos tendo em mente o objetivo, detalhando as variáveis importante e estabelecendo hipóteses sobre cada uma, ou em conjunto. Deve-se criar uma hierarquia das variáveis e uma matriz de impactos cruzados. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.

11 Planejamento Financeiro e Orçamentário
Cenário orçamentários Montagem de cenários Nesta etapa acontecem: Descrição do sistema imaginado; Descrição das hipóteses desenvolvidas; Quantificação das variáveis primárias (escolhidas) e secundárias. É recomendável que sejam elaborados pelo menos um cenário otimista e um pessimista, sem serem excessivamente bons ou ruins, para fazer uma aproximação do comportamento da empresa nas duas situações. As previsões, com base em estatísticas, não devem ser abandonadas. CASAROTTO FILHO, N. Projeto de negócio. São Paulo: Atlas, 2002.


Carregar ppt "Planejamento Financeiro e Orçamentário"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google