A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA
Pág. 121 a 133 ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA Prof.º Fylipe Alves

2 CARACTERÍSTICAS GERAIS
País mais rico: Estados Unidos. País mais pobre: Haiti seguido por Nicarágua e Honduras. Maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): Estados Unidos, com 0, 902 – muito alto. Das três Américas a Central é a mais subdesenvolvida (pobre). Chile é o país latino mais rico das Américas.

3 CONTINENTE AMERICANO – DESIGUALDADES SOCIAIS
O Continente Americano, devido a seus aspectos naturais e políticos, desenvolveu economias diferenciadas em cada país que o integra. Estamos nos referindo a um espaço geográfico dominado, quase totalmente, pela economia capitalista, porém este sistema expressa realidades diferentes. Estas diferenças caracterizam os países como desenvolvidos e subdesenvolvidos, veremos algumas características. Pág. 121 New York - EUA Havana - Cuba

4  Pág. 122 a 126 ESTRUTURA ECONÔMICA DESENVOLVIDOS SUBDESENVOLVIDOS
Principal exportador de produtos industrializados Dependentes de produção científica e tecnológicas dos países ricos. Agropecuária praticada seguindo os mais modernos padrões de produtividade através da agricultura intensiva Fornecedores de matéria prima e mão-de-obra barata. Emprega em sua grande maioria trabalhadores no setor secundário, ou seja industrias e terciário comércio. Problemas com dívidas externas e internas. Produtividade agrícola baixa com o setor atrasado para competir com países ricos. Grande quantidade de mão de obra empregada no campo e mão-de-obra barata

5  Pág. 122 a 126 ESTRUTURA ECONÔMICA DESENVOLVIDOS SUBDESENVOLVIDOS
Estrutura Urbana População do campo diminui em relação a população da cidade Falta de infra-estrutura para acomodar imigrantes vindos do campo Boas condições no uso das redes de transportes e de comunicação Problemas no sistema de transporte, saúde e comunicação. Centros de referências em avanços científicos e tecnológicos. Grande parte da população trabalha em subempregos sem garantias de segurança social ao trabalhador. Problemas habitacionais em menor escala. Baixos salários.

6 Transporte

7  Pág. 122 a 126 ESTRUTURA ECONÔMICA DESENVOLVIDOS SUBDESENVOLVIDOS
Qualidade de Vida Elevada qualidade de vida Baixa qualidade de vida com esgotos a céu aberto, moradias irregulares, desnutrição e abandono social. Baixa taxa de analfabetismo e educação de qualidade Altas taxas de mortalidade o que interfere na qualidade de vida. Profissionais especializados e maiores salários. Carência em investimentos na infra-estrutura social como habitações e saúde. Grande poder de consumo Baixa taxa de mortalidade e alta expectativa de vida Diferenças sociais são menores.

8 EUA X BRASIL FERROVIAS

9 EUA X BRASIL FERROVIAS

10 CONTINENTE AMERICANO – EUA pág. 128 a 129
O domínio do capitalismo estadunidense domina a América, tornando as demais nações dependentes da sua economia e sujeitas ás suas determinações políticas. Outras características do capitalismo são: O capitalismo americano segue a linha do liberalismo econômico, controlando os demais países. A população possuí um alto poder de consumo. A economia é baseada nas industrias e na alta tecnologia.

11 CONTINENTE AMERICANO – EUA
No Brasil sofremos com as influências americanas, seja no modo de vida consumista, marcas de industrias americanas, rede de fast food bem como com a sua cultura. Quais são as influências que você sofre?

12 A Regionalização comercial da América
É com esse poder econômico estadunidense que foi criado o Nafta o primeiro bloco econômico das Américas pág. 135 A Regionalização comercial da América Pág. 135 a 142

13 PAÍSES QUE COMPÕEM O NAFTA E O MERCOSUL pág. 135

14  BLOCO ECONÔMICO NAFTA
Sigla em inglês para Acordo de Livre-Comércio da América do Norte. * A cooperação estabelecida entre esses três países se limita apenas ao comércio, devido às desigualdades econômicas e sociais presentes no México,dificultando uma possível unificação da economia.   * Segundo o acordo firmado pelos três países,a eliminação das barreiras para a circulação de serviços, bens e capitais, aconteceu gradativamente.   * Após uma década de atuação,o NAFTA apresenta pontos positivos e negativos para a população dos países-membros,com exceção para as grandes indústrias norte-americanas, que foram os que mais lucraram nessa história.   * O NAFTA não surgiu com o objetivo de se transformar numa integração econômica total, como vem acontecendo com a união européia, sua função se limita ao livre comércio,porém repleto de regras favoráveis às nações ricas.    

15  BLOCO ECONÔMICO NAFTA
O México é o único paios subdesenvolvido dentro do bloco econômico NAFTA, que conta ainda com países desenvolvidos como os EUA e Canadá. Muitas industrias migraram para o México atraídas pelos baixos salários pagos aos trabalhadores. O país teve um considerável aumento em sua economia, porém não apresentou melhorias significativas no padrão de qualidade de vida. As desigualdades econômicas, sociais e tecnológicas do México em relação aos Estados Unidos e ao Canadá impedem a concorrência de seus produtos Atualmente seu comércio exterior limita quase na totalidade com os norte-americanos. O México acabou se restringindo à condição de fornecedor de matéria-prima e de mão de obra barata.    

16 BLOCO ECONÔMICO MERCOSUL
Mercado Comum do Sul * O MERCOSUL se encontra no estágio de união aduaneira, isto significa que as mercadorias produzidas nos países integrantes podem ser importantes livres das barreiras alfandegárias.   *A intenção do bloco está em desenvolver futuramente um mercado comum, possibilitando a livre circulação de trabalhadores nos países-membros,além dos produtos.   *As decisões políticas ou econômicas que envolvem o MERCOSUL são tomadas por consenso com a participação de todos os estados participantes. Ainda que o Brasil detenha maior poder econômico,seu poder de decisão,legalmente é o mesmo dos demais países.   *Desde outubro de 1994, o MERCOSUL investe em negociações com a União européia,alguns progressos foram obtidos,porém a maior dificuldade está em competir com os produtos agrícolas europeus,por possuírem forte proteção através dos subsídios fornecidos pelos governos.    

17 “AMÉRICA PARA OS AMERICANOS."
BONS ESTUDOS !!! “AMÉRICA PARA OS AMERICANOS." (Presidente dos Estados Unidos James Monroe, frase que justificava o avanço das influências dos EUA no continente americano )


Carregar ppt "ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google