A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEMANDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEMANDA."— Transcrição da apresentação:

1 DEMANDA

2 DEMANDA ANALISE DA DEMANDA DE BENS E SERVIÇOS
A UTILIDADE representa o grau de satisfação que os consumidores atribuem aos bens e serviços que podem ser adquiridos no mercado.

3 DEMANDA ANALISE DA DEMANDA DE BENS E SERVIÇOS
UTILIDADE é a qualidade que os bens econômicos possuem de satisfazer as necessidades humanas. Por ser baseada em aspectos psicológicos ou preferências, a utilidade difere de consumidor para consumidor.

4 A TEORIA DO VALOR-UTILIDADE
DEMANDA A TEORIA DO VALOR-UTILIDADE Contrapõe-se à chamada TEORIA DO VALOR-TRABALHO Pressupõe que o valor de um BEM se forma por sua DEMANDA, isto é, pela SATISFAÇÃO que o BEM representa para o consumidor.

5 TEORIA DO VALOR-TRABALHO
DEMANDA TEORIA DO VALOR-TRABALHO Considera que o valor de um BEM se forma do lado da OFERTA, por meio dos custos do trabalho incorporados ao BEM.

6 VALOR DE USO E VALOR DE TROCA
DEMANDA VALOR DE USO E VALOR DE TROCA Valor de USO é a utilidade que ele representa para o consumidor. Valor de TROCA se forma pelo preço no mercado, pelo encontro da OFERTA e da DEMANDA do BEM.

7 DEMANDA DE MERCADO CONCEITO
A demanda ou procura pode ser definida como a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo.

8 DEMANDA CONCEITO QUANTIDADE DEMANDADA – a quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar.

9 Demanda Demanda Lei Geral da demanda: A “curva” de demanda é negativamente inclinada evidenciando a Lei geral da procura, segunda a qual quando o preço de um bem aumenta, a quantidade demandada desse bem diminui, e quando seu preço diminui, a quantidade demandada aumenta.

10 Demanda Curva de Demanda
Observação: Deve-se enfatizar ainda que variações no preço do bem provocam mudanças na quantidade demandada, com a curva de demanda permanecendo inalterada. Assim, falar em demanda significa referir-se a toda curva, enquanto que quantidade demandada refere-se a um dado ponto dessa mesma curva. p D q

11 Demanda Condição “coeteris paribus”
Observando os determinantes da demanda, verifica-se que todos variam simultaneamente, ficando difícil avaliar o efeito que cada um exerce sobre a demanda. Para contornar esse problema, os economistas valem-se da condição – coeteris paribus - uma expressão latina que significa ”tudo mais permanecendo constante”.

12 Determinantes da Demanda
Que fatores determinam a quantidade de sorvete que você quer comprar?

13 DETERMINANTES DA DEMANDA
Preço de mercado; Renda do indivíduo; Preço de produtos similares; Gosto; Expectativa; Número de consumidores.

14 Esquema de Demanda Preço Quantidade $ 0.50 10 $ 1.00 8 $ 1.50 6 $ 2.00
4 $ 2.50 2 $ 3.00

15 Curva da Demanda por Sorvete
Preço Preço Quantidade $3.00 Demanda 0.50 10 2.50 1.00 8 1.50 6 2.00 2.00 4 2.50 2 1.50 3.00 1.00 0.50 Quantidade 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12

16 Determinantes da Demanda
P Q Preço de Mercado: Existe uma relação inversa entre preço e quantidade demandada (Lei da Demanda)

17 Mudança na Quantidade Demandada
Preço $2.00 7 Quantidade

18 Mudança na Quantidade Demandada
Preço $2.00 7 $1.00 13 Quantidade

19 Deslocamento das Curvas de Demanda
Aumento da Demanda Aumento na renda do consumidor Aumento no preço dos bens substitutos Diminuição no preço dos bens complementares Mudança favorável nos hábitos e gostos p q

20 Deslocamento das Curvas de Demanda
Diminuição da Demanda Diminuição na renda do consumidor Diminuição no preço dos bens substitutos Aumento no preço dos bens complementares Mudança desfavorável nos hábitos e gostos p q

21 Determinantes da Demanda
P Q Renda: aumento de renda aumenta a demanda por um bem “normal”

22 MUDANÇA NA DEMANDA (efeito renda)
$2.00 7 10 Preço Quantidade

23 DETERMINANTES DA DEMANDA
P Q Bens Inferiores Renda: aumento de renda diminui a demanda por um bem “inferior”

24 DETERMINANTES DA DEMANDA
BENS INFERIORES A demanda varia em sentido inverso às variações da renda. Ex. Se o consumidor ficar mais rico, diminirá o consumo de carne de segunda.

25 DETERMINANTES DA DEMANDA
Bens de Consumo Saciado Quando a demanda do bem não é influenciada pela renda dos consumidores. Ex. arroz, farinha, sal.

26 DETERMINANTES DA DEMANDA
Preços de Bens Substitutos Quando a queda de preço de um bem reduz a demanda por outro, os bens são chamados de “substitutos”. Ex. Aumento no preço da carne, eleva a demanda de peixe.

27 Determinantes da Demanda
Bens Complementares Quando a queda de preço de um bem aumenta a demanda por outro, os bens são chamados de complementares . Ex. Qtdade automóveis verso gasolina.

28 Relação Entre Quantidade Demandada e Número de Consumidores
Pode ser influenciada pela idade de uma população; Exemplo: Quem compra ingressos para assistir uma seresta; Outro público vai a um rock...

29 Quantidade Demandada e Demanda
VARIÁVEL UMA MUDANÇA NA VARIÁVEL CAUSA UM(A)... Preço Movimento ao longo da curva da demanda Renda Deslocamento da curva Preço de bem relacionado Gostos Expectativa Número de Compradores

30 Derivando a Demanda de Mercado
Preço do sovete Preço do sovete Preço do sovete Dm = Q8+ Q10 Demanda do Mercado Indivíduo 1 Indivíduo 2 P1 Q8 Quantidade Q10 Quantidade Q18 Quantidade

31 Conclusão A oferta e a demanda são as rédeas de uma economia de mercado; A oferta e a demanda, em conjunto, determinam o preço dos diferentes bens e serviços de uma economia; Preços são o sinal que determina a quantidade alocada de recursos na produção de bens.

32 Resumo Economistas utilizam o modelo de oferta e demanda para analisar mercados competitivos; A curva de demanda mostra como a quantidade demandada de um bem depende do seu preço.

33 Resumo De acordo com a lei de demanda, quando o preço de um produto sobe a quantidade demandada cai; Além do preço, a renda, os gostos, as expectativas e os preços de outros produtos (substitutos ou complementares) podem também determinar a quantidade demandada de um produto.


Carregar ppt "DEMANDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google