A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA  Prof.º Fylipe Alves Pág. 121 a 133.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA  Prof.º Fylipe Alves Pág. 121 a 133."— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA  Prof.º Fylipe Alves Pág. 121 a 133

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS  País mais rico: Estados Unidos. País mais pobre: Haiti seguido por Nicarágua e Honduras. Maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): Estados Unidos, com 0, 902 – muito alto. Das três Américas a Central é a mais subdesenvolvida (pobre). Chile é o país latino mais rico das Américas.

3 CONTINENTE AMERICANO – DESIGUALDADES SOCIAIS  O Continente Americano, devido a seus aspectos naturais e políticos, desenvolveu economias diferenciadas em cada país que o integra. Estamos nos referindo a um espaço geográfico dominado, quase totalmente, pela economia capitalista, porém este sistema expressa realidades diferentes. Estas diferenças caracterizam os países como desenvolvidos e subdesenvolvidos, veremos algumas características. Pág. 121 New York - EUA Havana - Cuba

4 Pág. 122 a 126 ESTRUTURA ECONÔMICA  DESENVOLVIDOSSUBDESENVOLVIDOS Estrutura Econômica Principal exportador de produtos industrializados Dependentes de produção científica e tecnológicas dos países ricos. Agropecuária praticada seguindo os mais modernos padrões de produtividade através da agricultura intensiva Fornecedores de matéria prima e mão-de-obra barata. Emprega em sua grande maioria trabalhadores no setor secundário, ou seja industrias e terciário comércio. Problemas com dívidas externas e internas. Produtividade agrícola baixa com o setor atrasado para competir com países ricos. Grande quantidade de mão de obra empregada no campo e mão-de-obra barata

5 Pág. 122 a 126 ESTRUTURA ECONÔMICA  Estrutura Urbana População do campo diminui em relação a população da cidade Falta de infra-estrutura para acomodar imigrantes vindos do campo Boas condições no uso das redes de transportes e de comunicação Problemas no sistema de transporte, saúde e comunicação. Centros de referências em avanços científicos e tecnológicos. Grande parte da população trabalha em subempregos sem garantias de segurança social ao trabalhador. Problemas habitacionais em menor escala. Baixos salários. DESENVOLVIDOSSUBDESENVOLVIDOS

6 TransporteTransporte

7 Pág. 122 a 126 ESTRUTURA ECONÔMICA  Qualidade de Vida Elevada qualidade de vidaBaixa qualidade de vida com esgotos a céu aberto, moradias irregulares, desnutrição e abandono social. Baixa taxa de analfabetismo e educação de qualidade Altas taxas de mortalidade o que interfere na qualidade de vida. Profissionais especializados e maiores salários. Carência em investimentos na infra- estrutura social como habitações e saúde. Grande poder de consumo Baixa taxa de mortalidade e alta expectativa de vida Diferenças sociais são menores. DESENVOLVIDOSSUBDESENVOLVIDOS

8 EUA X BRASIL FERROVIAS 

9

10 CONTINENTE AMERICANO – EUA pág. 128 a 129  O domínio do capitalismo estadunidense domina a América, tornando as demais nações dependentes da sua economia e sujeitas ás suas determinações políticas. Outras características do capitalismo são: O capitalismo americano segue a linha do liberalismo econômico, controlando os demais países. A população possuí um alto poder de consumo. A economia é baseada nas industrias e na alta tecnologia.

11 CONTINENTE AMERICANO – EUA  No Brasil sofremos com as influências americanas, seja no modo de vida consumista, marcas de industrias americanas, rede de fast food bem como com a sua cultura. Quais são as influências que você sofre?

12  É com esse poder econômico estadunidense que foi criado o Nafta o primeiro bloco econômico das Américas pág. 135 A Regionalização comercial da América Pág. 135 a 142 A Regionalização comercial da América Pág. 135 a 142

13 PAÍSES QUE COMPÕEM O NAFTA E O MERCOSUL pág. 135 

14 BLOCO ECONÔMICO NAFTA  Sigla em inglês para Acordo de Livre-Comércio da América do Norte. * A cooperação estabelecida entre esses três países se limita apenas ao comércio, devido às desigualdades econômicas e sociais presentes no México,dificultando uma possível unificação da economia. * Segundo o acordo firmado pelos três países,a eliminação das barreiras para a circulação de serviços, bens e capitais, aconteceu gradativamente. * Após uma década de atuação,o NAFTA apresenta pontos positivos e negativos para a população dos países-membros,com exceção para as grandes indústrias norte-americanas, que foram os que mais lucraram nessa história. * O NAFTA não surgiu com o objetivo de se transformar numa integração econômica total, como vem acontecendo com a união européia, sua função se limita ao livre comércio,porém repleto de regras favoráveis às nações ricas.

15 BLOCO ECONÔMICO NAFTA  O México é o único paios subdesenvolvido dentro do bloco econômico NAFTA, que conta ainda com países desenvolvidos como os EUA e Canadá.  Muitas industrias migraram para o México atraídas pelos baixos salários pagos aos trabalhadores. O país teve um considerável aumento em sua economia, porém não apresentou melhorias significativas no padrão de qualidade de vida.  As desigualdades econômicas, sociais e tecnológicas do México em relação aos Estados Unidos e ao Canadá impedem a concorrência de seus produtos  Atualmente seu comércio exterior limita quase na totalidade com os norte- americanos.  O México acabou se restringindo à condição de fornecedor de matéria-prima e de mão de obra barata.

16 BLOCO ECONÔMICO MERCOSUL  Mercado Comum do Sul * O MERCOSUL se encontra no estágio de união aduaneira, isto significa que as mercadorias produzidas nos países integrantes podem ser importantes livres das barreiras alfandegárias. *A intenção do bloco está em desenvolver futuramente um mercado comum, possibilitando a livre circulação de trabalhadores nos países- membros,além dos produtos. *As decisões políticas ou econômicas que envolvem o MERCOSUL são tomadas por consenso com a participação de todos os estados participantes. Ainda que o Brasil detenha maior poder econômico,seu poder de decisão,legalmente é o mesmo dos demais países. *Desde outubro de 1994, o MERCOSUL investe em negociações com a União européia,alguns progressos foram obtidos,porém a maior dificuldade está em competir com os produtos agrícolas europeus,por possuírem forte proteção através dos subsídios fornecidos pelos governos.

17 BONS ESTUDOS !!! “AMÉRICA PARA OS AMERICANOS." ( Presidente dos Estados Unidos James Monroe, frase que justificava o avanço das influências dos EUA no continente americano )


Carregar ppt "ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA  Prof.º Fylipe Alves Pág. 121 a 133."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google