A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF a: Ms.Priscilla Indianara Di Paula Pinto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF a: Ms.Priscilla Indianara Di Paula Pinto"— Transcrição da apresentação:

1 PROF a: Ms.Priscilla Indianara Di Paula Pinto
DRENAGEM POSTURAL PROF a: Ms.Priscilla Indianara Di Paula Pinto

2 DRENAGEM POSTURAL Recurso terapêutico simples, amplamente utilizado na fisioterapia respiratória; OBJETIVO: drenar secreções da árvore brônquica; Postura de higiene brônquica (Consenso de Lyon); Recurso da própria natureza, baseado em um princípio físico, a ação da gravidade;

3 DRENAGEM POSTURAL DEFINIÇÃO:
Técnica da fisioterapia respiratória que utiliza a ação da gravidade para deslocar as secreções brônquicas de regiões mais distais das VAs para regiões mais centrais, com o objetivo de serem expectoradas (GAVA; PICANÇO, 2007); Esse deslocamento também é auxiliado pela ventilação dependente da postura.

4 DRENAGEM POSTURAL TÉCNICA:
Identificação da região acometida (ausculta); Posicionamento dessa região; Alinhamento dos brônquios segmentares a favor da ação da gravidade; OBS: A técnica descreve um posicionamento para cada segmento pulmonar (alguns autores descrevem o mesmo posicionamento para ser usado na drenagem de dois ou mais segmentos).

5 DRENAGEM POSTURAL JUSTIFICATIVA DA TÉCNICA:
Considerando-se que há uma tendência natural de acumular secreções pulmonares nas áreas mais distais da árvore brônquica, pelo próprio efeito gravitacional, a drenagem postural emprega o posicionamento invertido no intuito de favorecer o acesso da secreção pulmonar a um trajeto mais superior na árvore brônquica e, consequentemente, sua eliminação.

6 DRENAGEM POSTURAL Há uma tendência de acúmulo de secreções nas regiões pulmonares basais (vias aéreas mais inferiores); Por esta razão, a posição mais utilizada na técnica é a de Trendelemburg (tronco com toráx em posição mais inferior que o quadril);

7 DRENAGEM POSTURAL TEMPO DE DRENAGEM: POSTURAS MAIS USADAS:
15 a 20 minutos para cada segmento (chegando a 1 hora nos tratamentos domiciliares). POSTURAS MAIS USADAS: Decúbitos laterais; Decúbito ventral e dorsal (com ou sem rotação e elevação da parte inferior do corpo).

8 DRENAGEM POSTURAL PRECAUÇÕES/CUIDADOS:
O paciente deverá ser informado da posição que irá assumir; Usar roupas confortáveis, apoiar-se sobre travesseiros e estar sobre uma maca que também ofereça conforto; Uma escarradeira e/ou toalhas de papel devem estar próximos ao paciente/ Verificar se a última refeição ocorreu há mais de 2 horas; No caso de pacientes hospitalizados, cuidados com as sondas, cateteres, cabos, drenos, etc, e recomedam-se inclinações menos acentuadas.

9 DRENAGEM POSTURAL CONTRA-INDICAÇÕES (para a postura de Trendelemburg):
IR; IAM; Fraqueza do diafragma; Hipertensão craniana; Instabilidade hemodinâmica; Pós-operatório de cirurgia de crânio; Abdome aberto; Diálise peritonial; Traumatismos torácicos; Edema agudo de pulmão; Tuberculose ativa; Pneumotoráx ou derrame pleural não drenado; Lesão medular instável; Paciente sob VM; Uso de sonda nasogástrica; Hemoptise; Intolerância ao posicionamento.

10 DRENAGEM POSTURAL O paciente pode ser colocado nas posições de drenagem, com auxílio de macas especiais para drenagem postural; A técnica de drenagem se apresenta quase sempre associada a outras técnicas, como a TAPOTAGEM e a VIBRAÇÃO.

11 DRENAGEM POSTURAL VANTAGENS: Técnica simples; Baixo custo;
Fácil compreensão pelo paciente; Grande coadjuvante para as terapias de pacientes hipersecretivos crônicos; Promove a drenagem das secreções pulmonares; Promove melhora da relação V/Q (melhora na oxigenação); Prevenção de complicações pós-operatórias (atelectasias e pneumonias).

12 DRENAGEM POSTURAL INDICAÇÕES:
Pacientes hipersecretivos e com dificuldade de expectoração (mucoviscidose, infecções respiratórias, tuberculose, bronquiectasias, etc.).

13 DRENAGEM POSTURAL SENTIDO DA DRENAGEM:
Para que haja drenagem da secreção, o paciente deverá ser mantido em posição capaz de facilitar o fluxo da secreção patológica: → das ramificações segmentares → para as lobares A partir destas, segue para: → brônquios principais → traquéia → e para fora do sistema respiratório.

14 DRENAGEM POSTURAL PARA DEFINIR O TEMPO DE DRENAGEM, DEVE-SE CONSIDERAR OS ASPECTOS INDIVIDUAIS DE CADA PACIENTE: Estado atual de saúde; Se o tratamento é ambulatorial; Se o tratamento é no leito hospitalar; Se o paciente encontra-se em terapia intensiva; Ou se é uma autodrenagem (em domicílio). OBS: A AUSCULTA PULMONAR guiará a indicação e o tempo para a drenagem postural!

15 DRENAGEM POSTURAL ÁREAS PULMONARES: 10 para o pulmão direito;
9 para o pulmão esquerdo.

16 ÁREAS E SEGMENTOS PULMONARES
DRENAGEM POSTURAL ÁREAS E SEGMENTOS PULMONARES PULMÃO DIREITO PULMÃO ESQUERDO LOBO ÁREA/SEGMENTO Superior 1 apical 2 posterior 3 anterior 1 e 2 apical 4 língula lateral 5 língula medial Médio 4 lateral 5 medial Inferior 6 ápice da base 8 anterior 9 lateral esquerdo 10 posterior 7 cardíaca 9 lateral direito

17 DRENAGEM POSTURAL POSIÇÕES DE DRENAGEM POSTURAL:
A posição e a inclinação variam de acordo com a posição da área pulmonar a ser drenada; 10 a 15o → lobo médio e língula; 20 a 30o → bases pulmonares; Semi-sentada (Fowler-com variações) → ápices pulmonares.

18 Referências sugeridas para estudo
COSTA, Dirceu. Fisioterapia Respiratória Básica. São Paulo: Atheneu, 1999. GAVA, Marcus Vinicius; PICANÇO, Patrícia Salerno de Almeida. Manuais de Fisioterapia: Fisioterapia Pneumológica. São Paulo: Manole, 2007. SCALAN, Craig; WILKINS, Robert; e colaboradores. Fundamentos da Terapia Respiratória de EGAN. 7. ed. São Paulo: Manole, 2000. PRYOR, Jennifer A.; WEBBER, Bárbara A. Fisioterapia para problemas respiratórios e cardíacos. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002.


Carregar ppt "PROF a: Ms.Priscilla Indianara Di Paula Pinto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google