A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO RUSSA 1917.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO RUSSA 1917."— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO RUSSA 1917

2 REVOLUÇÃO RUSSA 1917 REVOLUÇÃO RUSSA 1917 A REVOLUÇÃO RUSSA É CONSIDERADA O MODELO CLÁSSICO DE REVOLUÇÃO PROLETÁRIA QUE DESTRUIU A ORDEM CAPITALISTA E BURGUESA LANÇANDO OS FUNDAMENTOS DO PRIMEIRO ESTADO SOCIALISTA DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE.

3 Rússia pré-Revolucionária
REVOLUÇÃO RUSSA 1917 Rússia pré-Revolucionária No século XIX a Rússia era atrasada em relação às potências européias. A sua economia baseava-se na produção agrícola. Absolutismo Regime Czarista Criação do PSD Proposta de mudanças Guerra Russo- Japonesa Domingo Sangrento

4 ANTECEDENTES FIM SÉC XIX - 20 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS E MAIS DE CEM MILHÕES DE HABITANTES, SENDO SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA O GRANDE ATRASO ECONÔMICO EM RELAÇÃO AOS PAÍSES A EUROPA OCIDENTAL. ENQUANTO INGLATERRA, FRANÇA E ALEMANHA PASSAVAM POR UM PROCESSO ACELERADO DE DESENVOLVIMENTO URBANO-INDUSTRIAL, EVOLUÍAM PARA REGIMES CONSTITUCIONAL-PARLAMENTARES E REALIZAVAM UM ENORME AVANÇO TÉCNICO-CIENTÍFICO, A RÚSSIA PERMANECIA NO ATRASO ECONÔMICO, SOCIAL, POLÍTICO E CULTURAL.

5 DESIGUALDADE SOCIAL: 80% da população vivia no campo, 90% não sabia ler e escrever. Os camponeses trabalhavam como se fossem animais de carga e viviam esfarrapados e famintos, o povo era humilhado e maltratado. Os nobres viviam no luxo e riqueza vivendo da fartura e do desperdício com festas, banquetes e roupas luxuosas. País predominantemente agrário e semifeudal, a aristocracia rural e o clero ortodoxo detinham o controle da propriedade da terra.

6 Ocidente europeu: regimes liberais
Rússia: absolutismo, império autocrático, governado pelo Czar Nicolau II Nicolau recusava conceder a seus súditos um governo constitucional e parlamentar. Partidos políticos: proibidos censura à imprensa e qualquer rebeldia contra o governo era duramente reprimida, podendo o rebelde ser exilado na Sibéria. Os COSSACOS - polícia czarista - reprimia duramente qualquer ato contra o governo czarista de Nicolau II. CZAR NICOLAU II

7 Inspirados nas idéias socialistas, surgiram no país vários partidos clandestinos de oposição à autocracia czarista. O principal partido de oposição era o PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA, baseado no socialismo marxista (Karl Marx). Em 1903 esse partido dividiu-se em duas facções: os BOLCHEVIQUES e os MENCHEVIQUES. *Mencheviques: (minoria)- eram liderados por Martov, esses revolucionários defendiam a aliança com a burguesia e a passagem gradual ao socialismo através de um lento processo de reformas políticas. *Bolcheviques:(maioria)- liderados por Lênin, eram revolucionários e defendiam a instauração do socialismo na Rússia com base numa aliança entre os camponeses e os operários.

8 Guerra Russo-Japonesa
Fim do século XIX foi marcado pela expansão colonial e imperialista das grandes potências, com vistas à divisão do mercado mundial em áreas de influência. Também a Rússia expandiu-se, mas em direção ao Oriente, acabando por se chocar com o imperialismo japonês na Manchúria e na Coréia (região do Extremo Oriente). Essa rivalidade acabou por provocar em 1904 a eclosão da guerra Russo-Japonesa. O Japão obteve esmagadora vitória sobre a Rússia aumentando ainda mais as dificuldades do povo russo.

9 Em janeiro de 1905, em Petrogrado, uma passeata pacífica liderada por um padre, culminou no massacre dos manifestantes pelo exército do Czar. Nesse episódio, conhecido como “Domingo sangrento”, mais de mil pessoas foram massacradas, tornou-se o estopim para o início da revolução, chamada posteriormente por Lênin de Ensaio Geral. O país foi abalado por uma série de greves e revoltas.

10 REVOLUÇÃO RUSSA 1917 Os SOVIETES (conselhos de operários, camponeses e soldados) encabeçam a luta contra o czarismo. O Czar, pego de surpresa, foi obrigado a fazer algumas concessões. Em reuniu-se a DUMA (parlamento russo) controlada pela burguesia liberal e pelos grandes proprietários, com o objetivo de elaborar uma constituição para o país. Porém em o czar Nicolau II, fortalecido com o apoio estrangeiro e pelo retorno das tropas que estavam no Oriente, desencadeou a contra-revolução, dissolvendo os sovietes e prendendo e exilando os membros da oposição. As concessões liberais foram suprimidas e a Duma, embora conservada, passou a ter uma existência meramente simbólica.

11 A Rússia e a Primeira Guerra
Desorganização da economia Penúria, fome, racionamento Saques, passeatas e protestos contra o Czar Os desastres militares, aliados à crise econômica e financeira que atingiu o país, aceleraram o declínio da autocracia russa. A política de Nicolau II ao querer dar continuidade à guerra acelerou o início da revolução e provocou a QUEDA DO CZARISMO.

