A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS 2015. Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS 2015. Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:"— Transcrição da apresentação:

1 SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS 2015

2 Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:

3 GRUPO 01 Ensino Médio Noturno (aluno trabalhador): Refletindo sobre a atual realidade do Ensino Médio Noturno, de que forma este deve ser estruturado para se tornar eficiente na formação do aluno trabalhador? - Currículo especifico - Jornada diferenciada - Aproveitamento da formação profissionalizante em serviço ao currículo acadêmico. - Ensino EAD ou outras formas complementares - Nova organização curricular - Adicional Noturno para os professores - Valorização diferenciada aos gestores com Ensino Noturno - Cumprimento da carga escolar mínima – 200 dias/800 horas

4 GRUPO 02 Educação Integral/Tempo Integral: Em cumprimento a Meta 6 do PNE e considerando a necessidade de formação integral do sujeito e as especificidades regionais, que educação integral seria significativa para os jovens brasileiros? - Tempo Integral - Competências Socioemocionais - Educação profissionalizante - Ampliação de jornada (PROEMI)

5 GRUPO 03 Semestralidade: A organização curricular em semestres, contribui para a melhoria dos indicadores do Ensino Médio? - Reorganização do calendário escolar - Carga horária do professor - Critérios de pré-requisito ou progressão parcial - Como organizar um currículo semestral em um sistema anual?

6 GRUPO 04 Currículo: Que currículo seria necessário para o desenvolvimento das competências e habilidades do jovem no mundo contemporâneo? - Flexibilidade (global e local) - BNC - Formação Inicial dos Professores - Definir uma política de formação continuada para os professores (PNEM) - Ênfase nas áreas de conhecimento - Competências Socioemocionais - Projeto de vida - Ensino EAD ou outras formas complementares

7 GRUPO 05 Ensino Técnico Profissionalizante: O Ensino Médio integrado ao ensino profissionalizante seria mais atrativo para os jovens? - Integrado - Concomitante - Condições de oferta - Qualidade -Inserção no mercado de trabalho

8 GRUPO 06 Financiamento Específico para o Ensino Médio Como assegurar a ampliação de recursos para garantir a universalização e a qualidade do Ensino Médio? - Fundo específico para viabilizar a expansão do Ensino Médio: infraestrutura,materiais pedagógicos e tecnológicos, bibliotecas, laboratórios, espaços poliesportivo e culturais, ampliar o número de vagas ofertadas, construção de escolas, etc.


Carregar ppt "SEMINÁRIO DO ENSINO MÉDIO Campo Grande/MS 2015. Que Ensino Médio atenderia ao jovem do Século XXI? Tema Gerador:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google