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1 [Material apresentado no SBGames2005]
[Revisado e Ampliado] Aplicabilidade da Ferramenta Macromedia Flash MX no Desenvolvimento de Webgames Christiano Lima Santos José Walter Santos Filho Ricardo Luís Guimarães dos Santos

2 Sumário Jogos e a Internet Webgames Plataformas Flash e Java
Por que Flash? Casos Submundo e Força Andrômeda Considerações Finais Bibliografia

3 Jogos e a Internet Surgimento da Internet; O mundo inteiro conectado;
Fusão dos meios de comunicação; Um jogador pode se utilizar da Internet para: Comprar ou baixar jogos; Jogar games online ou webgames.

4 Webgames Entretenimento via Web Browser; Vantagens: Portabilidade;
Desenvolvimento rápido de jogos de baixa complexidade; Mais simples para o usuário.

5 Plataforma Flash Ferramenta de desenho vetorial útil para criação de desenhos animados; ActionScript - Linguagem de script no padrão ECMA-262; Em desenvolvimento a versão 3.0; Compatibilidade com as linguagens XML e JavaScript.

6 Plataforma Flash (cont.)

7 Plataforma Java Atualmente na sua segunda edição;
Linguagem de programação Concorrente; Baseada em classes e pacotes; Orientada a objetos; Abrange desde o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis (J2ME) a desenvolvimento web (J2SE).

8 Plataforma Java (cont.)

9 Por que Flash? Bom desempenho na geração de animações interativas;
Facilidades de manipulação de objetos e gráficos vetoriais; Boa qualidade de compactação; Ambiente de desenvolvimento mais prático.

10 Submundo Jogo 2D com visão Top Down;
Gerenciamento de poucos objetos no cenário; Dois modos de jogo: Trial Attack e Campeonato;

11 Submundo (cont.) Metodologia de desenvolvimento possui vários pontos em comum com RUP Levantamento de requisitos; Modelagem de soluções; Implementação de algoritmos; Testes e correções dos algoritmos; Keep It Stupidly Simple.

12

13 Força Andrômeda Shoot’em up 2D com scrolling vertical;
Persistência de dados Ranking armazenado em BD MySQL; Gerenciamento de uma maior quantidade de objetos criados em tempo de execução;

14

15 Considerações Finais Flash possui boa portabilidade:
Web; Desktop; Dispositivos móveis; Flash e webgames combinam! Flash e Mobile Games? Rich Internet Applications Experiência do usuário.

16 Bibliografia Flash Platform Overview Macromedia Flash Help
Flash MX e XML Introdução ao Java Macromedia Flash MX 2004 Game Programming Elfland Studios. Jogos.

17 Para Contato Elfland Studios http://www.elfland.com.br


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