A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tipos de signos Catarina Ferreira º de Fotografia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tipos de signos Catarina Ferreira º de Fotografia"— Transcrição da apresentação:

1 Tipos de signos Catarina Ferreira 99149 1º de Fotografia
Curso Técnico de Fotografia Professor Hermergildo Disciplina Técnicas Aplicadas - Semiologia

2 Índice O que são signos? Índice/ Indícios Sinais Símbolo Ícone

3 O que são signos? Saussure estuda os signos linguísticos
Signo é significado mais significante. Fundador da linguística moderna chama se Ferdinand de Saussure.

4 A beata de um cigarro Índice/Indícios Facto imediatamente percetível que nos dá a conhecer qualquer coisa a propósito de um outro que não é imediatamente percetível. O mar agitado e o por do sol.

5 Sinais Transmitem uma informação que é percebida por todas da mesma maneira. São simples, de apreensão rápida e servem para informar e/ou identificar locais e serviços. É preciso que as pessoas conhecem antecipadamente o código do sinal. É uma informação visual cujo sentido exige um conhecimento prévio do seu significado. Alguns sinais são universais. Este sinal indica que existe uma rotunda com transito giratório mais á frente. O sinal indica que as pessoas correm o risco de cair.

6 Símbolo Sinal que marca uma relação analógica, constante de uma dada cultura, com o elemento que significa. Representa uma marca ou identidade. O buda da cultura Budista. Simboliza o Partido Comunista Português.

7 Mosteiro de Braga. Ícone Signo no qual existe uma semelhança topológica entre o significado e o significante. Uma pintura, uma fotografia são ícones na medida em que possuem uma semelhança com o objeto pintado ou fotografado. Estação da Recolha da Boavista, pintado nas paredes da Avenida da Boavista.


Carregar ppt "Tipos de signos Catarina Ferreira º de Fotografia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google