A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Governança Corporativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Governança Corporativa"— Transcrição da apresentação:

1 Governança Corporativa
Lucia Maria Whitaker Vidigal Zimmermann

2 Como será o mundo dos negócios no futuro?

3 Tendências Gerais Na Economia: globalização nova e convergente regulação; Na Sociedade: maior inclusão/ mais conexão maior consciência e mais protagonismo (fiscalização e controle); Na Oferta de Bens : maior concorrência maior exigência por melhores produtos e serviços. A globalização tem exigido, cada vez mais que as empresas trabalhem sob CÓDIGOS de boas práticas Por conta da conectividade geral se tem acesso rápido ao conhecimento de más práticas e escândalos nos mercados e, como resposta e problemas foram surgindo códigos de boas práticas de governança.

4 Tendências Gerais - Resultado
Conectividade globalizada + Consciência + Exigência = Rápido conhecimento das más práticas Surgimento códigos de boas práticas de Governança.

5 Evolução dos Códigos de Boas Práticas
1992: Relatório Cadbury – documento considerado primeiro Código de Boas Práticas do Reino Unido (resposta aos escândalos financeiros do final dos anos 80); 1992: GM publica 1º Código de Governança Corporativa na tentativa de atrair novos investidores; 1994: mais da metade das grandes empresas dos Estados Unidos já tinham seus códigos próprios; 1995: Relatório Vienot marco para discussões na França; 1997: Federação japonesa das organizações econômicas lança relatório com recomendações sobre GC;

6 Evolução dos Códigos de Boas Práticas
1999: Governança Corporativa da OCDE consolida os “Principles of Corporate Governance; 1999: Brasil lança o primeiro código sobre Governança Corporativa (IBGC); 2002: EUA aprova- Lei Sarbones Oxley (Enron); 2002: CVM Brasil lança cartilha de recomendações; 2003: Alemanha e Inglaterra aprimoram seus códigos; 2004: criação do Índice Internacional de Governança/NASDAC publica normas e exigências de GC; 2002 EUA - Lei Sox (Enron) e CVM Brasil; 2003 Alemanha e Inglaterra aprimoram seus códigos; 2004 criação do Índice Internacional de Governança/NASDAC;

7 Evolução dos Códigos de Boas Práticas
Cada novo escândalo foi seguido de aprimoramento dos códigos 2005: OCDE aprimora seu código; 2008: crise evidência problemas de gestão; 2009: escândalos na Índia; 2010: EUA publica– Dodd Frank Act (regula finanças, remuneração e GC); 2013: fundo soberano da Noruega cria conselho de GC; 2014: passam a vigorar normas de GC na Suíça e Índia.

8 Evolução dos Códigos de Boas Práticas
Código das Boas Praticas de Governança é um dos primeiros fenômenos socioeconômicos característicos do mundo globalizado.

9 Governança Corporativa - definição
É o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, diretoria, órgãos de controle e stakeholders.

10 Governança Corporativa - hoje
A Governança Corporativa é hoje um movimento mundial de convergência entre princípios éticos e melhores práticas de administração das organizações

11 Governança Corporativa -princípios
Transparência; Equidade; Prestação de contas; Responsabilidade corporativa: Zelar pela sustentabilidade das organizações incorporando considerações de ordem social e ambiental na definição dos negócios.

12 Responsabilidade Corporativa
Responsabilidade corporativa é um marco próprio do século XXI. O século XXI poderá ser considerado o “Século da Ética” porque terá seu direcionamento voltado para a harmonização dos interesses de todas as partes envolvidas (stakeholders). Visar o lucro continua sendo fundamental, o que se propõe é que esse lucro seja alcançado criando melhores condições de vida.

13

14 Lançamento na Livraria Cultura do Conjunto Nacional dia 01/10/2015

15 Governança Corporativa - vantagens
As boas práticas de Governança administrativa alinham interesses visando preservar e otimizar o valor da organização e: Agregam valor à empresa; Facilitam o acesso ao capital; Melhoram o desempenho: Contribuem para a longevidade da empresa.

16 IMPORTANTE As empresas que quiserem ser players sólidos em seus países e no Comércio Internacional devem atender uma regra clara: ter e seguir Códigos de Conduta e bons programas de Compliance e gestão de riscos.

17 Como será o mundo dos negócios no futuro?
A corrupção corporativa será uma espécie em extinção!

18 Lucia Vidigal Zimmermann lucia.z@lex-net.com www.lex-net.com
MUITO OBRIGADA Lucia Vidigal Zimmermann


Carregar ppt "Governança Corporativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google