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Aula 1 – António Albano Baptista Moreira PESQUISA DE EMRCADO.

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1 Aula 1 – António Albano Baptista Moreira PESQUISA DE EMRCADO

2 Aula 1 06/02/2014 Apresentação pessoal A disciplina Organização Expectativas Calendário Filmes Quais os desafios ? OBJETIVOS

3 Apresentação Formado em Administração e Pós graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior em Multinacionais de classe mundial, na área de TI; Instrutor do Sebrae para os cursos Aprender a Empreender e Soldado Cidadão; Coordenador dos Cursos Gestão Estratégica de PMEs, Finanças e Tributária - CET OPET; Professor de Empreendedorismo e Gestão – CET OPET, FAEL; Palestrante de Motivação, Criatividade e Gestão; Consultor para pequenas e médias empresas em Gestão, BI e TI;

4 Dados do professor António Albano Baptista Moreira http://www.antonioabmoreira.adm.br profantonioabmoreira@gmail.com 84071214 antonioabmoreira aabmoreira http://antonioabamoreira.wordpress.com

5 Plano de aula DATABASES TECNOLÓGICAS TRABALHADAS Nºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 30/01 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. Desafios atuais do Marketing e importância da Pesquisa.. TODAS DE FORMA GERAL COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 06/02 1.1 Sistema de Informações Internas de Marketing; 1.2 Sistema de Inteligência de Marketing; 1.3 Sistema de Pesquisa de Marketing; 1.4 Sistema de apoio às decisões de Marketing; COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 08/02 SÁBADO LETIVO REVISÃOCOMPETÊNCIA 1/2 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE

6 O acertado não é caro... Comportamento Uso aparelhos eletrônicos Participação Interesse comum

7 Contrato Turmas : TEV122A TEV131A Objetivos comuns, quais? Organização Integração Participação Crescimento Resultados a atingir?

8 Metodologia Aulas expositivas com apoio de slides e quadro, filmes, estudo de casos, trabalhos individuais, filmes e debates.

9 Objetivos da Instituição Missão, visão, valores Perfil do egresso Competência: Conhecimento, habilidade, atitude CHTAE

10 Material de apoio Cópias de apostilas, indicação de capítulos de livros, sites, etc. Uso do site, http://opetpesquisatev.pbworks.com Login e senha Como usar

11 Ao final o que levaremos ? APRESENTAÇÕES VISÃO DA DISCIPLINA FUNCIONAMENTO PESQUISA DE MERCADO INFORMAÇÕES E-MAIL DA TURMA

12 De que se trata... Nesta disciplina, os alunos aprenderão todos os fundamentos e conceitos da pesquisa de mercado, seus tipos e formas, além das principais técnicas de amostragem, o que permite uma análise mais apurada e consistente das expectativas e necessidades dos consumidores. Com destacada Importância nas questões que envolvem o planejamento de pesquisa de marketing, aprenderão todos os conceitos e variantes que envolvem a Pesquisa de Mercado, de Consumo, de Produto e do Público-Interno. Através de aplicação e vivência de exercícios práticos, os alunos praticarão as técnicas de painel de consumidores, painel motivacional e pesquisa de propaganda. Estudarão e aplicarão ainda os processos automatizados de tabulação de dados, bem como os processos que envolvem a auditoria em varejo, analisando e interpretando os resultados de pesquisas mercadológicas. Ao final da disciplina, os alunos desenvolverão um projeto de pesquisa de mercado.

13 Competências NºDESCRIÇÃOCLASSIFI CAÇÃO 1 Analisar a importância e os componentes de um sistema de informação. FUNDAM ENTAL 2 Identificar a diferença entre fontes primárias e secundárias de informação. FUNDAM ENTAL 3 Identificar as características das pesquisas de Painel de Consumo, Ad Hoc e Focus Group. FUNDAM ENTAL 4 Identificar as principais etapas do planejamento de uma pesquisa. NECESS ARIA 5 Comparar e relacionar as diferenças entre o método quantitativo e o método qualitativo de pesquisa e pesquisas exploratória, descritiva e causal. NECESS ARIA

14 Competências 6 Elaborar os objetivos primários e secundários de uma pesquisa. NECESS ARIA 7 Analisar a diferença entre os tipos de amostra probabilística e não probabilística e cálculo amostral. NECESS ARIA 8 Elaborar os diferentes modelos de formulários de pesquisa. IMPORT ANTE 9 Relacionar os diferentes mecanismos de aplicação de uma pesquisa. IMPORT ANTE 10 Relacionar e aplicar os mecanismos de tabulação e análise de uma pesquisa. IMPORT ANTE

15 Apoio bibliográfico MATTAR, Fauze Nagib. Pesquisa de marketing: edição compacta. 3ª Edição. São Paulo: Atlas, 2001 MCDANIEL JUNIOR, Carl, Gates, Roger. Pesquisa de marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004 SAMARA, Beatriz Santos; BARROS, José Carlos de. Pesquisa de marketing: conceitos e metodologia. 2ª edição. São Paulo: Makron Books, 1997.

