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Luís Cabaço Martins. Presidente del Consejo Directivo de la Asociación Nacional de Transportadores Rodoviarios de Pesados de Passageiros. ANTROP ( Portugal)

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Apresentação em tema: "Luís Cabaço Martins. Presidente del Consejo Directivo de la Asociación Nacional de Transportadores Rodoviarios de Pesados de Passageiros. ANTROP ( Portugal)"— Transcrição da apresentação:

1 Luís Cabaço Martins. Presidente del Consejo Directivo de la Asociación Nacional de Transportadores Rodoviarios de Pesados de Passageiros. ANTROP ( Portugal) XIX Semana Nacional del Autocar y del Autobús 1 Sevilla, 23 de Noviembre de 2007

2 Indice A ANTROP e o Sector em Portugal A ANTROP e a FENEBÚS A AITBUS Principais problemas do Sector em Portugal Propostas da ANTROP As medidas já implementadas Conclusões 2 Luís Cabaço Martins

3 3 A ANTROP e o Sector em Portugal Luís Cabaço Martins

4 120 associados 95% das empresas TCP 9.000 autocarros 15.000 trabalhadores 380 milhões de km / ano 1 bilião e 500 milhões de passageiros 4 Luís Cabaço Martins 42 empresas na AM Porto 9 empresas na AM Lisboa

5 Serviços urbanos Serviços suburbanos Serviços interurbanos Serviços ocasionais Serviços Expresso Serviços regulares especializados 5 Luís Cabaço Martins

6 É Interlocutor activo no sector dos transportes Parceiro responsável e pragmático PRETENDE Coesão e dinamização da Associação Afirmação e modernização do sector ATRAVÉS Estratégia de Comunicação interna e externa, nacional e internacional 6 Luís Cabaço Martins

7 7 A ANTROP e a FENEBÚS Luís Cabaço Martins

8 Parceria com 25 anos Protocolo de Colaboração em 1988 Renovação do Protocolo de Cooperação em 2000 Realização conjunta da Semana Luso – Espanhola do Autocarro 8 Luís Cabaço Martins

9 9 AITBUS Luís Cabaço Martins

10 Unidade e Solidariedade Relacionamento e Colaboração Defesa das Empresas Privadas 10 Luís Cabaço Martins

11 11 Principais problemas do sector em Portugal Luís Cabaço Martins

12 Inexistência de diferenciação positiva do transporte rodoviário profissional através do desconto do ISP sobre o gasóleo (gasóleo profissional) Prática de preços sociais, com tarifas administrativamente fixadas, evoluindo abaixo da taxa de inflacção Concentração do apoio do Estado em 2 empresas rodoviárias públicas Inexistência do regime de contratualização (o Estado não assume, perante as empresas privadas, o pagamento das obrigações de serviço público) 12 Luís Cabaço Martins

13 Inexistência de Autoridades Metropolitanas de Transporte Desajustamento do quadro normativo de acesso ao sector Legislação laboral inadequada às especificidades do sector Perda continuada de passageiros no Transporte Público com transferência para o Transporte Individual Velocidades comerciais baixas Concorrência das Autarquias 13 Luís Cabaço Martins

14 14 Propostas da ANTROP Luís Cabaço Martins

15 De natureza estrutural Criação e implementação das Autoridades Metropolitanas de Transportes Definição de um quadro legislativo orientado para a adjudicação de contratos de serviço público Revisão do enquadramento normativo de acesso ao Sector Alteração da legislação laboral de modo a que se ajuste às especificidades da actividade do sector Reforma do sistema tarifário Criação do gasóleo profissional 15 Luís Cabaço Martins

16 Diagnóstico das características de mobilidade Reformulação das redes de transportes Renovação da frota de transporte público Formação de motoristas Para a modernização e reestruturação do sector 16 Luís Cabaço Martins

17 Redução da dependência energética Redução de custos e aumento de proveitos Aumento da eficiência energética Redução da emissão de poluentes e GEE Estudos de mobilidade Optimização de redes Renovação de frota Formação de motoristas Melhores soluções de mobilidade Melhores acessibilidades Oferta adaptada à procura Adaptada às condições de exploração Melhor qualidade e segurança Aumento da qualidade de serviço, da segurança e da eficiência energética Nível 0 Nível 1 Nível 2 Nível 3 17 Luís Cabaço Martins

18 18 Medidas já implementadas Luís Cabaço Martins

19 Mecanismo automático de actualização de tarifas 19 Luís Cabaço Martins Objectivos Retirar da agenda (política e dos media) a actualização de tarifas Garantir actualizações anuais a Janeiro Garantir compensações por via do aumento dos combustíveis Base de partida Combustíveis – 30% Custos com o pessoal – 42% Outros – 28%

20 20 Luís Cabaço Martins Princípios da proposta e mecanismo Uma actualização anual (1 Janeiro de cada ano) Uma actualização extraordinária (1 Julho de cada ano) Revisões excepcionais Combustíveis – alteração semanal PVP DGE Custos com o pessoal – alterações do CCT / inflação Inflação prevista pelo Governo Mecanismo automático de actualização de tarifas

21 21 Campanha Nacional de promoção do TP Luís Cabaço Martins

22 22 Conclusões Luís Cabaço Martins

23 Política de transportes sustentável e global Implementação das propostas da ANTROP ANTROP – interlocutora principal do Sector 23 Luís Cabaço Martins

24 Muito obrigado pela vossa atenção 24 Luís Cabaço Martins


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