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Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .

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1 Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão . Depef - Outubro de 2014

2 Sumário Objetivos do Projeto Infraestrutura Escopo do Projeto
Arquitetura do Projeto O papel de cada unidade envolvida O papel de cada instituição envolvida EAP (Estrutura Analítica do Projeto) Fases do Projeto Cronograma Metodologia de Circulação dos tablets Área de atuação ITES/UFBA Principais produtos do Projeto

3 Objetivos do Projeto I - Desenvolvimento de metodologia de educação financeira Metodologia para promoção da educação financeira de jovens e adultos em situação de pobreza e de extrema pobreza registrados no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal II - Desenvolvimento de metodologia de avaliação de impacto Metodologia para avaliação e monitoramento da evolução da inclusão financeira e dos níveis de poupança e de endividamento dessa população (registrada no Cadastro Único) Item 17 do Voto 199/2012-BCB, de 13 de setembro de 2012: “Adicionalmente, caberá também ao Depef a responsabilidade sobre a avaliação dos efeitos das normas e das ações do Banco Central do Brasil sobre os usuários do Sistema Financeiro, com vistas à aferir a eficácia e a adequação dos produtos e serviços financeiros às necessidades dos beneficiários, bem como o nível de conhecimento da população sobre essas normas e ações, fornecendo, assim, parâmetros de atuação para outras áreas do Banco e trazendo subsídios importantes para a elaboração e execução da estratégia de educação e inclusão financeira”. Depef (Departamento de Educação Financeira) Desig (Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação) Depep (Departamento de Estudos e Pesquisas)

4 Infraestrutura Existência de um departamento específico para implementação e avaliação de ações de educação e inclusão financeira; Projeto Específico para execução dos trabalhos apresentados com previsão orçamentária para elaboração de pesquisa caso-controle; Realização de Acordo de cooperação com instituições com ampla experiência internacional (Fundacion Capital, CFSP) e grande know- how nacional (UFBA); Processo de acompanhamento contínuo da aplicação com gerente do projeto exclusivo para essa atividade; Previsão de divulgação dos resultados.

5 Avaliar potencial de escala da metodologia de educação financeira.
Pontos Principais do Escopo do Projeto VALIDAR  DISSEMINAR TESTAR  AVALIAR Experimentar metodologia já testada pela Fundación Capital em promover a educação financeira com o uso de instrumento autoinstrucional (tablets) adaptada para o Brasil; Desenvolver e aplicar questionários quantitativos (antes dos tablets, após os tablets e após 12 meses do experimento dos tablets); Avaliar o impacto do experimento utilizando algumas variáveis, dentre elas: qualidade de vida, mudança na percepção com relação à vida financeira (do colaborador), acumulação de ativos e nível de endividamento; Avaliar potencial de escala da metodologia de educação financeira. Item 17 do Voto 199/2012-BCB, de 13 de setembro de 2012: “Adicionalmente, caberá também ao Depef a responsabilidade sobre a avaliação dos efeitos das normas e das ações do Banco Central do Brasil sobre os usuários do Sistema Financeiro, com vistas à aferir a eficácia e a adequação dos produtos e serviços financeiros às necessidades dos beneficiários, bem como o nível de conhecimento da população sobre essas normas e ações, fornecendo, assim, parâmetros de atuação para outras áreas do Banco e trazendo subsídios importantes para a elaboração e execução da estratégia de educação e inclusão financeira”. Depef (Departamento de Educação Financeira) Desig (Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação) Depep (Departamento de Estudos e Pesquisas)

6 Não há distribuição ou doação de tablets, mas circulação
Arquitetura do Projeto – Circulação de Tablets Fundación Capital BCB MDS Centro de Pesquisa / Incubadora de Tecnologia Social Não há distribuição ou doação de tablets, mas circulação Rede de Bancos Comunitários Confesol 10 Comunidades Ambiente Virtual Primeiros 6 meses de experimento: 10 comunidades ligadas aos bancos comunitários Próximos 6 meses: inserir mais 5 comunidades ligadas à Confesol, após aquisição de expertise com os bancos comunitários.

7 O papel de cada unidade envolvida
Elaborar, em conjuntos com a ITES, os questionários relacionados à pesquisa quantitativa. Coordenar a revisão do conteúdo dos tablets. Trabalhar os dados e informações recebidas (do Desig) e das pesquisas de campo. Elaboração dos indicadores de impacto de educação financeira e de monitoramento de nível de endividamento e acumulação de ativos. Elaboração da metodologia de educação financeira e na avaliação do potencial de escala da metodologia. Definir quais informações e dados, relativos aos registrados no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, são necessários ou úteis para avaliação do projeto. Processar dados e informações e acompanhar o nível de endividamento (e, na medida do possível, da poupança) dos beneficiários dos programas sociais do Governo Federal. Desenvolver, em conjunto com a ITES, relatórios com os dados e informações necessários para a avaliação de impacto do projeto e para o desenvolvimento de indicadores que subsidiem a avaliação e o monitoramento da evolução da inclusão financeira e dos níveis de endividamento (e, na medida do possível, poupança) do público-alvo. BACEN