16 Apoio bibliográfico MALHOTRA, David A. Pesquisa de Marketing. SãoPaulo: Atlas, 2001. AAKER, David A. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2001.

17 Apoio bibliográfico - Livros de trabalho TÍTULOAUTOR/EDITORA

18 DATABASES TECNOLÓGICAS TRABALHADASNºs COMPETÊNCIAS ENVOLVIDAS OBSERVAÇÕES 30/01 Apresentação individual e da disciplina, formas de avaliação, contrato pedagógico, organização geral. Desafios atuais da Logística, importância da PPCP. TODAS DE FORMA GERAL COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 06/02 1.1 Sistema de Informações Internas de Marketing; 1.2 Sistema de Inteligência de Marketing; 1.3 Sistema de Pesquisa de Marketing; 1.4 Sistema de apoio às decisões de Marketing; COMPETÊNCIA 1 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 08/02 SÁBADO LETIVO REVISÃOCOMPETÊNCIA 1/2 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 13/02 2.1 Fontes Primárias e Secundárias; 2.2 Avaliação de Necessidades; 2.3 Coleta de Informações; COMPETÊNCIA 2 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 20/02 3.1 Painel de Consumo; 3.2 Pesquisa Ad-Hoc; 3.3 Focus Group; COMPETÊNCIA 3 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 27/02 3.1 Painel de Consumo; 3.2 Pesquisa Ad-Hoc; 3.3 Focus Group; COMPETÊNCIA 3 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE Nossos encontros

19 06/03 4.1 Visão Geral Executiva; 4.2 Análise de Mercado; 4.3 Análise Competitiva; 4.4 Análise do produto/serviço e negócio; 4.5 Análise SWOT; 4.6 Metas e Objetivos; 4.7 Estratégias; 4.8 Plano de ação e implementação; COMPETÊNCIA 4 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 13/03 5.1 Método Quantitativo; 5.2 Método Qualitativo; 5.1 Pesquisa Exploratória; 5.2 Pesquisa Descritiva; 5.3 Pesquisa Causal; COMPETÊNCIA 5 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 20/03 5.1 Método Quantitativo; 5.2 Método Qualitativo; 5.1 Pesquisa Exploratória; 5.2 Pesquisa Descritiva; 5.3 Pesquisa Causal; COMPETÊNCIA 5 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 27/03AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUALCOMPETÊNCIAS 1 A 5AVALIAÇÃO GERAL 03/04RECONSTRUÇÃOTODAS AS ANTERIORES 10/04 6.1 Definição de Mercado-Alvo; 6.2 Segmentação de Mercado; 6.3 Mensuração e Quantificação de Objetivos; 6.4 Estabelecimento de Prazos; COMPETÊNCIA 6 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 17/04 7.1 Amostra Probabilística; 7.2 Aleatória Simples; 7.3 Estratificada; 7.4 Por conglomerado; 7.5 Amostra da População; 7.6 Erro amostral; COMPETÊNCIA 7 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE

20 19/04 SÁBADO LETIVO REVISÃOCOMPETÊNCIAS ANTERIORES AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 24/04 8.1 Técnicas estruturação Questões; 8.2 Questões abertas e fechadas 8.3 Tabulação; COMPETÊNCIA 8 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 08/05 9.1 Painel de Consumidores; 9.2 Painel Motivacional; 9.3 Painel de Pesquisa de Propaganda; 9.4 Pesquisa Aplicada – Auditoria de Varejo; COMPETÊNCIA 9 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 15/05 10.1 Tabulação da Pesquisa; 10.2 Processos Informatizados; 10.1 Análise; 10.2 Interpretação de Resultados; COMPETÊNCIA 10 AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 17/05 SÁBADO LETIVO REVISÃOCOMPETÊNCIAS ANTERIORES AULA EXPOSITIVA DIALOGADDA COM APOIO AUDIOVISUAL E TRABALHOS EM EQUIPE 22/05 AVALIAÇÃO ESCRITA INDIVIDUALCOMPETÊNCIAS 6 A 10AVALIAÇÃO GERAL 29/05 RECONSTRUÇÃOTODAS ANTERIORES

