A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vamos Descobrir o Nosso Corpo!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vamos Descobrir o Nosso Corpo!"— Transcrição da apresentação:

1 Vamos Descobrir o Nosso Corpo!

2 “O Nosso Corpo” O corpo humano é constituído por: ☺ Cabeça ☺ Tronco
☺ Membros

3 A Cabeça Cabelo Orelhas Olhos Nariz Boca

4 O Tronco ombro peito

5 Os Membros Braço Perna Mão Como será tudo completo?

6 Os cinco sentidos Os cinco sentidos são: ☼ a visão; ☼ a audição;
☼ o olfacto; ☼ o paladar ; ☼ o tacto.

7 A visão Já repararam como é bom vermos coisas tão bonitas!...
É com os olhos que podemos ver… Com os olhos podemos distinguir a cor, a forma, o tamanho das coisas e até os lugares onde elas se encontram. A visão

8 A audição Que maravilhoso é podermos ouvir os sons que existem na natureza… Já pensaste nisso? É com os ouvidos que podemos distinguir os sons (vozes, ruídos…) do ambiente que nos cerca.

9 O olfacto Olfacto ou cheiro
É com o nariz que podemos distinguir o cheiro das coisas, por isso de chama o orgão do olfacto. O nariz encontra-se no meio da nossa face. Sabias que se taparmos os olhos, podemos distinguir, só pelo cheiro, uma laranja de uma rosa!

10 O paladar Gosto ou paladar
Que maravilhoso é podermos saborear os alimentos! É com a língua que podemos distinguir o sabor dos alimentos.

11 O tacto Sabias que… É com a pele que se consegue distinguir como são as coisas, é por isso que ela é o orgão do tacto (principalmente a pele da ponta dos dedos das mãos). Assim consegues sentir se os objectos são ásperos ou macios, moles ou duros, quentes ou frios, ou se estão secos ou molhados.

12 Os sistemas do nosso corpo
O sistema digestivo ★ O sistema circulatório  O sistema respiratório

13 O sistema digestivo Este sistema tem a função digestiva.
A função digestiva permite que os alimentos que comemos sejam transformados de modo a poderem ser conduzidos para todo o corpo, através do sangue. Estes alimentos dão-nos força, ajudam-nos a crescer e a sermos saudáveis. Se não comêssemos morríamos. Os órgãos responsáveis por esta função são: a boca, o estômago e os intestinos.

14 O sistema circulatório
Este sistema tem a função circulatória. Esta função permite que o sangue, existente nos vasos sanguíneos, leve a todo o corpo o oxigénio e os nutrientes alimentares. No regresso, o sangue retira do corpo os resíduos que já não prestam. O corpo das crianças contém cerca de 4litros de sangue. Os adultos têm um pouco mais. O órgão mais importante neste sistema é o coração.

15 O sistema respiratório
Este sistema tem a função respiratória. A função respiratória permite que o oxigénio existente no ar entre nos pulmões. Daí, o sangue leva o oxigénio a todo o corpo. O oxigénio é indispensável à saúde. No regresso, o sangue retira do corpo o dióxido de carbono que é tóxico. Sem oxigénio morríamos. Os órgãos responsáveis por esta função são os pulmões.

16 O nosso corpo Os ossos Os músculos A pele

17 Os ossos Os ossos são constituídos por um tecido conjuntivo denso extremamente duro, que forma o esqueleto do corpo. Este tecido é formado por uma matriz de fibras colagénicas impregnadas de sais ósseos (principalmente o carbonato de cálcio e o fosfato de cálcio). O osso compacto, que forma a camada externa dos ossos, consiste numa massa sólida muito resistente de tecido ósseo em camadas concêntricas. O osso esponjoso, situado debaixo do osso compacto, é formado por uma malha com numerosos espaços conectados entre si. Devido às suas características os ossos classificam-se em: compridos, curtos, planos e irregulares Curiosidades

18 Os músculos Queres saber mais 
O músculo é um tecido cujo as células têm capacidade de se contraírem produzindo movimento ou força. Os músculos têm mecanismos para converter a energia derivada de reacções químicas em energia mecânica. As funções mais importantes dos músculos são: - manter a posição do corpo contra a força da gravidade; - provocar movimentos das estruturas interiores do nosso organismo; - alterar as pressões das estruturas do corpo. Queres saber mais 

19 A pele A pele é uma membrana que reveste o organismo, formada por uma camada externa, a epiderme, e uma camada interna, a derme. Por baixo da derme existe uma camada de tecido gordo. Funções da pele:  protege o corpo contra os traumatismos e invasão de parasitas;  ajuda a evitar a desidratação do corpo;  regula a temperatura do corpo.  sabias que…

20 Sabias que… Quando o corpo está demasiado quente, aumenta a perda de calor por meio da sudação e dilatação dos capilares, ou seja, por meio de transpiração. Quando o corpo está muito frio, as glândulas sudoríparas permanecem inactivas, os capilares contraem-se sobre a epiderme por acção dos pêlos erécteis. Do mesmo modo, a pele actua como orgão de excreção (pela excreção do suor) e como orgão sensorial (contém os receptores sensíveis ao calor, ao frio, ao tacto e à dor). A camada de gordura por baixo da derme pode actuar como reservatório de alimentos e água. A esta camada dá-se o nome de cútis.

21 O que é a epiderme? O que é a derme?
A epiderme é uma camada externa da pele quem, por sua vez, se divide noutras quatro camadas. A mais interna, a camada germinativa ou epitélio de Malpighi (estrato germinativo), é formada por células em divisão contínua. As outras três camadas renovam-se continuamente à medida que as células da camada germinativa são gradualmente deslocadas para cima. A camada mais externa é formada é formada por células mortas cujo citoplasma foi completamente substituído pela queratina. A epiderme é mais grossa na planta do pé e na palma das mãos. O que é a derme? É um estrato de pele situado entre a epiderme e hipoderme.

22 Sabias que … Existem três tipos de músculos:
- o músculo estriado, que está inserido no esqueleto; - o músculo liso, que se apresenta em alguns tecidos, como por exemplo, no estômago, intestinos e vasos sanguíneos; - o músculo cardíaco, que forma as paredes do coração.

23 Função dos ossos: formam o esqueleto; servem como armazém de sais minerais; desempenham um papel importante na formação das células sanguíneas. Mais informação … A camada mais externa do osso denomina-se periosteo. A parte mais interna, cavidade medular, está forrada por um endóstio e contém a medula óssea.

24 um de cada lado – ESQUERDO E DIREITO.
Os olhos são dois e encontram-se na nossa face, um de cada lado – ESQUERDO E DIREITO.

25  Sabias que as pessoas que não podem ouvir nós chamamos surdas!
Os ouvidos são dois e encontram-se na nossa cabeça, um de cada lado!  Sabias que as pessoas que não podem ouvir nós chamamos surdas!

26 A língua encontra-se situada na boca
Aqui eu consigo sentir os sabores amargos, como por exemplo, o grão de café. Aqui eu consigo sentir os sabores salgados, Como por exemplo, as batatas fritas. Aqui eu consigo sentir os sabores ácidos, como por exemplo, o limão. Aqui eu consigo sentir os sabores doces, Como por exemplo, o açúcar.

27 OLÁ !!


Carregar ppt "Vamos Descobrir o Nosso Corpo!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google