8 Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS
O papel de cada instituição envolvida Participar da elaboração do módulo “Direitos e Deveres” e da revisão dos demais módulos. Compartilhar dados e informações sobre o Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal Informar e comunicar detalhes do Projeto aos gestores locais do bolsa família Contribuir com avaliações específicas relacionadas ao projeto Contribuir no monitoramento dos níveis de poupança e endividamento do público alvo Participar de reuniões, se necessário Avaliar relatórios gerenciais mensais e relatório final Contribuir com a revisão da metodologia de educação financeira Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS Participar como co-realizadora do projeto Compartilhar tecnologia singular já testada, reconhecida e premiada internacionalmente Disponibilizar os tablets, adaptação, customização e gerenciamento do sistema de TI Coordenar a assistência técnica e capacitação para uso da tecnologia (tablets e sistemas correlatos) FUNDACIÓN CAPITAL Sem repasse Sem repasse

9 O papel de cada instituição envolvida
Contribuir com a expertise em desenvolvimento local, redes comunitárias e economia solidária Fornecer Acessibilidade em diversas redes de economia solidária, a exemplo de bancos comunitários Coordenar e monitorar as atividades de campo, elaborando relatórios periódicos Contribuir com a elaboração dos questionários para avaliação e fornecer dados e informações para elaboração de indicadores para avaliação de impacto do projeto, se necessário Realizar o pré teste, auxiliar na avaliação dos questionários, participar dos treinamentos e aplicar questionários para avaliação quantitativa antes (marco 0), após a intervenção com os tablets (marco 1) e 12 meses depois (marco 2) -questionários para aproximadamente 10 mil pessoas. Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia (ITES/UFBA) Em analise parceria - convênio Incubadora Tecnológica de Economia Solidária e Gestão do Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal da Bahia ITES/ UFBA

10 REDE DE BANCOS COMUNITÁRIOS E CONFESOL
O papel de cada instituição envolvida 1ª etapa – parceria com a Rede de Bancos Comunitários; 2ª etapa – parceria com a Confesol Organizações que atuam com o público alvo do projeto (capital social desenvolvido) Indicar as potenciais comunidades locais e os responsáveis pelo recebimento dos tablets (líderes comunitários, monitores e público alvo etc.) Participar fornecendo subsídios para o conteúdo dos tablets (e.g. linguagem e elementos de identificação com o público-alvo nos ambientes urbano e rural) REDE DE BANCOS COMUNITÁRIOS E CONFESOL Sem repasse Confesol – Confederação das Cooperativas Centrais de Crédito Rural com Interação Solidária – única confederação de cooperativas que atua com o público alvo. Se justifica pelo interesse público.

11 EAP – Estrutura Analítica do Projeto

12 Instrumentos de pesquisa
Fases do projeto Seleção 10 comunidades BACEN MDS F. Capital ITES/UFBA Customização Tablets 40 Monitores BCDs Treinamento 40 Monitores Pré teste do Tablet e Pesquisa Elaboração dos Instrumentos de pesquisa 200 Tablets Articulação com Entidades locais Mês 1 Mês 2 Mês 2 e 3 Mês 4 Mês 3 Fonte: proposta ITES/UFBA

13 Metodologia dos Tablets
10º Pesquisa 1 Marco Zero Circulação dos Tablets Pesquisa 2 Avaliação 5 Mil Famílias Pesquisa 3 Avaliação Final Relatório Final Mês 4/10 Mês 4/10 Mês 10 Mês 10/12 Mês 13/14 Fonte: proposta ITES/UFBA

14 Cronograma 5 EF Cidadã Customização tablets 15 60 Colômbia Formalização de parcerias Seleção das comunidades locais Como se pode verificar no cronograma do projeto há duas fases: uma de organização, formalização de parcerias e definições estratégicas, que ocorrerá antes das eleições e a segunda, do início da atividade de campo, que somente deverá acontecer após o final das eleições. Quanto a quantidade de pessoas que se espera atingir com o projeto cabe esclarecer que a previsão de pessoas foi baseada num número conservador, considerando os objetivos do projeto de desenvolvimento de metodologias de interesse institucional do Banco Central. A expectativa da Fundación Capital é atingir pelo menos Observa-se ainda que, na Colômbia, cada tablet circulou por uma média de 60 pessoas, o que faria com o projeto alcançasse pessoas. Início do Projeto Início das atividades de campo Eleições 2014 Aproximadamente 6 meses

15 METODOLOGIA – circulação tablets
6 meses Cada monitor Ficará responsável por 5 Cada Ficará com 1 por 3 dias aproximadamente. Em média, cada alcancará 20 em 1 mês Fonte: Cada monitor = 6 famílias por semana (3 famílias segunda – pega de volta quarta de tarde quinta de manhã mais 3 famílias, pega de volt segunda e redistribui). 4 semanas = 24 famílias num mês. Projeto de 1 ano para alcançar 5000 famílias  288 em 1 ano. Números da 1ª fase do experimento: aproximadamente 40 monitores (agentes de desenvolvimento local) e 5000 colaboradores por 6 meses de experimento em 10 comunidades onde existam bancos comunitários e um capital social já construído. Total de 40 monitores em 6 meses: aproximadamente 5000 famílias em 10 comunidades

16 Área de atuação ITES - Aproximadamente 70% do público é registrado no Cadastro Único.

17 Principais Produtos Tablets adaptados para a realidade brasileira;
Ambiente Virtual desenvolvido; Pesquisa para avaliação da metodologia (questionários quantitativos); Relatórios parciais durante a execução do trabalho em campo; Relatório final; Metodologia de Educação Financeira testada, ajustada e validada; Metodologia de Avaliação de Impacto desenvolvida, testada e validada; Avaliação do potencial de escala do Projeto.

18 O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do Projeto!
Foto do site:

19 O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do Projeto!

20 O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do Projeto!

21 PROJETO EF CIDADÃ MUITO OBRIGADA!!


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