21 DATANºs COMPETÊNCIAS AVALIADASINSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO 27/02LEITURAS/COMPETÊNCIAS 1 A 3TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 horas 20/03COMPETÊNCIAS 4 E 5TRABALHO INDIVIDUAL CHTAE 3 HRS 27/03COMPETÊNCIAS 1 A 5INDIVIDUAL ESCRTIA 24/04COMPETÊNCIAS 6 E 7TRABALHO EM EQUIPE CHTAE 4 hrs 15/05COMPETÊNCIAS 6 A 10TRABALHO EQUIPE CHTAE 4 HORAS 22/05COMPETÊNCIAS 6 A 10INDIVIDUAL ESCRTIA

22 Conteúdo Programático Competência 1 1.1 Sistema de Informações Internas de Marketing; 1.2 Sistema de Inteligência de Marketing; 1.3 Sistema de Pesquisa de Marketing; 1.4 Sistema de apoio às decisões de Marketing; Competência 2 2.1 Fontes Primárias e Secundárias; 2.2 Avaliação de Necessidades; 2.3 Coleta de Informações; Competência 3 Faculdades Opet CST em Marketing Página 52 de 128 3.1 Painel de Consumo; 3.2 Pesquisa Ad-Hoc; 3.3 Focus Group; Competência 4 4.1 Visão Geral Executiva; 4.2 Análise de Mercado; 4.3 Análise Competitiva; 4.4 Análise do produto/serviço e negócio; 4.5 Análise SWOT; 4.6 Metas e Objetivos; 4.7 Estratégias; 4.8 Plano de ação e implementação;

23 Competência 5 5.1 Método Quantitativo; 5.2 Método Qualitativo; 5.1 Pesquisa Exploratória; 5.2 Pesquisa Descritiva; 5.3 Pesquisa Causal; Competência 6 6.1 Definição de Mercado-Alvo; 6.2 Segmentação de Mercado; 6.3 Mensuração e Quantificação de Objetivos; 6.4 Estabelecimento de Prazos; Competência 7 7.1 Amostra Probabilística; 7.2 Aleatória Simples; 7.3 Estratificada; 7.4 Por conglomerado; 7.5 Amostra da População; 7.6 Erro amostral; Competência 8 8.1 Técnicas estruturação Questões; 8.2 Questões abertas e fechadas 8.3 Tabulação; Competência 9 9.1 Painel de Consumidores; 9.2 Painel Motivacional; 9.3 Painel de Pesquisa de Propaganda; 9.4 Pesquisa Aplicada – Auditoria de Varejo; Competência 10 10.1 Tabulação da Pesquisa; 10.2 Processos Informatizados; 10.1 Análise; 10.2 Interpretação de Resultados;

24 Material adicional Livros digitalizados

25 Na internet... Links de páginas, blogs, etc

26 O que responder O que vai ser a disciplina? Como vai funcionar? PPC, Plano Ensino, Ementa? O que é Gestão? Qual a importância das informações no p rocesso empresarial? Tomada de decisão Sistemas de Informações Sistemas de Informações de Marketing

27 Vamos ao conteúdo GENERALIDADES SOBRE ADMINISTRAÇÃO

28 Nova economia X Velha economia ? Nova empresa X Velha empresa ? Nova gestão X Velha gestão ? Novo consumidor X Velho consumidor ? Novo administrador X Velho administrador ? OS NOVOS DESAFIOS

29 Revista Época Negócios, março 2007, pág. 170

30 Humm......

31 O profissional ? Criatividade Adaptabilidade Resiliência Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades

32 Dados da importância das PMEs 6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

33 Cenário atual Globalização dos negócios e em crise Complexidade e volume das variáveis em jogo Grande volume de dados Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

34 Dados de 2004 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

35 Problemas das PME´s A taxa de mortalidade das empresas até três anos após sua criação : 30 a 61% morrem no primeiro ano; 40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

36 O Ambiente nas PME’s Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : Falta de Capital de Giro; Falta de crédito; Problemas Financeiros; Maus pagadores; Falta de Clientes; Concorrência muito forte; Instalações inadequadas; Ponto inadequado; Carga tributária elevada; Fala de mão-de-obra qualificada; Falta de conhecimentos gerenciais; Recessão econômica no país.

