A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise das Demonstrações Contábeis

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise das Demonstrações Contábeis"— Transcrição da apresentação:

1 Análise das Demonstrações Contábeis
UNESC FACULDADES Análise das Demonstrações Contábeis Msc. Kallyse Priscila Soares de Oliveira

2 Identificação da Empresa
Fatores de Produção; Empresas; Empresários ou produtores; e Consumidores ou população.

3 Aspectos Administrativos
Estatais; Mistas; e Privadas.

4 Decisões Financeiras da Empresa
Investimento Financiamento X

5 Decisões Financeiras da Empresa
Forma de financiamento das empresas. Capital Próprio Terceiros X

6 Decisões Financeiras da Empresa
Segmentação do Risco Empresarial: Operacional; Financeiro. Objetivos econômicos e sociais; Objetivos próprios: Crescimento; Maximização dos lucros; Independência financeira; Competitividade e Internacionalização.

7 Decisões e Estratégias Financeiras
Investimentos; Financiamentos; Operacionais. OBJETIVO DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS: Equilíbrio Financeiro e liquidez; Eficiência Operacional; Retorno dos Investimentos; Risco e Geração de valor.

8 Decisões e Estratégias Financeiras
No objetivo de criação de valor destacam-se três áreas de relacionamento: Identificar alternativas que oferecem retornos que superam o custo de capital (ESTRATÉGIAS DE INVESTIMENTOS); Selecionar alternativas de financiamento que apresentam custos baixos, de modo a viabilizar as decisões de investimentos (ESTRATÉGIAS DE FINANCIAMENTOS); Operar com eficiência operacional (ESTRATÉGIAS OPERACIONAIS).

9 Investimentos Decisões que procuram melhor aporte de capital e que compensem o custo de capital, proporcionando remuneração mínima para os investidores; São direcionados para três áreas: Capital de giro e liquidez; Ativos fixos produtivos tangíveis; Investimentos fixos intangíveis. Os retornos esperados são a longos prazos; São decisões tomadas a partir de planos anuais de investimentos, voltados a promoves o crescimento e a competitividade.

10 Investimentos Os recursos utilizados são de fontes próprias ou de terceiros, ou recursos levantados no mercado; Sempre que o retorno dos investimentos superar o custo de capital há criação de valor para o acionista; Se o retorno dos investimentos estiver abaixo das expectativas mínimas dos investidores, a decisão não se mostra atraente.

11 Investimentos Os recursos utilizados são de fontes próprias ou de terceiros, ou recursos levantados no mercado; Sempre que o retorno dos investimentos superar o custo de capital há criação de valor para o acionista; Se o retorno dos investimentos estiver abaixo das expectativas mínimas dos investidores, a decisão não se mostra atraente.

12 Financiamentos As decisões podem se originar de fontes próprias, recursos dos acionistas, ou de terceiros, identificados em empréstimos e financiamentos; Os custos são definidos pelas taxas de retorno exigidas pelos proprietários dos capitais, os quais devem ser cobertos pelo retorno dos investimentos; A empresa deve avaliar a melhor proporção entre dívidas e capital próprio, ajustando o risco da empresa em um nível adequado; Quanto maior o risco, maior a taxa de retorno exigida pelos “donos” do capital.

13 Operacionais Essas estratégias consideram as variáveis que formam o resultado operacional da empresa; Fixação de preços de vendas, distribuição e logística, escala de produção, margem de lucro, volume de venda , volume de produção... São estudados diversos indicadores que medem a eficiência da gestão da empresa e eficiência na utilização dos recursos investidos, voltados principalmente para preços de venda e volume, custos e lucros.

14 Objetivos e Critérios da Análise de Balanços
Atratividade de investir em determinada companhias; Se um crédito solicitado merece ou não ser atendido; Se a capacidade de pagamento encontra-se numa situação de equilíbrio ou insolvência; Se a atividade operacional da empresa oferece uma rentabilidade que satisfaz as expectativas dos proprietários de capitais...

15 Objetivos e Critérios da Análise de Balanços
PASSADA PRESENTE FUTURA

16 Objetivos e Critérios da Análise de Balanços
A maneira como os indicadores são utilizados é particular de cada empresa; Preocupação existente é se as informações prestadas são de QUALIDADE. A “Análise de Balanços” permite que se extraia, dos demonstrativos contábeis apurados e divulgados por uma empresa, informações úteis sobre o seu desempenho econômico-financeiro, podendo atender aos objetivos de análise dos investidores, credores, concorrentes, empregados, governo...

17 Insumos da análise de Balanços
Relatórios Contábeis elaborados periodicamente pelas empresas; Obrigatórios: Balanço Patrimonial; Demonstração de Resultados; Demonstrações de Lucros ou Prejuízos Acumulados ou Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Demonstração do Valor adicionado; Notas Explicativas. Relatório da Diretoria; Parecer de Auditoria.

18 Metodologia de Análise
A EMPRESA E O MERCADO RELATÓRIOS FINANCEIROS ANÁLISES HORIZONTAL E VERTICAL ANÁLISE DA LIQUIDEZ ANÁLISE DO ENDIVIDAMENTO ANÁLISE DA RENTABILIDADE E LUCRATIVIDADE ANÁLISE DE VALOR CONCLUSÕES


Carregar ppt "Análise das Demonstrações Contábeis"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google