A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UFMG - CTIT Experiências da UFMG nos mecanismos de Proteção Intelectual direcionados a Engenharia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UFMG - CTIT Experiências da UFMG nos mecanismos de Proteção Intelectual direcionados a Engenharia."— Transcrição da apresentação:

1 UFMG - CTIT Experiências da UFMG nos mecanismos de Proteção Intelectual direcionados a Engenharia

2 UFMG - CTIT CTIT – Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica Setor de patentes: Setor de buscas e redação de patentes Setor de cumprimento de exigências Setor de acompanhamento dos pedidos Setor de pedidos internacionais - PCT Setor jurídico Setor de transferência e licenciamento INOVA-AGE – Incubadora

3 UFMG - CTIT Experiências do Setor de buscas e redação de patente

4 UFMG - CTIT Setor de buscas e redação de patentes Áreas de concentração das tecnologias: Engenharia Biotecnologia Química Farmácia

5 UFMG - CTIT INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial

6 UFMG - CTIT Setor de buscas e redação de patentes Contato do inventor com a CTIT. Marcação da primeira reunião. Ata de Reunião Participantes (inventores, coordenador, especialista na área). Definição dos inventores. Apresentação da invenção. Definição do escopo da invenção. Publicações existentes. Parcerias com empresas ou outras instituições. Contratos ou convênios de pesquisa (Co-titularidade). Empresas interessadas na tecnologia. Abertura de pasta e processo de busca.

7 UFMG - CTIT Setor de buscas e redação de patentes Solicitações ao inventor na primeira reunião: Preenchimento e envio do formulário de consulta. Envio de todas informações relevantes (relatórios, publicações, desenhos, etc). Preenchimento e envio da declaração dos inventores e do termo de participação. Envio de copia do contrato ou convenio de pesquisa (caso exista).

8 UFMG - CTIT Setor de buscas e redação de patentes Documentos disponíveis no site - Formulário de consulta Termo de participação Declaração dos inventores Termo de sigilo (Alunos, pesquisadores, empresas, examinadores de banca). Modelo de listagem de seqüências Pedido de busca previa de patenteabilidade Anexo Polinucleotídeos e Polipeptídeos sintéticos Anexo animais, plantas e suas partes Anexo microorganismos Anexo Composições Anexo vírus

9 UFMG - CTIT Setor de buscas e redação de patentes Primeira Reunião documentos Abertura de pasta Busca Prévia de Anterioridades Análise de Patentea- bilidade Reunião - Parecer de Patenteabilidade Negativo (Patenteabilidade Questionável) Confirmação do Parecer Negativo Arquivo Provisório Adoção de novas estratégias para o patenteamento Redação do texto do pedido de patente Aprovação dos Inventores Revisão da versão final do texto do pedido de patente Depósito do Pedido

10 UFMG - CTIT UFMG em números Pedidos de patentes Nacionais257 Pedidos de patentes Nacionais257 Pedidos de patentes Internacionais 73 Pedidos de patentes Internacionais 73 Pedidos de patentes em Engenharia 81 Pedidos de patentes em Engenharia 81 Licenciamentos 18 Licenciamentos 18

11 UFMG - CTIT Patentes Engenharia Total de patentes em engenharia 81 (31,5%)

12 UFMG - CTIT Tipos de proteção em Engenharia Propriedade Industrial: Patente de produto. Patente de processo. Desenho industrial. Marca. Direitos Autorais: Software.

13 UFMG - CTIT Patentes em Engenharia Proteção do Software: Proteção por direitos autorais (Lei de Software Lei nº 9.609, de 1998 ). Proteção por patente, embutido em um processo ou método.

14 UFMG - CTIT Experiências do Setor de pedidos internacionais - PCT

15 UFMG - CTIT TRATADO DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE PATENTES - PCT O sistema PCT prevê: Apresentação da solicitação internacional; A busca internacional; A publicação internacional; Exame preliminar internacional

16 UFMG - CTIT TRATADO DE COOPERAÇÃO EM MATÉRIA DE PATENTES - PCT BUSCA INTERNACIONAL À escolha do depositante, a busca poderá ser realizada por uma das Autoridades Internacionais de Busca: Áustria (CHF 330) Austrália (AUD 1.600) Canadá (CAD 1.600) China (CNY 2.100) Estados Unidos (USD 1.800) Escritório Europeu de Patentes (EUR 1.700) Espanha (EUR 1.700) Finlândia (EUR 1.700) Japão (JPY ) Coréia (KRW ) Rússia (USD 500) Suécia (EUR 1.700)

17 UFMG - CTIT Custos do Depósito PCT Via INPI: Taxa de tramitação: R$ 305,00 Taxa de Depósito: CHF 1330 Taxa de prioridade:R$ 95,00 Via International Bureau: Taxa de tramitação: CHF 100 Taxa de Depósito: CHF 1330 Taxa de prioridade: CHF 50

18 UFMG - CTIT Sistema PCT-Easy É um programa desenhado para criar os dados de uma solicitação em formato eletrônico em forma validada. Permite a reutilização de dados de solicitações já apresentadas. Isenção da taxa de tramitação.

