A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Parmênides de Eléia O ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Parmênides de Eléia O ser."— Transcrição da apresentação:

1 Parmênides de Eléia O ser

2 Parmênides de Eléia 510-470 a.C
Nasceu em Eléia, na Magna Grécia, no seio de uma família nobre; Para muitos, foi o principal filósofo pré- socrático, exercendo grande impacto no pensamento de Platão, que o chamava de Grande Parmênides;

3 . Eléia, situada na Magna Grécia.

4 . Mapa atual:

5 . Parmênides entendia que o equívoco das pessoas e dos demais pensadores era conceder demasiada importância aos dados fornecidos pelos sentidos; Embora também percebesse pela via sensorial a mudança e o movimento no mundo, Parmênides achava contraditório buscar a essência [a arché] naquilo que não é essencial, buscar a permanência naquilo que não permanece [a mudança, o movimento], ou supor que aquilo que é permanente pudesse converter-se em algo impermanente.

6 Fragmento: “Necessário é o dizer e pensar que o ente é; pois é ser, e nada não é; isto eu te mando considerar. Pois primeiro desta via de inquérito eu te afasto, mas depois daquela outra, em que mortais que nada sabem erram, duplas cabeças, pois o imediato em seus peitos dirige errante pensamento; e são levados como surdos e cegos, perplexas, indecisas massas, para os quais ser e não ser é reputado o mesmo e não o mesmo, e de tudo é reversível o caminho”.


Carregar ppt "Parmênides de Eléia O ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google