A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 05 Moisés, o guia dos filhos de Israel Igreja: Prof.:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 05 Moisés, o guia dos filhos de Israel Igreja: Prof.:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Lição 05 Moisés, o guia dos filhos de Israel Igreja: Prof.:

3 Lição 05 Moisés, o guia dos filhos de Israel TEXTO ÁUREO “Guiaste o teu povo, como a um rebanho, pela mão de Moisés e de Arão.” SL 77.20 VERDADE APLICADA Moisés teve o privilégio de guiar o povo hebreu, honra que seria lembrada de geração em geração.

4 Lição 05 Objetivos da Lição Moisés, o guia dos filhos de Israel
Estudar como Moisés guiou o povo de Deus em meio a um deserto; Aprender como Moisés proveu o povo em suas necessidades; Ver que virtudes de Moisés foram essenciais na condução dos filhos de Israel.

5 Textos de Referência (Êxodo 16.4 - 7)
Lição 05 Moisés, o guia dos filhos de Israel Textos de Referência (Êxodo ) Êx 16.4 Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que ponha à prova se anda na minha lei ou não. Êx 16.5 Dar-se-à que, ao sexto dia, prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia. Êx 16.6 Então disseram Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: à tarde, sabereis que foi o Senhor que vos tirou da terra do Egito; Êx 16.7 e, pela manhã, vereis à glória do Senhor, porquanto ouviu as vossas murmurações; pois quem somos nós, para que murmureis contra nós?

6 Lição 05 Moisés, o guia dos filhos de Israel Igreja: Prof.:

7 INTRODUÇÃO Guiar o povo de Deus em meio ao deserto não foi tarefa fácil, mas Moisés pediu ajuda do Eterno e, assim, foi capaz de prover as necessidades do povo.

8 1. SEU SENSO DE ORIENTAÇÃO
Todo senso de orientação de Moisés procedeu de sua chamada e comunhão com Deus.

9 1. SEU SENSO DE ORIENTAÇÃO
1.1 A escolha da rota Moisés dá uma nota de explicação quanto a rota tomada por ele e os filhos de Israel (Êx )

10 1. SEU SENSO DE ORIENTAÇÃO
1.2 Orientação e presença A presença palpável de Deus foi demostrada pela coluna de nuvem durante o dia e coluna de fogo a noite. “Os israelitas eram cuidadosos em mover-se apenas se a nuvem se movesse, porque sabiam que isso era a provisão de Deus

11 1. SEU SENSO DE ORIENTAÇÃO
Muitos estão agindo com medo e desespero, sem fé nas promessas de Deus. Eles simplesmente decidem o que fazer por conta própria. 1.3 Ouvindo Deus O senso de orientação de Moisés vinha pelo fato de ele ouvir Deus Falar

12 2. O TRABALHO EM BUSCA DA PROVISÃO
Moisés enfrentou um grande desafio ao guiar o povo através do deserto: A PROVISÃO DE SUAS NECESSIDADES.

13 2.1. Mara e a transformação profética
2. O TRABALHO EM BUSCA DA PROVISÃO 2.1. Mara e a transformação profética O caminho de três dias nos fala profeticamente da morte e ressurreição do Senhor Jesus. O lenho não tinha valor algum aos olhos da razão humana, era desprezível, mas trazia consigo o extraordinário poder de transformação

14 2.2. Maná, o pão sobrenatural
2. O TRABALHO EM BUSCA DA PROVISÃO 2.2. Maná, o pão sobrenatural Deus usou o método da dependência, o qual incluía uma dieta, onde a comida terrestre deveria ser substituída pela celestial, trabalhando neles de dentro para fora.

15 2.3. Codornizes pela providência divina
2. O TRABALHO EM BUSCA DA PROVISÃO 2.3. Codornizes pela providência divina O sonho de liberdade e de conquista jamais sai de graça, Deus queria um povo obediente e resignado, assim exigia fidelidade. Porém, para que eles fossem introduzidos em Canaã, precisavam receber tratamento de libertação do Egito que estava neles

16 3.1 Senso de dependência 3. VIRTUDES PRÁTICAS
“O sucesso alcançado por Moisés estão todos atrelados a sua dependência e obediência ao Senhor”. “A vida prática de Moises é uma eterna lição de dependência. O quebrantamento realizado por Deus na vida do libertador foi tão incisivo que Moisés não atuava sem antes perguntar ao Senhor o que Fazer.”

17 3.2 Paciência nas adversidades
3. VIRTUDES PRÁTICAS 3.2 Paciência nas adversidades “Todos nós gostaríamos de um relacionamento com o Senhor isento de tribulações, mas essa sempre foi uma exigência da escola formadora divina”.

18 3.3 Sensibilidade para a situação
3. VIRTUDES PRÁTICAS 3.3 Sensibilidade para a situação Cada situação tinha um modo peculiar de ser resolvida e isso exigia uma SENSIBILIDADE bem apurada para cada uma delas.

19 CONCLUSÃO O deserto foi o melhor lugar para que os filhos de Israel fossem reeducados para um autoconhecimento, conhecimento da vontade de Deus e a cristalização de uma adoração exclusiva ao Deus vivo.

20


Carregar ppt "Lição 05 Moisés, o guia dos filhos de Israel Igreja: Prof.:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google