A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disfunção Miofascial RTM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disfunção Miofascial RTM."— Transcrição da apresentação:

1 Disfunção Miofascial RTM

2 Fáscia Fascia envolve e penetra em cada músculo, osso, órgão, indo até ao nível celular; Pode levar a fortes dores e limitações de movimentos ou mesmo mau funcionamento de órgãos, nervos, vasos, etc.

3 Fáscia A fáscia é constituída sobretudo por colagénio e elastina o que permite elasticidade e resistência contra estiramentos excessivos. Nenhuma técnica, terapia ou medicina dará os melhores resultados a menos que a fáscia dos músculos seja libertada.

4 Fáscia E foi assim que se criou o mito que "não existe solução" para muitos dos problemas que existem no nosso dia a dia como a fibromialgia, as dores miofasciais, as dores crónicas e muitas outras condições.

5 Ponto Gatilho O ponto gatilho é um lugar irritável, localizado em uma estrutura de tecido mole, mais freqüentemente no músculo, caracterizado por baixa resistência e pela alta sensibilidade em relação a outras áreas. Quando se estimula esse ponto por 30 segundos com uma pressão moderada, surge uma dor referida.

6 Tecnicas de Liberação Miofascial
Pompages Stretching Inibição pontos gatilhos Músculo Energia

7 Pontos Gatilhos Quanto aos Sintomas podemos classificá-los em: Ativo.
Latente.

8 Pontos Gatilhos Quanto a formação podemos classificá-los: Primário
Secundário Satélite

9

10

11 Técnica aplicada ao Músculo Trapézio Superior:

12 Ponto Gatilho Um ponto gatilho é dito ativo quando é um foco de hiperirritabilidade sintomática no músculo ou fáscia com padrão de dor referida. O ponto em forma latente não causa dor, mas pode tornar-se ativo por qualquer evento (trauma, estresse), gerando a dor referida.

13 Etiologia dos Pontos Gatilhos
Traumas (macro e micro traumas); Alterações biomecânicas ; Desequilíbrios endócrinos; Exposição prolongada ao frio; Deficiência de vitaminas C, complexo B, estrógeno, K+ e Ca+; Baixa taxa metabólica; Estress emocional. Fadiga.

14 Terapia de Liberação Posicional (TLP)
Efeitos da TLP Normalização da tensão muscular e fascial; Redução da hipomobilidade articular; Melhoria da circulação e redução do edema, Redução da dor e aumento de forca.

15 As contra-indicações:
Feridas abertas, suturas; Fraturas em processo de consolidação; Hematoma; Hipersensibilidade cutânea; Infecção sistêmica e localizada.

16 Técnica de Stretching Objetivo dessa técnica é estirar os ligamentos, as fáscias, os músculos e os tendões utilizando alavancas. Utiliza uma amplitude curta para atuar sobre os elementos articulares.

17 Técnica de Stretching A força deve ser aplicada lenta e gradualmente para produzir uma mudança e um relaxamento dos tecidos. À medida que os tecidos mudam, aumenta-se o estiramento para aproveitar uma nova amplitude conseguida.


Carregar ppt "Disfunção Miofascial RTM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google