A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Utilizando cabo de Par trançaco e conector RJ 45 Prof. Leandro Pisco WWW.PROFPISCO.COM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Utilizando cabo de Par trançaco e conector RJ 45 Prof. Leandro Pisco WWW.PROFPISCO.COM."— Transcrição da apresentação:

1 Utilizando cabo de Par trançaco e conector RJ 45 Prof. Leandro Pisco

2 Cabo UTP padrão Cat 5 Dicas: - Compre cabos de boa qualidade! Um cabeamento bem feito depende muito da qualidade do cabo, além de também influenciar na montagem dos conectores nas extremidades do mesmo. - Os cabos categoria 5 possuem 4 pares de fio coloridos. Atenção neste item, pois cabos de boa qualidade possuem os padrões de cores facilmente identificáveis (atenção nos fios branco/cor), proteção interna envolvendo os fios, além de possuir capa de boa qualidade. Uma marca mundialmente famosa, de boa qualidade e facilmente encontrada é o FUROKAWA.

3 Cabo UTP padrão Cat 5 4 pares trançados, total 8 cabos coloridos

4 Conectores RJ-45: São conectores muito baratos (é bom comprar um suprimento "extra" para possíveis defeitos na hora de montagem dos cabos).

5 Alicate de crimpagem: Este alicate é um dos mais simples e possui 3 partes: (1): Lâmina para corte do fio (2): Lâmina para desencapar o fio (3): Fenda para crimpar o conector

6 Padrões de cores 568 A 568 B

7 Tipos de cabos Existem 2 tipos de cabos: Micro Swicth e Cross over. Micro Swich é aplicado da placa de rede ao Hub/Switch possui nas 2 pontas o mesmo padrão.

8 Cabo Cross Over. Cross Over é usado para ligar uma máquina direto na outra Ou de Hub Swich direto a outro. Em cada ponta se usa um padrão.Exemplo. 568 A em uma ponta e na outra 568 B

9 Como crimpar os cabos Desencape os cabos no tamanho médio de 1,5 a 2 cm.

10 Como crimpar os cabos Desenrole os fios que ficaram para fora do cabo, ou seja, deixe-os retos e não trançados na ordem acima citada, como mostra a figura abaixo

11 Como crimpar os cabos Segure os fios para que eles não mudem de lugar, podem prejudicar a crimpagem 568 B

12 Como crimpar os cabos Corte os fios com a parte (1) do alicate em aproximadamente 1,5cm do invólucro do cabo.Observe que no conector RJ-45 que para cada pino existe um pequeno tubo onde o fio deve ser inserido. Insira cada fio em seu tubo, até que atinja o final do conector. Lembrando que não é necessário desencapar o fio, pois isto ao invés de ajudar, serviria apenas para causar mau contato, deixado o encaixe com os pinos do conector folgado.

13 Como crimpar os cabos Desta forma

14 Como crimpar os cabos Ao terminar de inserir os fios no conector RJ-45, basta inserir o conector na parte (3) do alicate e pressioná-lo. A função do alicate neste momento é fornecer pressão suficiente para que os pinos do conector RJ-45, que internamente possuem a forma de lâminas, esmaguem os fios do cabo, alcançando o fio de cobre e criando o contato, ao mesmo tempo, uma parte do conector irá prender com força a parte do cabo que está com a capa plástica externa. O cabo ficará definitivamente fixo no conector. Após pressionar o alicate, remova o conector do alicate e verifique se o cabo ficou bom, par isso puxe o cabo para ver se não há nenhum fio que ficou solto ou folgado.

15 Como crimpar os cabos CORRETO ERRADO

16 Testar o Cabo Para testar o cabo é muito fácil utilizando os testadores de cabos disponíveis no mercado. Normalmente esses testadores são compostos de duas unidades independentes. A vantagem disso é que o cabo pode ser testado no próprio local onde fica instalado, muitas vezes com as extremidades localizadas em recintos diferentes. Chamaremos os dois componentes do testador: um de testador e o outro de terminador. Uma das extremidades do cabo deve ser ligada ao testador, no qual pressionamos o botão ON/OFF. O terminador deve ser levado até o local onde está a outra extremidade do cabo, e nele encaixamos o outro conector RJ-45.

17 Testar o Cabo


Carregar ppt "Utilizando cabo de Par trançaco e conector RJ 45 Prof. Leandro Pisco WWW.PROFPISCO.COM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google