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O BARROCO DE UMA REGIÃO POBRE: SÃO PAULO

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Apresentação em tema: "O BARROCO DE UMA REGIÃO POBRE: SÃO PAULO"— Transcrição da apresentação:

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2 O BARROCO DE UMA REGIÃO POBRE: SÃO PAULO
FUNDADA NO SÉCULO XVI, A CIDADE DE SÃO PAULO E SEUS ARREDORES NÃO TIVERAM O MESMO DESENVOLVIMENTO QUE OUTRAS REGIÕES NO PERÍODO COLONIAL.

3 NO SÉCULO XVII, OS PAULISTAS ORGANIZARAM AS BANDEIRAS E SEGUIRAM PARA MINAS GERAIS, LANÇANDO-SE ÀS ATIVIDADES DE MINERAÇÃO.

4 Nossa Senhora da Boa Morte
ENQUANTO ISSO, SÃO PAULO PERMANECEU ESTAGNADA POR TODO O SÉCULO XVIII, E AS ORDENS RELIGIOSAS APENAS ERGUERAM MODESTAS IGREJAS BARROCAS.

5 HOJE HÁ POUCAS CONSTRUÇÕES BARROCAS NA CIDADE DE SÃO PAULO
HOJE HÁ POUCAS CONSTRUÇÕES BARROCAS NA CIDADE DE SÃO PAULO. DELAS, DESTACA-SE O CONJUNTO FORMADO PELA IGREJA E PELO CONVENTO DE NOSSA SENHORA DA LUZ.

6 A IGREJA DE NOSSA SENHORA DA LUZ ESSA IGREJA, QUE COMEÇOU A SER CONSTRUÍDA POR VOLTA DE 1600 E PASSOU POR VÁRIAS RECONSTRUÇÕES, É UM DOS POUCOS EXEMPLOS DA ARQUITETURA COLONIAL DE SÃO PAULO.

7 EM 1970, AÍ INSTALOU-SE O MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO, QUE REÚNE UM CONJUNTO DE IMPORTANTES PEÇAS – O QUE RESTOU DE IMAGENS, TALHAS, CASTIÇAIS, CÁLICES, CANDELABROS E OUTRAS PEÇAS DE IGREJAS DE VÁRIAS REGIÕES DO PAÍS, PRINCIPALMENTE DAS IGREJAS PAULISTAS QUE COM O TEMPO FORAM DESTRUÍDAS.

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10 AS ESCULTURAS DO BARROCO PAULISTA
Anônimo, São Francisco recebendo a Estigma (chagas), século XVII. Terracota policromada, 105 x 65 x 47 cm. Museu de Arte Sacra de São Paulo. SÃO MUITO SIMPLES: EM RAZÃO DA POBREZA DA CIDADE, NENHUM ARTISTA DE RENOME IA PARA LÁ. POR ISSO AS IMAGENS SÃO, EM GERAL, RÚSTICAS, PRIMITIVAS, FEITAS DE BARRO COZIDO.

11 Teto da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Itu
A PINTURA BARROCA EM SÃO PAULO TAMBÉM TRAZ TRAÇOS DE SIMPLICIDADE. OBSERVE A SIMPLICIDADE DA PINTURA DE FREI JESUÍNO DO MONTE CARMELO ( ). O PINTOR PAULISTA MAIS CONHECIDO DO PERÍODO.

12 O BARROCO MINEIRO: TEM INÍCIO UMA ARQUITETURA BRASILEIRA
FORAM OS BANDEIRANTES PAULISTAS QUE DESBRAVARAM AS TERRAS MINEIRAS, COMEÇARAM A EXPLORAR OURO E PEDRAS PRECIOSAS E FUNDARAM OS PRIMEIROS ARRAIAS DA REGIÃO DE MINAS GERAIS.

13 UM DESSES BANDEIRANTES FOI ANTÔNIO DIAS, QUE EM 1698 CHEGOU A VILA RICA, HOJE OURO PRETO.

14 DESDE ESSA ÉPOCA, VILAREJOS COMO MARIANA, SABARÁ, CONGONHAS DO CAMPO, SÃO JOÃO DEL-REI, CAETÉ E CATAS ALTAS COMEÇARAM A DESENVOLVER-SE E A CONSTRUIR SEUS PRIMEIROS EDIFÍCIOS IMPORTANTES.

15 A ARTE BARROCA EM OURO PRETO
  A EVOLUÇÃO DA ARQUITETURA MINEIRA NÃO FOI RÁPIDA. PRIMEIRO TENTOU-SE UTILIZARA TÉCNICA CONSTRUTIVA PAULISTA DA TAIPA DE PILÃO.

16 O TERRENO MINEIRO, PORÉM, É DURO E PEDREGOSO, POBRE EM TERRAS ARGILOSAS. MAIS TARDE TENTARAM-SE OUTROS PROCESSOS ATÉ CHEGAR ÀS CONSTRUÇÕES COM MUROS DE PEDRA.

17 COM O TEMPO, AS DIVERSAS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO FORAM COMBINADAS HARMONIOSAMENTE COM A RICA DECORAÇÃO INTERIOR.

