A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa
PARADA CARDÍACA RCP Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa

2 INTRODUÇÃO No Brasil, ocorrem mortes súbitas por ano (perto de 438 pessoas por dia). A morte por problemas cardiovasculares é a maior causa de mortes no Brasil e no mundo. Estatísticas apontam que se somarmos o número de mortes por: câncer, AIDS, arma de fogo, afogamentos, acidentes automobilísticos etc, elas não chegam nem a metade das mortes por problemas vasculares.

3 INTRODUÇÃO No Brasil, o serviço de socorro demora de 25 à 45 minutos para socorrer uma vítima. Uma pessoa com parada cardiorrespiratória começa a sofrer lesões irreversíveis em apenas 5 minutos. Tomar as medidas corretas nos primeiros minutos pode salvar a vida e a qualidade de vida futura de muitos pacientes.

4 INTRODUÇÃO Não mais do que 2% das pessoas sobreviviam. Hoje, números mundiais mostram que se alcança acima de 70% de sobrevida se quem estiver por perto souber prestar o primeiro socorro.

5 PARADA DOS MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS
CIANOSE (Cor azulada dos lábios, língua e unhas) SINAIS DE PARADA RESPIRATÓRIA

6 CAUSAS DE PARADA RESPIRATÓRIA
Corpo Estranho Afogamento Choque alérgico Envenenamento por ingestão de sedativos, produtos químicos ou medicamentos Abalos violentos resultantes de explosão ou pancada na cabeça, tórax e cervical Soterramento (sufocamento) Gases e fumaças

7 AUSÊNCIA DOS BATIMENTOS CARDÍACOS
AUSÊNCIA DE PULSO SINAIS DE PARADA CARDÍACA MIDRÍASE (DILATAÇÃO DA PUPILA)

8 PARADA CARDÍACA A parada cardíaca é definida como uma cessação súbita e inesperada dos batimentos cardíacos. O coração para de bombear o sangue para o organismo e os tecidos começam a sofrer os efeitos da falta de oxigênio. O cérebro, centro essencial do organismo, começa a morrer após cerca de três minutos privado de oxigênio. O socorrista deverá identificar e corrigir de imediato a falha no sistema circulatório. Caso haja demora na recuperação da vítima, esta poderá sofrer lesões graves e irreversíveis.

9 PARADA CARDÍACA A compressão torácica externa é eficiente na substituição dos batimentos do coração por dois motivos principais: primeiro, pelo fato do coração estar situado entre o osso esterno (que é móvel) e a coluna vertebral (que é fixa) e, segundo, porque o coração quando na posição de relaxamento, fica repleto de sangue. Portanto, o coração ao ser comprimido pelo osso esterno expulsa o sangue e depois, ao relaxar-se, novamente se infla, possibilitando uma circulação sangüínea suficiente para o suporte da vida.

10 Em caso de parada cardíaca, o socorrista deverá seguir as instruções abaixo:
1.      Posicione a vítima deitada sobre uma superfície plana e rígida; 2.      Verifique o pulso na artéria carótida (no pescoço) para certificar-se da ausência de batimentos cardíacos. Somente inicie a compressão torácica externa quando não houver pulso;

11 Em caso de parada cardíaca, o socorrista deverá seguir as instruções abaixo:
3.      Localize a borda das costelas e deslize os dedos da mão esquerda. Para o centro do tórax, identificando por apalpação o final do osso esterno (apêndice xifóide). 4. Marque dois dedos a partir do final do osso esterno e posicione sua mão direita logo acima deste ponto, bem no meio do peito da vítima. Coloque a sua mão esquerda sobre a direita e inicie as compressões.

12 O que é RCP? Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), consiste na combinação de respiração boca a boca com compressões externas sobre o peito.

13 ETAPAS PRINCIPAIS A - Abertura das Vias Aéreas B - Boa Respiração
C - Circulação D - Desfibrilação

14 Abertura das Vias Aéreas
Manobra de Inclinação da Cabeça-Elevação do Queixo Alivia a obstrução da via aérea em vítima não responsiva Obstrução pela Língua

15 A - Abertura das Vias Aéreas
Procure objetos estranhos na boca. Caso haja alguma coisa bloqueando a passagem de ar, tente removê-la. Verifique se a língua está bloqueando a garganta. A língua é a causa número um de bloqueio de passagem de ar. Desobstrua a garganta utilizando o método de elevação do queixo. Em caso de suspeita de lesões na coluna, utilize o método de puxar o maxilar a fim de trazer a base da língua para a frente.

16 B - Boa Respiração Verifique a respiração através da técnica “olhar, ouvir e sentir”. Primeiro, vire a cabeça e coloque seu ouvido próximo ao tórax da vítima. Observe o tórax da vítima quanto a movimentos. Ouça sons de respiração e sinta a respiração em seu rosto.

