A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Segunda Guerra Mundial: violência e reconstrução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Segunda Guerra Mundial: violência e reconstrução"— Transcrição da apresentação:

1 A Segunda Guerra Mundial: violência e reconstrução

2 A Segunda Guerra Mundial: violência e reconstrução
5.1 A origem, o decorrer e o desfecho da Segunda Guerra Mundial 5.2 As consequências demográficas, económicas e geopolíticas da Segunda Guerra Mundial Caça Spitfire usado na «Batalha de Inglaterra». Ataque japonês a Pearl Harbour, em 1941.

3 Os antecedentes da guerra
Após a Primeira Guerra Mundial (1918), surgiram grandes tensões políticas e sociais em várias zonas do globo. Para as resolver, alguns países europeus, sobretudo a Alemanha e a Itália, adotaram regimes autoritários. No Oriente, o Japão era também dominado por um regime autoritarista e militarista. Perseguindo um ideal expansionista, estes países apetrecharam-se militarmente e iniciaram uma série de conquistas com vista à criação de vastos impérios. «Bons amigos em três países» (1938): postal de propaganda japonesa. No topo, estão representados nos medalhões Hitler, Konoe e Mussolini.

4 Os antecedentes da guerra
Em 1931, o Japão invadiu a Manchúria e, em 1937, algumas regiões chinesas situadas em locais estratégicos. A Itália, com a ambição de construir um grande império, conquistou a Etiópia em 1935 e submeteu a Albânia em 1939. A Alemanha, que pretendia restaurar o poderio que perdera e afirmar a superioridade da raça ariana, partiu em conquista de espaço vital, readquirindo o controlo das regiões de Sarre (1935) e Renânia (1938) e anexando a Áustria e a Checoslováquia (1939). A comunhão de interesses levou estes países a aliarem-se e a formarem o Eixo em 1940. Assinatura do pacto tripartido do Eixo pela Alemanha, Japão e Itália, em 27 de setembro de 1940, em Berlim.

5 A expansão das potências do Eixo no fim do anos 30 do século xx.
Os antecedentes da guerra A expansão das potências do Eixo no fim do anos 30 do século xx.

6 Cena da guerra-relâmpago (blitzkrieg).
O início do conflito O ataque alemão à Polónia, em 1939, marcou o início da Segunda Guerra Mundial. A primeira fase do conflito ficou marcada pela supremacia alemã, que surpreendeu os Aliados com ataques rápidos e inesperados (guerra-relâmpago). Em pouco tempo, a Alemanha conseguiu ocupar grande parte da Europa, graças às divisões panzer, a uma aviação moderna e à artilharia e infantaria motorizadas. Cena da guerra-relâmpago (blitzkrieg). Combate aéreo durante a «Batalha de Inglaterra».

7 Os avanços da Alemanha Depois da ocupação da Polónia, seguiram-se a Dinamarca e a Noruega (abril de 1940), os Países Baixos e a Bélgica (maio de 1940) e a França (entrada em Paris em 1940). Alvo de violentos ataques aéreos, a Grã-Bretanha resistia, infligindo a primeira derrota aos Alemães. Em 1941, Hitler ordenou a invasão da Rússia, rompendo o Pacto de Não- -Agressão Germano-Soviético. Avanços do Eixo na Europa em 1939 e 1940. A ofensiva do Eixo na Europa a partir de

8 Tropas nazis invadem a Rússia em 1941.
A mundialização da guerra Em 1941, fortes ofensivas lanças pelos países do Eixo estenderam a Guerra a outras regiões. Abaixo apresentam-se acontecimentos que contribuíram para a expansão do conflito. Invasão da Jugoslávia e Grécia e ofensivas no norte de África por parte da Itália. Rutura do pacto germano-soviético e invasão da Rússia pelas tropas do Eixo. Entrada no conflito da Hungria, a Roménia e a Bulgária ao lado das forças do Eixo. Ataque japonês a Pearl Harbour, que levou à entrada dos EUA no conflito. Batalha de Midway. Combate entre Japoneses e Norte-Americanos em Midway (arquipélago do Havai), em 1942. Tropas nazis invadem a Rússia em 1941.

9 A guerra à escala global em 1942.

10 Desembarque das tropas aliadas na Normandia no Dia D.
O início do fim A entrada dos EUA no conflito e a quebra do pacto entre a Alemanha e a União Soviética reequilibrou as forças em combate, tendo os EUA e a URSS passado a ser os principais adversários do Eixo. A partir de então, vários acontecimentos contribuíram decisivamente para o fim do conflito. A vitória britânica em El Alamein em novembro de 1942, que impediu as tropas italo-germânicas de dominarem o Mediterrâneo e o canal do Suez. As sucessivas vitórias americanas sobre as japonesas nas ilhas do Pacífico. A libertação de Itália pelas tropas anglo-americanas vindas do norte de África e a subsequente rendição da Itália em setembro de 1943. O desembarque das tropas aliadas na Normandia (França) no dia 6 de junho de — o Dia D. Desembarque das tropas aliadas na Normandia no Dia D.

11 O início do fim O recuo dos Alemães perante a ofensiva soviética, em 1944. A ocupação do território alemão pelas tropas aliadas, na primavera de 1945. O suicídio de Hitler, em 1945. As bombas atómicas sobre Hiroxima e Nagasáqui, em agosto de 1945 e a subsequente capitulação do Japão. Bomba atómica sobre Hiroxima. Bomba atómica sobre Nagasáqui.

12 As consequências da Segunda Guerra Mundial
Elevado número de mortos — civis, soldados, judeu. Elevadas perdas materiais. Diminuição da produção agrícola e fabril. Inflação e desvalorização da moeda. Fome, propagação de doenças, miséria. Movimentos independentistas por parte das colónias asiáticas e africanas. Desnazificação da Alemanha — divisão de Berlim pelas quatro principais potências aliadas e julgamento de Nuremberga. Construção de um novo mapa político mundial. Destruição no centro de Londres, sujeito a bombardeamentos sistemáticos durante a guerra. Desnazificação — Estátua de Hitler destruída numa rua de Berlim. Sessão do julgamento de Nuremberga.

13 O novo mapa da Europa em 1947.

14 Cartaz das Nações Unidas durante a guerra (1943).
A procura de uma paz duradoura: criação da ONU Principais objetivos da Organização das Nações Unidas (ONU): Manter a paz e a segurança no mundo. Promover a igualdade e o respeito pelos direitos de todos os cidadãos. Fomentar a cooperação internacional. Reconhecer o direito dos povos à autodeterminação dos povos. Cartaz das Nações Unidas durante a guerra (1943).


Carregar ppt "A Segunda Guerra Mundial: violência e reconstrução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google