A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso."— Transcrição da apresentação:

1 Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso

2 ► Neste trabalho vamos apresentar sobre o Mundo do Trabalho, suas influências e seus importantes desdobramentos. Iremos mostrar como o conceito de trabalho é bastante amplo e que está coberto de influências ideológicas. ► Mostraremos as diferenças entre trabalho manual e trabalho intelectual, na visão da sociedade e nos bens lucrativos. Introdução

3 O Conceito de Trabalho ► Ocupação manual ou intelectual. ► Com o passar do tempo o trabalho deixou de ser apenas esforço, tornando ganho de lucros, ficando conhecido como emprego.

4 O percurso do trabalho ► No começo dos tempos, o trabalho era a luta constante para sobreviver. A necessidade de comer de se abrigar, etc., era que determinava a necessidade de trabalhar. ► Na Idade Moderna as coisas começam a mudar. Nessa época, existiam várias empresas familiares que vendiam uma pequena produção artesanal, todos os membros da família trabalhavam juntos para vender produtos nos mercados.

5 Trabalho Intelectual X Trabalho Manual ► No modo de produção industrial, o trabalhador manual torna-se uma propriedade. Os trabalhadores intelectuais da produção então classificam e distribuem os operários, trabalhadores manuais, de acordo com suas capacidades físicas. ► Na indústria, a divisão entre trabalho manual e trabalho intelectual se dá na relação entre os trabalhadores técnico-científicos, cuja função é organizar o processo de trabalho e os operários que executam este trabalho.

6 O trabalho escravo no século XX e XXI: ► No Brasil, cerca de 25.000 pessoas vivem sem salário e sem liberdade. Esses trabalhadores se submetem a jornadas excessivas de trabalho, que causam desgaste físico e mental, e não são recompensados por isso.

7

8 O trabalho na revolução industrial do séc. XX e início do séc. XXI ► Caracterizada pelo uso de novas fontes de energia, pelo o grande aumento do uso das máquinas para aumentar a quantidade da produção, pela divisão do trabalho e especialização do mesmo e pelo uso da comunicação e do transporte como facilitadores do mesmo.

9 Ideologia do Trabalho ► Define-se TRABALHO como uma atividade em que o homem exerce e com sua inteligência transforma a natureza, ao mesmo tempo busca um meio de se sustentar através da atividades remuneradas. ► O trabalho é aliado a uma ideologia, na qual aparecem um mundo, com doutrinas, normas, regras, e o trabalhador, o homem não é livre da ideologia.

10 A revolução do proletariado na Rússia ► A revolução proletária russa no início do século XX foi uma crítica teórica e prática que escarneceu sem piedade todos os processos revolucionários desenvolvidos pelo proletariado nos séculos XVIII e XIX, se desenvolvendo como superação aos processos anteriores e tornando-se paradigma revolucionário até os dias atuais.

11 Conclusão ► Vários fatos históricos, como a crise de 29 e a Terceira Revolução Industrial, foram acontecimentos importantes que ajudaram a mudar o conceito de trabalho. ► Daqui a alguns anos, por exemplo, poderemos observar os reflexos que a atual crise econômica mundial provocara no mundo do trabalho.


Carregar ppt "Paulo Fernandes Paulo Valverde Bruno Araújo Gustavo Araújo Victor Cerqueira Glauber Brennon Guilherme Velloso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google