17 Manobra de inclinação da cabeça com elevação do queixo
1. Se o paciente está inconsciente e não há suspeita de trauma, abra as vias aéreas da vítima inclinando a cabeça para trás e elevando o queixo . 2. Coloque uma mão na testa e, suavemente, incline a sua cabeça para trás. 3. Ao mesmo tempo, coloque a ponta dos dedos da outra mão na parte óssea da mandíbula inferior, perto da ponta do queixo, elevando-o para abrir as vias aéreas (não comprima as partes moles abaixo do queixo, porque isso pode bloquear as vias aéreas).

18 Maneira Rápida e Eficaz de fornecer oxigênio à vítima
O ar expirado pelo socorrista contém 17% de oxigênio e 4% de dióxido de carbono → suficiente para suprir as necessidades da vítima.

19 B - Boa Respiração Ventilação Boca a Boca
Complicações da distensão gástrica: Vômito Aspiração Pneumonia

20 C - Circulação Importância  Mantêm o fluxo de sangue para o
Coração – Cérebro – Órgãos Vitais

21 Dois Socorristas  15 : 2 Adulto
C - Circulação Um Socorrista 30 : 2 Adulto Criança Lactente Dois Socorristas  15 : 2 Adulto

22 POSICIONAMENTO PARA REALIZAR A MANOBRA DE RCP

23 MASSAGEM CARDÍACA

24 MASSAGEM CARDÍACA EM CRIANÇAS
Em crianças, a massagem cardíaca deve ser realizada com apenas uma das mãos posicionada sobre o meio do peito da vítima, no terço inferior do osso esterno. No socorro de bebês, o socorrista deve apalpar o pulso, e realizar a massagem cardíaca com apenas dois dedos. Comprimir o peito do bebê, um dedo abaixo da linha entre os mamilos.

25 MASSAGEM CARDÍACA INFANTIL
Deve-se realizar com a pressão proporcional à estrutura corporal do paciente; No caso de crianças, deve-se utilizar apenas a força dos braços e não do corpo como no praticado em adultos.

26 MASSAGEM CARDÍACA EM BEBÊS
Nos Bebês fazemos a compressão utilizando apenas a ponta dos dedos, para que não machuque ou agrave o estado de saúde.

27 A complicações mais comuns produzidas por manobras inadequadas de RCP são as seguintes:
A vítima não está posicionada sobre uma superfície rígida; A vítima não está em posição horizontal (se a cabeça está elevada, o fluxo sangüíneo cerebral ficará deficitário); As vias aéreas não estão permeáveis; A boca ou máscara não está apropriadamente selada na vítima e o ar escapa; As narinas da vítima não estão fechadas;

28 A complicações mais comuns produzidas por manobras inadequadas de RCP são as seguintes:
As mãos foram posicionadas incorretamente ou em local inadequado sobre o tórax; As compressões são muito profundas ou demasiadamente rápidas (não impulsionam volume sangüíneo adequado); A razão entre as ventilações e compressões é inadequada; A RCP deixa de ser executada por mais de 5 segundos (alto risco de lesão cerebral).

29 Obstrução das vias aéreas em crianças e lactentes
A causa mais comum de obstrução das vias aéreas em pacientes pediátricos inconscientes é a língua. Portanto, quando a criança for encontrada inconsciente, abra as vias aéreas utilizando a manobra indicada para elevar a língua e afastá-la da faringe, deixando as vias aéreas livres.

30 Sinais de obstrução de vias aéreas
Os seguintes sinais indicam uma obstrução das vias aéreas em lactentes: 1. incapacidade para emitir sons ou chorar; 2. cianose; 3. fraqueza ou agitação; 4. tosse fraca e ineficaz; 5. sons inspiratórios agudos ou ausentes; e 6. dificuldade respiratória.

31

32 Descrição da técnica 1. O socorrista deverá apoiar o lactente em seu antebraço com o rosto voltado para baixo, e sustentar a cabeça ligeiramente mais baixa que o tórax, com cuidado para evitar a compressão de partes moles da garganta do lactente. O socorrista deverá apoiar o seu braço sobre sua coxa, garantindo uma maior estabilidade para o lactente. 2. Com a mão espalmada, aplicará 5 golpes dorsais, entre as escápulas do lactente.

33

34

35 Descrição da técnica 3. Depois, colocará sua mão livre na parte posterior da cabeça do paciente, girando-o em monobloco, mantendo-o apoiado em seu antebraço. 4. Logo após, aplicará 5 compressões no tórax, do mesmo modo e local das compressões torácicas de RCP. 5. O socorrista repetirá a seqüência, até que o objeto seja expulso ou a vítima fique inconsciente.

36 OBSTRUÇÃO RESPIRATÓRIA
Tente visualizar o corpo estranho; Abaixe a cabeça da vítima e efetue de 4 a 6 tapotagens nas costas.

37 MANOBRA DE HEIMLICH Posicione a mão direita um pouco acima do umbigo e com a mão esquerda sobre a direita efetue de 4 a 6 compressões para dentro e para cima simultaneamente.

38 BOA NOITE!!!!


Carregar ppt "Prof. Esp. Sheila Bezerra Costa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google