37 Causas da mortalidade 1º Falta de Capital de Giro - 42 % 2º Falta de Clientes - 25 % 3º Problemas financeiros - 21 % 4º Maus Pagadores - 16% 5º Falta de Crédito - 14% Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004

38 O Ambiente nas PME’s Principais dificuldades na condução da empresa :

39 Houve redução de custos em sua empresa após a aplicação dos novos conhecimentos e informações? APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA Base: 97 respondentes

40 Em quanto por cento os custos da empresa foram reduzidos (média) ? APENAS AQUELES QUE LERAM E APLICARAM AS INFORMAÇÕES DA CARTILHA E REDUZIRAM CUSTOS 13% Base: 39 respondentes

41 Como ? Administração / Gestão

42 Gestão Alocar recursos para atingir resultados Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Tudo isso para atingir um objetivo

43 Antes de mais... O que é essa tal De Gestão ?

44 Gestão Processo ou resultado? Alocar recursos para atingir resultados Organizar com um propósito Fazer as coisas acontecerem Conhecimento em resultado Resultado, Resultado, Resultado...

45 Então... A melhor forma de organizar as pessoas e recursos para maximizar a produtividade, a inovação, a geração de valor.

46 Ciclo da Gestão Prever Planejar Organizar / liderar Controlar Avaliar

47 Prever... Planejar... Organizar... Controlar... Avaliar... Prever... Planejar... Organizar... Controlar...

48 Uma viagem Presente Futuro Objetivos Necessidades Tomada de decisões

49 O que temos que ser ? Uma mistura de mãe Diná com MacGyver O Gestor é um criador...

50 Ou... P – Plan D – Do C – Check A - Act

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52 Gestão de Excelência Classe Mundial

53 PADRÕES PRODUTIVIDADE QUALIDADE CRITÉRIOS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE GERAR VALOR

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55 TUDO ISSO COM.... Ética Moral Transparência Satisfação dos colaboradores Responsabilidade social Sustentabilidade

56 Critérios de Excelência na Gestão Fundamentos 1. Pensamento sistêmico 2. Cultura de inovação 3. Geração de valor (resultado e cliente) 4. Orientação por processos e informações 5. Conhecimento sobre o cliente e mercado 6. Aprendizado organizacional 7. Liderança e constância de propósitos 8. Visão do futuro 9. Valorização das pessoas 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade ética e social

57 Empresa como um Processo

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59 Posicionamentos empresariais Fase incial : Visão D/D - de dentro para dentro da empresa. EFICIÊNCIA – Fazer as coisas bem feitas. Posicionamento limitado: Visão D/F ou - de dentro para fora da empresa ou inverso. F/D Concorrente, Fornecedor, Cliente. EFICÁCIA – Fazer bem feito só o que precisa ser feito. Competetividade, visão estratégica : Visão F/F -de fora da empresa para fora da empresa. EFETIVIDADE – Manutenção da Eficácia no tempo. NECESSIDADE – Mudança de perfil conforme a evolução.

60 Posicionamento competitivo Cliente Percepção Empresa Oferece PreçoConcorrên cia Vantagem / Ação Estratégia Necessidade Atendida ProdutoBaixoAlta Processo Custos Controle e Melhoria ConfortoSoluçãoMédioMédia Organização Treinamento Atendi- mento Realização de Sonhos Prazer Acima Média Baixa Mercado Eficácia Diferencia- ção Ser ÚnicoConceitoAltoMuito baixa Pesquisa & Desenvolv. Inovação

61 Missão Visão Valores Estratégia Metas Pessoas Processos

62 De outra forma... Toda a empresa ou indíviduo de sucesso se alicerça em algumas coisas importantes: 1. Missão 2. Visão 3. Roteiro 4. Produto 5. Processos 6. Estratégia 7. Pessoas ALMA TÉCNICA HABILIDADES PESSOAIS

63 Vamos nos organizar MissãoVisãoValoresProdutoProcessoEstruturaPessoasEstratégia

64 Processo de Gestão Tomada de decisão que leve ao resultado desejado. Mais valor para a empresa através de mais valor para o cliente.

