A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015"— Transcrição da apresentação:

1 Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015
UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015

2

3 BANDAGEM FUNCIONAL As aplicações de Bandagens seguem um padrão individual e definido. Para se aplicar é necessária prática e um ótimo entendimento da anatomia e biomecânica. Seu principal objetivo é restringir ou prersevar movimento indesejado de uma articulação ou segmento que esteja sendo tratado pelo profissional.

4 BANDAGEM FUNCIONAL A aplicação de bandagens nos atletas iniciou-se na Grécia Antiga berço dos esportes; No século X a.C. arqueiros faziam Bandagens nos punhos. Hipócrates: utilização de bandas de algodão para tratar e prevenir a contaminação de feridas; As experiências mostram que as bandagens associadas ao tratamento fisioterapêutico, são capazes de acelerar o processo de cura e evitar traumas ou recidivas.

5 Terminologia Internacional Utilizada Para As Bandagens
BANDAGE Técnica de imobilização do tipo contínuo; TAPE Esparadrapo para imobilizar ou imobilização rígida; TAPING Técnica de imobilização com esparadrapo (tiras);

6 OBJETIVOS Proteção de estruturas com funções nobres (Ombro, Joelho, tornozelo e coluna lombar); Seletividade e orientação do movimento devido ao posicionamento da mesma; Manutenção da mobilidade; Presevar as estruturas selecionadas; Trabalhar a prevenção.

7 INDICAÇÃO Estiramento e contusão muscular; Lesões ligamentares;
Lesões tendinosas; Lesões musculares; Luxações e Subluxações Lesões capsulares; Fraturas; Edemas; Algia; Lesões da coluna vertebral.

8 CONTRA-INDICAÇÃO Lesões de pele; Fraturas completas e recentes;
Lesões não diagnosticadas; Grandes ferimentos abertos; Alergia a materiais adesivos; Problemas circulatórios de Retorno; Alterações sensitivas;

9 CUIDADOS Deve ser retirada em casos de: Reação alérgica;
Aumento da dor; Aumento do edema/derrame articular; Palidez ou cianose das extremidades Parestesias.

10

11 DEFINIÇÃO O Kinesio Taping é uma técnica de gravação de reabilitação definitiva, que é projetado para facilitar o processo de cura natural do corpo , proporcionando apoio e estabilidade aos músculos e articulações sem restringir o alcance do corpo de movimento , bem como proporcionar a manipulação prolongada dos tecidos moles para prolongar os benefícios de terapia manual administrado dentro do ambiente clínico.

12 DEFINIÇÃO Ao direcionar diferentes receptores dentro do sistema somatossensorial , Kinesio alivia a dor e facilita a drenagem linfática por microscopicamente levantando a pele. Este levantamento afetar formas circunvoluções na pele , aumentando assim o espaço intersticial e permitindo uma diminuição da inflamação das áreas afetadas.

13 FUNÇÃO Diminuir a dor e sensação de desconforto, melhorar a contração muscular, reduzir a fadiga muscular e incidência de câimbras além de melhorar a circulação sanguínea, ajustar/corrigir desalinhamentos articulares, reposicionar estruturas em encurtamento, normalizar o eixo de movimento de uma articulação e aliviar tensões mecânicas ai exercidas.

14 APLICAÇÃO Conforme a posição que se aplica a bandagem tem como objetivo de estimular uma contração muscular ou se inverter a colocação, um relaxamento. Origem para inserção você ativa a ação muscular; Inserção para origem inibe a ação muscular.

15 APLICAÇÃO Diagnóstico clínico determinando o tipo de lesão.
Cuidado com os ferimentos. Tricotomia; Posicionamento; Recorte das bordas laterais; Preparação da Bandagem; Prática; Confiança e paciência;

16 TESOURA

17 TÉCNICAS UTILIZADAS Âncoras: manobra inicial para aplicação da técnica, cujo objetivo é fornecer um ponto de fixação para futura aplicação de outras tiras de bandagens; Tiras Laterais: tiras empregadas com o objetivo de estabilizar o seguimento e/ou articulação, têm origem e fixação no sentido médio/lateral ou proximal/distal ; Travas e “figuras-oito”: tiras utilizadas no travamento específico de determinada articulação com o intuito de evitar movimentos articulares excessivos, tem a origem e fixação no mesmo ponto; Trava em “X”: Duas tiras em forma de “X”, com o intuito de evitar movimentos articulares excessivos, têm origem e fixação cruzadas ; Fechamento: manobra final da aplicação da bandagem para finalizar o procedimento, com objetivo estético.

18 BENEFÍCIOS Normaliza a força muscular;
Auxilia no correto posicionamento das articulações; Melhora a circulação sanguínea e linfática; Reduz dores musculares. Aumenta fluxo sanguíneo na Área da lesão.

19 CARACTERÍSTICAS Hipoalergênica, feita de algodão. Não contém latex.
Não possui medicamento em sua composição. Elasticidade semelhante à da pele, possibilita a transpiração normal dos poros e proporciona conforto e flexibilidade. Resistente à água, pode ser usada durante o banho e em qualquer atividade aquática. Disponível em seis cores: preta, branca, azul, verde, rosa e bege.

20

21

22

23 HEMATOMA

24 EDEMA

25 DRENAGEM DE EDEMA

26 LUXAÇÃO E SUBLUXAÇÃO

27 MMII

28 COLUNA VERTEBRAL

29 COLUNA VERTEBRAL

30 ESCOLIOSE

31

32

33

34

35

36

37

38


Carregar ppt "Prof: Klenio Lucena de Sena Campina Grande 2015"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google