18 ESSA INTEGRAÇÃO TEVE SEI AUGE EM MINAS GERAIS, COM ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA (1739-1814) .

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22 Detalhe da Assunção da Virgem, seu painel mais conhecido, na Igreja de São Francisco de Ouro Preto
NA PINTURA DO BARROCO MINEIRO DESTACA-SE MANUEL DA COSTA ATAÍDE. SUA PINTURA NOS FORRO DE IGREJAS REVELA EXCEPCIONAL DOMÍNIO DA PERSPECTIVA.

23 MAS SEU TALENTO TAMBÉM PODE SER VISTO NAS TELAS E NOS PAINÉIS PINTADOS PARA AS SACRISTIAS E AS PAREDES LATERAIS.

24 Ascensão de Cristo, Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara
ATAÍDE FEZ PINTURAS PARA A IGREJA DE SANTO ANTÔNIO, EM SANTA BÁRBARA, E PARA A IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, EM MARIANA, ALÉM DA IGREJA DE SÃO FRANCISCO, EM OURO PRETO.

25 São Francisco em agonia, Igreja de São Francisco em Mariana
A PRESENÇA DE ATAÍDE NA IGREJA DE SÃO FRANCISCO ESTE TETO É, SEM DÚVIDA, A OBRA-PRIMA DE MESTRE ATAÍDE.

26 UTILIZANDO A MESMA TÉCNICA AUDACIOSA USADA PELO ITALIANO ANDREA POZZO, ELE CRIA UMA PERSPECTIVA EM QUE AS COLUNAS PARECEM AVANÇAR PARA O ALTO, SUGERINDO QUE O TETO SE ABRE PARA O CÉU.

27 NELE ESTÁ MARIA, COM TRAÇOS BEM BRASILEIROS, CERCADA DE ANJOS
NELE ESTÁ MARIA, COM TRAÇOS BEM BRASILEIROS, CERCADA DE ANJOS. OS TONS VERMELHOS DÃO À CENA RELIGIOSA ALEGRIA E VIVACIDADE.

28 ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA: O PRINCIPAL ESCULTOR DO BARROCO DO BRASIL
Cristo em oração no Horto das Oliveiras, parte da série de esculturas de Aleijadinho encarnadas por Ataíde. Santuário de Matosinhos ALÉM DE ARQUITETO E DECORADOR DE IGREJAS, ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA FOI ESCULTOR.

29 EXISTEM INÚMERAS OBRAS SUAS EM MUSEUS E IGREJAS, PRINCIPALMENTE DE OURO PRETO. MAS É A CIDADE DE CONGONHAS DO CAMPO QUE ABRIGA SEU MAIS IMPORTANTE CONJUNTO ESCULTÓRICO.

30 O SANTUÁRIO DO BOM JESUS DE MATOSINHO ESSE SANTUÁRIO É CONSTRUÍDO POR UMA IGREJA EM CUJO ADRO ESTÃO ESCULTURAS DE PEDRA-SABÃO DE DOZE PROFETAS: ISAÍAS, JEREMIAS, BARUQUE, EZEQUIEL, DANIEL, OSÉAS, JONAS, JOEL, ANDIAS, HERBACUQUE, AMÓS E NAUM.

31 CADA UM DELES ESTÁ EM UMA POSIÇÃO DIFERENTE, FAZENDO GESTOS QUE SE COORDENAM. O RESULTADO DISSO É MUITO INTERESSANTE, POIS O OBSERVADOR TEM A FORTE IMPRESSÃO DE QUE AS FIGURAS DE PEDRA ESTÃO SE MOVENDO, GESTICULANDO E DIRIGINDO-SE A OUVINTES.

32 NA LADEIRA EM FRENTE À IGREJA FORAM CONSTRUÍDAS SEIS CAPELAS, TRÊS DE CADA LADO. EM CADA UMA DELAS, UM CONJUNTO DE ESTÁTUAS DE MADEIRA EM TAMANHO NATURAL NARRA UM PASSO DA PAIXÃO DE CRISTO.

33 HÁ AINDA INÚMERAS OBRAS DE ARTISTAS ANÔNIMOS PELA ESPALHADAS PELAS DIVERSAS REGIÕES DO PAÍS. ISSO CONFIRMA A IMPORTÂNCIA DO BARROCO EM NOSSA HISTÓRIA COMO UM MARCO DO INÍCIO DE UMA NOVA ARTE QUE PROCURA AFIRMAR SEU PRÓPRIO VALOR.

34 OS PASSOS DA PAIXÃO NAS ESCULTURAS DESTE CONJUNTO ESCULTÓRICO DESTACA-SE SEMPRE A FIGURA DE CRISTO.

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36 Cristo carregando a cruz

37 OBSERVE O GESTO DE ATENÇÃO E EXPECTATIVA NO MOMENTO DA ORAÇÃO NO HORTO DAS OLIVEIRAS, A APARÊNCIA DE PERPLEXIDADE E DOR NO CAMINHO PARA O CALVÁRIO E A EXPRESSÃO DO SOFRIMENTO FINAL NO MOMENTO DA CRUCIFICAÇÃO.

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