A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REUNIÃO DOS COROINHAS Paróquia Santo Agostinho – Novo Leblon Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2015 Semana Santa 2015.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REUNIÃO DOS COROINHAS Paróquia Santo Agostinho – Novo Leblon Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2015 Semana Santa 2015."— Transcrição da apresentação:

1 REUNIÃO DOS COROINHAS Paróquia Santo Agostinho – Novo Leblon Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2015
Semana Santa 2015

2 O que é a Semana Santa? A Semana da Paixão (também conhecida como Semana Santa) é o tempo desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa (Domingo da Ressurreição). Semana Santa é assim chamada por causa da paixão com que Jesus voluntariamente foi à cruz para pagar pelos pecados de Seu povo.

3 Principais celebrações:
O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa, com a entrada triunfal de Jesus em Jerusálem. A Quinta-feira Santa é quando a Igreja recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio; Cerimônia do lava-pés. A Sexta-feira Santa é quando a Igreja recorda a Morte de Jesus Cristo. O Sábado Santo é o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua Ressurreição. O Domingo de Páscoa é o dia mais importante da fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida.

4 Quinta-feira Santa Neste dia são lembrados três gestos de Jesus durante a última ceia. A instituição da Eucaristia; Lava-pés; A instituição do Sacerdócio; É nesta noite que Jesus é preso e interrogado. A Igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite.

5 Em que ajudamos nesse dia?
Iniciamos a celebração com a Procissão de Entrada, de forma organizada e para isso demonstramos a seguir a maneira certa de organizer a procissão de Entrada. Esta mesma forma será utiliazada para todos os demais dias da Páscoa, então tenhamos atenção nas posições préviamente estabelecidas. Como somos muitos a ajudar, observe atentamente os lugares disponíveis para nos sertamos durante a celebração, principalmente.

6 INCLUIR SLIDE DE ENTRADA

7 Lava-pés Nesse dia em especial, relembramos um dos gestos que Jesus fez com seus discípulos, antes de ser entregue a morte, que chamamos de Lava-pés, que simbolicamente trás a purificação para participar da Última Ceia (Instituição da Eucaristia) e também a humildade do mestre ao lavar os pés dos seus Discípulos. Da mesma forma que Jesus fez com seus Discípulos, hoje o padre também fará com algumas pessoas da Assembléia, com toalha, jarra e bacia de água, relembraremos este ato

8 Lava-pés

9 Instituição da Eucaristia
O amor exige sacrifício e a Eucaristia significa e realiza o sacrifício da cruz na forma de ceia pascal. Nos sinais do Pão e do Vinho (Corpo e Sangue), Jesus se oferece como Cordeiro Imolado que tira o pecado do mundo. A Eucaristia significa a Real presença do Senhor, que faz dos sacrários o real centro da vida dos Cristãos. "Ele tomou o pão, deu graças, partiu-o e distribuiu a eles dizendo: isto é o meu Corpo que é dado por vós. E depois de comer, fez o mesmo com o cálice dizendo: Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós“

10 Instituição da Eucaristia

11 Transladação do Santíssimo
Em um lugar, separado do Sacrário, são depositadas as hóstias nas quais serão distribuídas amanhã, Sexta-Feira da Morte e Paixão do Senhor, dia que não é realizada a Consagração Eucarística em toda a Igreja. Para depositarmos na urna a âmbula sagrada, é feita a Transladação do Santíssimo, essa é feita por dentro da Igreja, até o lugar preparado. A mesma será devidamente organizada como mostraremos a seguir.

12 SLIDE DA TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO

13 Transladação do Santíssimo

14 Após a Missa da Ceia do Senhor teremos que deixar o altar desnudo e cobriremos todos os santos

15 Sexta-feira Santa Nesse dia é celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz, nesse dia não se celebra a missa. A recordação da Morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra; Oração Universal; Adoração da Cruz; Rito de Comunhão. Nesse dia Jesus é açoitado e condenado à morte na cruz.

16 Em que ajudamos nesse dia?
Iniciaremos a missa de maneira silenciosa e sem música, nesse dia não são utilizadas cruz, velas, incenso e nem qualquer tipo de objeto na procissão de entrada. Ao nos aproximarmos do altar, os coroinhas se dirigem ao mesmo local do dia anterior que assistiram a missa e todos ficaremos de joelhos, junto com os celebrantes (que sei deitarã0) para nos prostrarmos diante do altar. Nesse dia é extremamente necessário o silêncio, em sinal de respeito a morte de Jesus na Cruz .

17 Início da Celebração da Morte e Paixão

18 Apresentação e Adoração da Cruz
Adoração da Cruz: é quando Jesus Crucificado é apresentado à Assembleia para ser adorado, fazemos uma procissão junto com o padre responsável com velas ao lado, do fundo da Igreja até o altar, aonde ficará o suporte da mesma para ser colocada para Adoração. A adoração sendo feita antes ou depois da missa, são necessários sanguíneos para limpar a cruz durante a Adoração.

19 Ilustração da Apresentação e Adoração

20 Sábado Santo

21 Sábado Santo A Vigília Pascal, se desenvolve na seguinte ordem:
Breve Lucernário; Liturgia da Palavra; Liturgia Batismal; Liturgia Eucarística. A celebração é no sábado à noite, é uma Vigília em honra ao Senhor, segundo uma antiqüíssima tradição, de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho, tenham acesas as lâmpadas como os que aguardam a seu Senhor quando chega, para que, ao chegar, os encontre em vigília e os faça sentar em sua mesa.

22 Em que ajudamos nesse dia?
Abençoa-se o fogo. Prepara-se o círio no qual o sacerdote com uma punção traça uma cruz. Depois marca na parte superior a letra Alfa e na inferior Ômega, entre os braços da cruz marca as cifras do anos em curso. A continuação se anuncia o Pregão Pascal. Nela a Igreja confiada na Palavra e na promessa do Senhor, media as maravilhas que desde os inícios Deus realizou com seu povo. São chamados os catecúmenos, que são apresentados ao povo por seus padrinhos: se são crianças serão levados por seus pais e padrinhos. Faz-se a renovação dos compromissos batismais.

23 4. Ao se aproximar o dia da Ressurreição, a Igreja é convidada a participar do banquete eucarístico, que por sua Morte Ressurreição, o Senhor preparou para seu povo. Nele participam pelas primeira vez os neófitos

24 Domingo de Páscoa Este é o dia da esperança universal, o dia em que em torno ao ressuscitado, unem-se e se associam todos os sofrimentos humanos, as desilusões, as humilhações, as cruzes, a dignidade humana violada, a vida humana respeitada. Missa Solene

25 Em que ajudamos nesse dia?


Carregar ppt "REUNIÃO DOS COROINHAS Paróquia Santo Agostinho – Novo Leblon Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2015 Semana Santa 2015."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google