65 Tomada de Decisão: Para agregar Valor e Gerar Vantagens Competitivas.

66 O processo

67 Gerir é... Tomar decisões !! Programadas e Não programadas

68 Tomada de decisão Problema Diagnóstico Alternativas Decisão Avaliação

69 Tomada de decisão Qual é o problema ou problemas? Há uma decisão a ser tomada? Existe um objetivo a ser atingido? Qual o diagnóstico (causa do problema)? Quais são as causas? Quais são as características/conseqüências do problema? Quais são as prioridades? Quais as possíveis alternativas? Porque escolher esta alternativa? Quais as vantagens e desvantagens? Qual a decisão a ser tomada? Qual a melhor alternativa? Como implantar? Quais as implicações? Porque escolher esta alternativa? Implantação da ação. Controle dos resultados

70 Tomar decisão é prever o futuro O que fazemos, porquê, como, quando, quais objetivos, quanto custa, qual o retorno, quais objetivos, o que é meio, o que é fim e quais as prioridades. Visão sistêmica, integrada e geral. Qual a causa, qual o efeito? Qual a ação e qual a reação? Toda a decisão é uma decisão financeira.

71 Fases da tomada de decisão Fases do processoDetalhesTécnicas 5. AvaliaçãoConfronto com os objetivos e metas Análise das vantagens e desvantagens Árvore de decisões BI Indicadores 4. DecisãoFazer chegar a todos os níveis Pesquisas de satisfação 3. AlternativasDefinição dos cenários e consequências de cada um. Brainstorming Brainwriting Business Intelligence 2. DiagnósticoBusca de entendimentoInformações, Sistemas, Pareto, Ishikawa, etc. 1. Problema / MetaResolução ou busca de objetivo Planejamento Resultados, Pesquisas

72 Ferramentas Brainstorm Brains storm reverso GUT, MRP, CEP Yshikawa Paretto

73 Brain storm reverso

74 Mapas mentais

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80 Uma viagem Presente Futuro Objetivos Necessidades Tomada de decisões

81 + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado A Gestão É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real.

82 Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado

83 A Gestão É achar soluções mais criativas e diferentes que os concorrentes nas circunstâncias restritivas dos mercados atuais. Mais valor por real. Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido

84 Fluxo da decisão INDICADORES DESEMPENHO METAS CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC. Lucratividade Rentabilidade Endividamento Capital de Giro Mercado Patrimônio Líquido

85 Estrutura e Fluxo da decisão + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INDICADORES METAS LUCRATIVIDADE : CUSTO, EFICÁCIA, DESPERDÍCIO, ETC.

86 Estrutura e Fluxo de Sistemas Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação INFORMAÇÕES OBJETIVOS

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88 O Homem e seus modelos do mundo exterior...

89 EXEMPLO : Controles financeiros básicos Registro Diário de Caixa; Contas a Receber; Contas a Pagar; Movimento Bancário; Movimento de Estoques;

90 EXEMPLOS: Controles gerenciais Fluxo de Caixa; Balanço; Demonstrativo Gerencial de Resultados.

91 Quais as perguntas a responder Terei Caixa para pagar as contas ? Tenho Lucro ? Qual o investimento necessário ? Qual Capital de Giro necessário ? Vou capitalizar ou falir ? Quais são os Custos ? Qual o valor do Contas a Receber ? Qual o valor do Contas a Pagar ? Quais os Pontos Equilíbrio ? Qual Margem Contribuição ? Qual a Lucratividade ? Qual a Rentabilidade ?

92 Portanto... SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HÁ TOMADA DE DECISÃO!

93 Fluxo das informações DADOS Componentes básicos influentes ao negócio INFORMAÇÕES Dados inseridos num contexto, numa situação em análise CONHECIMENTO, INTELIGÊNCIA Tomada de decisão com vantagem competitiva

94 INTELIGÊNCIA APLICADA AO PROCESSO DECISÓRIO DE QUE FORMA ? EXCELÊNCIA ORGANIZACIONAL, VANTAGEM COMPETITIVA

95 Vamos lá... DADOS INFORMAÇÕES CONHECIMENTO SISTEMAS

96 DADOS Representações originais e detalhadas de eventos no mundo físico.

97 Vamos falar de dados ? Tipo Forma Padronização Modelagem Significado Segurança Responsável Estruturação

98 INFORMAÇÕES Dados contextualizados Espaço Tempo Síntese

99 CONHECIMENTO Informações novas baseado em informações já existentes. Conclusões, descobertas...

100 MODELOS Abstração da realidade Físicos Simbólicos Matemáticos Computacionais Simulação

101 SISTEMAS Componentes relacionados entre si atuando conjuntamente para coletar, processar e prover informações. Propósito Entradas Saídas Recursos Ambiente Feedback adaptativo ou não Relações

