A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes."— Transcrição da apresentação:

1 Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes

2

3

4

5

6 O que é poluição? “A poluição pode ser definida como a introdução no meio ambiente de qualquer matéria ou energia que venha a alterar as propriedades físicas, químicas ou biológicas desse meio, em quantidade superior ao que o meio ambiente consegue absorver, afetando, ou podendo afetar, por isso, a saúde das espécies animais ou vegetais que dependem ou tenham contato com ele”.

7 Distribuição da água

8 Disponibilidade da água no Brasil
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Porém, sua distribuição não é uniforme em todo o território nacional. O Brasil possui cerca de 8 % da água doce disponível no mundo 80% está na bacia Amazônica 20% no resto do país Atendem 95% da população Atendem 5 % da população Floresta amazônica

9 Quantidade de água Para que a água dos oceanos possa ser usada é necessário que o sal seja retirado; Todos os métodos de dessalinização consomem grandes quantidades de energia (altos custos): termômetro saída de água de resfriamento entrada de água de resfriamento entrada de gás balão de destilação bico de Bunsen condensador erlenmeyer Custo nos Estados Unidos 4.000 L de água doce a partir da água do mar 4.000 L de água doce a partir de mananciais } @ 1 dólar @ 0,30 dólar Destilação Osmose Reversa

10 Importância da água A água é um elemento essencial à vida dos seres vivos (sua falta provoca a debilidade ou até a morte dos seres vivos); Essencial à manutenção dos ecossistemas do planeta; Usos da água x requisitos de qualidade: Abastecimento humano; Abastecimento industrial; Irrigação; Geração de energia elétrica; Navegação; Preservação da flora e da fauna; Recreação; Desafio de alimentar o mundo: agricultura e água.

11 Parâmetros indicadores de qualidade da água
Indicadores físicos Cor – Substâncias em solução. Turbidez – Materiais em suspensão na água. Sabor e odor – Poluentes industriais ou outras substâncias indesejáveis.

12 Parâmetros indicadores de qualidade da água
Indicadores químicos Dureza – presença de sais de metais alcalinos-terrosos em alta concentração. Ex: CaCO3. Teores acima de 150 mg/L (dura) Teores entre 75 e150 mg/L (moderada) Teores abaixo de 75 mg/L (mole) Corrosividade - pH Ferro – sabor e cor

13 DBO e DQO Poluição orgânica Resultante do lançamento de esgotos domésticos e industriais ricos em matéria orgânica; Esse tipo de poluição é causada por matérias orgânicas susceptíveis de degradação bacteriana: Degradação aeróbia  água rica em oxigênio dissolvido (OD) e matéria orgânica pouco abundante (formam-se gás carbônico, água e nitratos); Degradação anaeróbia  água não contém oxigênio suficiente (produção de gás carbônico, metano, amônia, ácidos graxos, etc.); Ex: biodigestores Morte do corpo d’água  quantidade de esgotos lançada >> volume do corpo receptor e capacidade de oxigenação  proliferação de bactérias  consumo de todo oxigênio dissolvido.

14 Biodigestão

15 Estimativa da poluição
Poluição orgânica  acarreta grande consumo de oxigênio; Estimativa da poluição  DBO5 e DQO; DBO5  corresponde à quantidade de oxigênio necessária para que as bactérias possam oxidar a matéria orgânica (biodegradável): Águas limpas  DBO5 na ordem de 2 a 4 mg/l; Águas poluídas  várias dezenas de miligramas; Esgoto doméstico  chega a 300 mg/l; DQO  representa a quantidade de oxigênio dissolvido, cedido por via química, para oxidação de matéria orgânica biodegradável e não-biodegradável;

16 Parâmetros indicadores de qualidade da água
Indicadores biológicos Algas – turbidez; Microorganismos patogênicos – coliformes fecais (matéria fecal). - JUSTIFICATIVA: - Grande número em matéria fecal e não existem em outro tipo de matéria orgânica; - Resistência ao meio; - Facilidade de caracterização e quantificação.

17 Atividade 1 – Discuta sobre a disponibilidade de água doce no planeta.
2 – Qual a maior dificuldade encontrada na utilização das águas dos mares e oceanos? Quais os principais processos de dessalinização? Explique-os. 3 – Defina DBO, DQO e OD. Qual a sua importância como indicador da qualidade da água? 4 – Cite parâmetros físicos, químicos e biológicos de qualidade da água e diga como esses parâmetros citados por você, interferem na mesma. 5 – Cite, ao menos, três usos da água. Diga qual o requisito de qualidade nas utilidades citadas por você. 6 – Por que os coliformes fecais são utilizados como indicadores da presença potencial de organismos patogênicos de origem fecal na água?


Carregar ppt "Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google