19 UFMG - CTIT Experiências do Setor de transferência e licenciamento

20 UFMG - CTIT Casos de Sucesso Caso CRÔMIC: Desenvolver um solado com amortecimento para calçado esportivo. Demanda apresentada pelo IEL-FIEMG. Demanda apresentada pelo IEL-FIEMG. Reunião com a Empresa: Formatação da demanda: Multidisciplinar. Reunião com a Empresa: Formatação da demanda: Multidisciplinar. Prospecção de competências na UFMG. Prospecção de competências na UFMG. Reuniões para apresentação e discussão da demanda aos grupos de pesquisa. Reuniões para apresentação e discussão da demanda aos grupos de pesquisa. Proposta de pesquisa ; Proposta de pesquisa ; Departamento de Fisioterapia; Engenharia Mecânica ; Engenharia de Produção. Departamento de Fisioterapia; Engenharia Mecânica ; Engenharia de Produção. Apresentação da proposta para a Empresa e negociação. Apresentação da proposta para a Empresa e negociação. Assinatura de Convênio de pesquisa. Assinatura de Convênio de pesquisa.

21 UFMG - CTIT Casos de Sucesso Caso CRÔMIC Etapas de desenvolvimento da pesquisa: Etapas de desenvolvimento da pesquisa: Testes do modelo antigo no Laboratório do Departamento de Fisioterapia, LAPREV. Testes do modelo antigo no Laboratório do Departamento de Fisioterapia, LAPREV. Desenvolvimento do novo sistema de amortecimento pelo Laboratório de Bioengenharia, LABBIO. Desenvolvimento do novo sistema de amortecimento pelo Laboratório de Bioengenharia, LABBIO. Desenho dos modelos propostos pelo LIDEP, Engenharia de Produção, selecionados pela CROMIC; Desenho dos modelos propostos pelo LIDEP, Engenharia de Produção, selecionados pela CROMIC; Fabricação do molde e protótipo com o sistema de amortecimento. Fabricação do molde e protótipo com o sistema de amortecimento. Testes do protótipo com o novo sistema de amortecimento no LABBIO. Testes do protótipo com o novo sistema de amortecimento no LABBIO. Testes do protótipo com o novo sistema de amortecimento no LAPREV. Testes do protótipo com o novo sistema de amortecimento no LAPREV. Patente depositada em co-titularidade com a CRÔMIC; PI SISTEMA DE AMORTECIMENTO PARA SOLADOS DE CALÇADOS Patente depositada em co-titularidade com a CRÔMIC; PI SISTEMA DE AMORTECIMENTO PARA SOLADOS DE CALÇADOS Lançamento previsto: Lançamento previsto:

22 UFMG - CTIT Casos de Sucesso Caso CRÔMIC Benefícios para MG: Benefícios para MG: Promove inovação na Crômic; Promove inovação na Crômic; Consolidação de uma Rede para atendimento de demandas do setor calçadista: Consolidação de uma Rede para atendimento de demandas do setor calçadista: Pólo calçadista de MG fabrica 52% dos caçados esportivos do Brasil; Pólo calçadista de MG fabrica 52% dos caçados esportivos do Brasil; Projeto para inovação patrocinado pelo Sindicato da Indústria Calçadista; Projeto para inovação patrocinado pelo Sindicato da Indústria Calçadista; Benefícios para a UFMG Benefícios para a UFMG 5 professores envolvidos em uma nova rede de Pesquisa e Desenvolvimento; 5 professores envolvidos em uma nova rede de Pesquisa e Desenvolvimento; 1 Dissertação de Mestrado na Engenharia de Produção. 1 Dissertação de Mestrado na Engenharia de Produção. 1 novo projeto de doutorado na EEFFTO. 1 novo projeto de doutorado na EEFFTO. Se bem sucedido comercialmente: Rendimentos para a UFMG. Se bem sucedido comercialmente: Rendimentos para a UFMG.

23 UFMG - CTIT Casos de Sucesso Caso BIOS - Serviços e Comercio Parceria entre BIOS, Escola de Veterinária e a engenharia mecânica (LABBIO). Pesquisa na área de criação de gado. Gerou duas patentes: PI MEDIÇÃO DO TEMPERAMENTO ANIMAL PI DISPOSITIVO FOTOBIOMODULADOR PARA TRATAMENTO DE MASTITE

24 UFMG - CTIT Casos de Sucesso Caso MINER – UOL A empresa de busca Miner Technology Group foi criada em Foi comprada pelo Grupo Folha de São Paulo em Abril de 1999.

25 UFMG - CTIT Casos de Sucesso Caso AKWAN - GOOGLE A Akwan Information Technologies desenvolvia soluções de buscas inovadoras. A Akwan foi comprada pela Google em julho de Plataforma de busca Google Health.

26 UFMG - CTIT Casos de Sucesso EDITAL- 01/2008 Patentes PI e PI : LIPOSSOMAS P-H SENSIVEIS DE CISPLATINA E OUTORS AGENTES ANTIONEOPLASTICOS E SEU PROCESSO DE OBTENÇÃO (18/04/2008) EXTRATO DO RESULTADO FINAL DO EDITAL 01/ declarou vencedora a proposta apresentada pela empresa Eurofarma Laboratório Ltda.

27 UFMG - CTIT Obrigado Claysson Vimieiro Tel: (31)


Carregar ppt "UFMG - CTIT Experiências da UFMG nos mecanismos de Proteção Intelectual direcionados a Engenharia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google