102 Questões Armazenar Recuperar

103 Estrutura e Fluxo da decisão Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação + Lucratividade + Rentabilidade + % de Mercado INFORMAÇÕES OBJETIVOS

104 Permanecer Viva !!

105 SANTOGRAALSANTOGRAAL VIDAETERNAVIDAETERNA

106 A

107 ESTRATÉGIASSIGNIFICADO Penetração de MercadoExploração de produtos tradicionais em mercados tradicionais Desenvolvimento de MercadoProdutos tradicionais em novos mercados Desenvolvimento de ProdutoProdutos novos em mercados tradicionais DiversificaçãoNovos produtos em novos mercados DiferenciaçãoIdentidade forte do produto Liderança do custoBaixo custo e baixo preço do produto FocoAtuação em nichos de mercado DefesaPermanência no mesmo mercado ProspecçãoBusca de novas oportunidades AnáliseAtuação em dois tipos de mercados ReaçãoIncapacidade de fazer ajustes EstabilidadePermanência no mesmo mercado CrescimentoBusca de novas oportunidades Redução de despesasEliminação de desperdícios Alianças EstratégicasParcerias com empresas, mesmo concorrentes, para explorar oportunidades

108 Sistema de Informação de Marketing O que é SIM? Sistema Unifica o processo de troca de informações entre os departamentos, as áreas funcionais da empresa e demais parceiros da empresa Informação Consiste em dados selecionados utilizados para a tomadas de decisões Marketing Decisões sobre consumidores, mercado, produtos, força de vendas Fonte: Mayros, V. & Werner, D. Marketing Information System: design and applications for marketers. Radnor, Chilton Book Company, 1982.

109 Relatórios gerenciais, planilhas, análises, testes, processos Custos e gastos de marketing; Desempenho das equipes de vendas; Desempenho de vendas dos produtos ; Informações mercado & públicos de interesse Custos e gastos de marketing; Desempenho das equipes de vendas; Desempenho de vendas dos produtos ; Informações mercado & públicos de interesse Sist. de controle Quais os benefícios & outputs? Previsão orçamentária e de compras; Planejamento estratégico a médio e longo prazo; Gerenciamento de crédito; Compras Previsão orçamentária e de compras; Planejamento estratégico a médio e longo prazo; Gerenciamento de crédito; Compras Sist. de planeja/o Estratégia de propaganda; Estratégia de preços; Avaliação das despesas; Avaliação da concorrência; Acompanhamento de tendências. Estratégia de propaganda; Estratégia de preços; Avaliação das despesas; Avaliação da concorrência; Acompanhamento de tendências. Sist. de pesquisa Sistema de Informação de Marketing Dados OU/E informações OU/E conhecimento IN OU/E OFF LINE Eletrônicas E/OU não eletrônicas IN OU/E OFF LINE Eletrônicas E/OU não eletrônicas

110 Sistema de informações de marketing Geração das Informações Necessárias Modelo de sistema de informações de marketing Como funciona? Identificação das informações necessárias Equipe de Marketing Análise- Planejamento - Implementação - Organização - Controle Equipe de Marketing Análise- Planejamento - Implementação - Organização - Controle Banco de Dados Interno Análise das Informações Inteligência de mkt Pesquisa de Marketing Ambiente de Marketing Mercados-alvo - Canais de Mkt - Concorrentes - Públicos - Forças de macroambiente Ambiente de Marketing Mercados-alvo - Canais de Mkt - Concorrentes - Públicos - Forças de macroambiente Distribuição das Informações Fonte: Kotler, P. Administração de marketing. São Paulo, Atlas, 1998.

111 Estrutura e Fluxo de Sistemas Gerencial Estratégico Coleta e Controle dos Dados Análise Decisão Operacional Organização dos Dados Informação INFORMAÇÕES OBJETIVOS

112 Sistema de Marketing Quais os principais entraves? Foco gestão Envolvimento das áreas Uso infos/ tempo resposta Treinamento/ inputs Treinamento/ inputs

113 TIPO DE DADOS A COLETAR INTERNOS EXTERNOS

114 Fechar os conceitos SISTEMAS DE INFORMAÇÕES INTERNAS DE Marketing Sistemas de Inteligência de Marketing Sistemas de pesquisa de Marketing Sistema de apoio às decisões de Marketing Que decisões?

115 Para a próxima aula... Pesquisar sobre Mapa mental e 5W3H. Decidir (prof.):

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117 Obrigado

118 BOM DIA OBRIGADO !!!!


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