12 MENCHEVIQUES  responsáveis pela Revolução de Fevereiro (1917)
O QUE FIZERAM  Derrubaram o regime czarista através de uma greve geral e uma insurreição de massas, com operários criando conselhos (os sovietes) junto com os soldados, formados por camponeses mobilizados para a guerra. Contudo, não realizaram a reforma agrária. O QUE NÃO FIZERAM  Reforma agrária: essencial para o país, e não tiraram a Rússia da guerra devido às alianças com a social-democracia européia.

13 Fracasso e Crise da revolução  porque a Rússia continuou dependendo dos países cujos capitais essenciais controlavam a economia russa e a economia mundial. Países estes que só pensavam em ganhar a guerra e ampliar seus impérios. BOLCHEVIQUES  lançaram-se na disputa da direção daquele processo político. Seu lema: PAZ, PÃO E TERRA Paz: representava a saída imediata da guerra. Pão: resolução do problema da fome no país. Terra: atender à demanda da população que vivia no campo, sem acesso à terra. TESES DE ABRIL – “TODO PODER AOS SOVIETES”

14 Setembro de Leon Trótski, líder bolchevique, foi eleito presidente do soviete de Petrogrado, o mais poderoso da Rússia, organizou a GUARDA VERMELHA, formada por milicianos operários. Em 25 de outubro a Guarda Vermelha, apoiada pela guarnição militar de Petrogrado desencadeou a insurreição que culminou com a tomada do Palácio de Inverno (sede do Governo Provisório) e com a queda de Kerenski.

15 A REVOLUÇÃO DE OUTUBRO (1917)  tomada do poder pelos bolcheviques  poder nas mãos dos trabalhadores. Objetivos: Implantar a pequena propriedade privada e não a propriedade social; O setor social era composto basicamente por operários urbanos interessados em destruir o czarismo como regime político e as relações feudais no campo; Construir a socialização da economia; A construção de um Estado socialista.

16 Quando se iniciou a sessão inaugural de um congresso de sovietes, Lênin subiu a tribuna e falou: “O exercício de todo o poder é transferido aos sovietes de deputados, operários, camponeses e soldados. Passemos agora à construção da nova ordem socialista.” Foi organizado em seguida um novo governo, o CONSELHO DOS COMISSÁRIOS DO POVO, presidido por Lênin, que decretou a reforma agrária e a estatização dos bancos e das fábricas, assim como estabeleceu um armistício com a Alemanha.

17 Logo depois uma guerra civil eclodia no país entre o Exército Branco (formado pelos setores interessados na restauração do Antigo Regime e comandado por militares ligados ao czarismo) e o exército vermelho (organizado por Trótski para lutar pela conservação da nova ordem socialista. Durante a guerra civil contra o Exército Branco foi implantado na Rússia o Comunismo de Guerra. Finalmente em a guerra civil chegava ao fim com a vitória do Exército Vermelho sobre o Branco, um saldo de nove milhões de mortos e o completo cerco da Rússia Soviética pelos países capitalistas

18 AO FIM DA GUERRA CIVIL O PAÍS ESTAVA TODO DEVASTADO E PARA PROMOVER A RECONSTRUÇÃO ECONÔMICA DO PAÍS, LÊNIN CONCEBEU A NOVA POLÍTICA ECONÔMICA (NEP), DEFINIDA POR ELE COMO “UM PASSO ATRÁS PARA DAR DOIS PASSOS À FRENTE”. Cartaz de um filme soviético do tempo em que o governo apoiava a arte moderna.

19 A NEP CONSISTIU NA RESTAURAÇÃO PARCIAL DA ECONOMIA DE MERCADO COM A ADOÇÃO DE ALGUMAS MEDIDAS TÍPICAS DO CAPITALISMO. ASSIM, FORAM SUPRIMIDAS AS REQUISIÇÕES AGRÍCOLAS FORÇADAS, DESNACIONALIZADAS AS FÁBRICAS COM MENOS DE VINTE TRABALHADORES, RESTABELECIDA A ESCALA DE SALÁRIOS, PERMITIDO O COMÉRCIO INTERNO E INCENTIVADA A ENTRADA DE CAPITAIS EXTERNOS NO PAÍS.

20 Em 1924 a morte de Lênin desencadeou uma luta pelo poder entre Trótski (comissário do povo para a guerra) e Stálin (secretário Geral do Partido). Trótski defendia a tese da revolução permanente e Stálin defendia a tese do socialismo num só país. Stálin saiu vitorioso, Trótski foi expulso do partido e exilado. Leon Trótsky foi um intelectual e se opôs a Stálin e a burocratização do Estado socialista. Joseph Stálin, seus inimigos o consideravam traiçoeiro, mas ele teve o apoio popular.

21 A ascensão de Stálin assinalou o início de uma nova política econômica, baseada no abandono da NEP e na adoção dos planos qüinqüenais que visavam à criação da indústria pesada e a coletivização da agricultura. O êxito alcançado com os planos contribuiu para a vitória da URSS sobre o nazismo na Segunda Guerra Mundial.

22 3

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38

39

40

41

42

43

44


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO RUSSA 1917."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google