A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teóricos de Enfermagem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teóricos de Enfermagem"— Transcrição da apresentação:

1 Teóricos de Enfermagem
Docente: Isabely Pereira Cavalcante de Sousa

2 TEORISTAS Florence Nightingale LydiaE. Hall Virgínia Henderson
HildegardPeplau Dorothea Orem Faye Abdellah Ida Orlando MyraLevine Martha Rogers ImogenesKing SisterCallistaRoy Wanda de Aguiar Horta

3 Teoria das Necessidades Humanas Básicas
Ano Teórica Teoria 1857 Florence Nightingale Teoria Ambientalista Dorothea Orem Teoria do Autocuidado 1970 Wanda A. Horta Teoria das Necessidades Humanas Básicas

4 TEORIA AMBIENTALISTA FLORENCE NIGHTINGALE
Nascida em 12 de maio de 1820 em Florença na Itália, é mais lembrada por seu trabalho durante a guerra da Criméia;

5 FOCO PRINCIPAL DA TEORIA
Homem: Individuo cujas defesas naturais são influenciadas por um ambiente saudável ou não; Saúde: Processo reparador; Ambiente: Condições externas capazes de prevenir doenças, suprimi-las ou contribuir para eles; Enfermagem: Modificar os aspectos não saudáveis do ambiente a fim de colocar o paciente na melhor condição para a ação da natureza.

6 A teoria ambientalista pode ser dividida em:
Ambiente físico; Ambiente psicológico; Ambiente social.

7 Ambiente Físico A higiene constitui uma noção inclusa, relacionada com todos os aspectos do ambiente físico em que se encontra o paciente. A enfermagem deve observar as condições de ventilação, iluminação, limpeza, alimentação e calor do ambiente; Ruídos e odores são elementos pelos quais a enfermagem também deve estar atenta.

8 Ambiente Psicológico Ambiente negativo resulta Estresse Físico;
Evitar tratar assuntos desagradáveis;

9 Ambiente Social O Ambiente Social e visto como essencial na prevenção de doenças;

10 Metaparadigmas da teoria:
Ser humano: a pessoa com as forças vitais restauradoras para manejar a doença; Enfermagem: Função de colocar o paciente nas melhores condições para a natureza agir; Saúde/doença: Processo restaurador; Ambiente: Elementos externos ao paciente afetam a saúde e o processo de cura.

11 Florence não utilizava a terminologia PROCESSO DE ENFERMAGEM, hoje empregada, mas valorizava praticas como Observação, Experiência e Registro de dados fundamentais para o desenvolvimento de uma metodologia de trabalho que aumente a possibilidade de resolução; O Processo de Enfermagem foi usado pela mesma, onde a observação deve ser feita com objetivo de salvar vidas e não só como armazenamento de informações.

12 Teoria do Autocuidado DOROTHEA OREM
Nascida em Baltimore, EUA, no ano de 1914; Sua teoria foi desenvolvida entre os anos 1959 à 1985 e é baseada no Autocuidado.

13 Desenvolveu sua teoria de enfermagem em três partes:
TEORIA DO AUTOCUIDADO; TEORIA DO DÉFICIT DO AUTOCUIDADO; TEORIA DOS SISTEMAS DE ENFERMAGEM .

14 1. TEORIA DO AUTOCUIDADO O Autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para manutenção da vida e bem-estar; São três os requisitos de autocuidado apresentados na Teoria de Orem: 1Universais; 1. 2De desenvolvimento; 3De desvio de saúde.

15 1 UNIVERSAIS: Estão associados a processos de vida e à manutenção da sua integridade. Eles são comuns a todos os seres humanos durante todos os estágios do ciclo vital. EX: Realização de atividades do cotidiano 1.2 DE DESENVOLVIMENTO: Referem-se aos eventos/situações novas que acontecem na vida humana com propósito de desenvolvimento . EX: GESTAÇÃO – caracteriza o desenvolvimento psicológico, biológico da mulher

16 1.3 DE DESVIO DA SAÚDE: É exigido em condições de doenças, pode ser consequências de medidas exigidas para diagnosticar e corrigir uma condição.

17 2. TEORIA DO DÉFICIT DO AUTOCUIDADO
Explicita quando há necessidade da assistência de enfermagem; O déficit do autocuidado ocorre quando as habilidades do autocuidado do indivíduo são insuficientes. Nesse caso, a enfermagem atua como provedora/mediadora do cuidado

18 3. TEORIA DOS SISTEMAS DE ENFERMAGEM
Relaciona-se ao fato da pessoa estar em déficit de autocuidado e para compensar necessita do cuidado de enfermagem. OREM identifica, três sistemas: Sistema de Compensação Total; Sistema de Compensação Parcial; Sistema de Suporte Educativo.

19 Metaparadigmas da teoria:
Ser humano: Pessoa física e emocional; Enfermagem: Ajuda as pessoas com o autocuidado; Saúde: Integridade de um indivíduo; Ambiente: Pode afetar positivamente ou negativamente a capacidade da pessoa.

20 “Querer vencer significa já ter percorrido metade do caminho da vitória”. (Pe. Léo)
OBRIGADA!


Carregar ppt "Teóricos de Enfermagem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google